A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, promovendo reflexões sobre a relevância da cultura afro-brasileira na formação social, histórica e cultural do país. Os mais de 3 milhões de estudantes que participaram do primeiro dia da prova foram desafiados a dissertar sobre a influência africana na cultura e na religião, além de sugerir intervenções para combater o racismo e valorizar a diversidade.

A proposta foi bem recebida pela Casa Escola, uma instituição de ensino de Natal que, ao longo de 2024, vem explorando o tema “Ubuntu – Eu Sou Porque Tu És”, inspirado na filosofia africana que enfatiza a interconexão e a colaboração entre os seres. Segundo a diretora Priscila Griner, esse conceito permeia os projetos da escola desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental 2, abordando questões como identidade e ancestralidade.
“Essa temática está conectada à nossa proposta pedagógica e tem gerado projetos que resgatam saberes ancestrais e fomentam reflexões sobre o mundo atual. Em nossas atividades, enfatizamos o respeito, a empatia, a responsabilidade compartilhada e a compreensão histórica na construção de uma sociedade mais justa, com propostas sempre adaptadas à faixa etária e ao repertório de cada turma,” explica a educadora.
Para as produções textuais no Enem, os alunos poderiam referenciar clássicos da literatura, como “O Navio Negreiro”, de Castro Alves, e “Quarto de Despejo”, de Maria Carolina de Jesus. Também era possível citar músicas, notícias recentes, pesquisas e legislações relevantes, como as Leis nº 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas disciplinas do ensino fundamental e médio.
“Acredito que o tema da redação do Enem não surpreendeu escolas que cumprem a lei, e mais do que isso: que compreendem o seu real papel. Porque sabemos que estar de acordo com a legislação vigente não é suficiente. Por isso, temos empenhado um esforço ativo e sistemático no sentido de repensar posturas e trazer para dentro do nosso currículo práticas que promovam a consciência racial”, destaca Priscila Griner.
A Casa Escola foi uma das pioneiras no Rio Grande do Norte ao incluir a Capoeira no currículo para alunos de 4 a 6 anos, trazendo inclusive um representante quilombola para o ensino da modalidade. “Afinal, para desenvolver uma boa redação, é fundamental que a temática abordada pelo Enem faça parte da vida escolar do aluno e não seja discutida apenas na preparação para o exame. E na Casa Escola, preparamos nossos estudantes desde cedo para reconhecer as contribuições de povos racializados e desafiar o racismo estrutural em suas diversas expressões,” ressalta a diretora.

Escolas no topo do ranking da violência racial no Brasil

Apesar das leis, um levantamento da entidade Todos Pela Educação revelou que, em 2021, apenas metade das escolas do país possuía projetos sobre relações étnico-raciais. Além disso, uma pesquisa do Ipec indicou que 38% das vítimas de racismo no Brasil relataram ter sofrido violência em instituições de ensino, seguidas por 29% no ambiente de trabalho, 28% em espaços públicos, 18% em estabelecimentos comerciais e 11% em ambientes familiares.
Para a professora de História da Casa Escola, Sabrina Pereira, desconstruir estereótipos e reconhecer a diversidade em sua complexidade são essenciais para uma educação que busca equidade e respeito à dignidade de todos. “Dessa forma, conseguimos reeducar, identificar e reconhecer atitudes racistas que permeiam nossa sociedade,” afirma. Ela enfatiza que o letramento racial não deve ser uma iniciativa isolada, mas uma prática contínua.
“Precisamos incluir em nossa rotina referências positivas das culturas afrodescendentes e indígenas, indo além das narrativas de sofrimento e opressão. Além disso, é fundamental reconhecer a ‘branquitude’ e os privilégios associados a ela como parte da educação antirracista. Essa prática deve preparar os alunos para serem agentes antirracistas em suas vidas cotidianas,” conclui a professora.

 

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco