A atenção da mídia (seja ela um veículo tradicional ou um criador de conteúdo nas plataformas digitais) ainda é o grande impulsionador para a construção de autoridade de uma empresa. É por meio da visibilidade que ela proporciona que o seu negócio gera reconhecimento de marca, cria conexões emocionais com o público e, assim, constrói credibilidade no mercado.

— Então, para conquistar esse espaço, basta apenas tirar o celular do bolso e colocar a mão na massa, certo?

— Não é bem assim – e neste blogpost, você vai decobrir por que! 

Antes de tudo, é importante saber que, para conquistar a atenção da mídia, você deve ter um planejamento estratégico alinhado com a missão, os valores, os objetivos comerciais e o público alvo do seu negócio. Sem esse guia, o caminho fica mais difícil e alguns tropeços acabam sendo inevitáveis.

Afinal, esses erros podem dificultar o diálogo da sua marca com formadores de opinião, comprometer a reputação da sua marca e até mesmo fechar as portas das diversas mídias para a sua empresa. Pensando nisso, listamos a seguir os 7 erros mais comuns de empresas ao tentar atrair a atenção da mídia. Vem conhecer um pouco mais!

atenção da mídia por meio da assessoria de imprensa

Os 7 erros mais comuns ao buscar espaço na mídia

1. Falta de estratégia: enviar informações sem um plano claro ou sem considerar os interesses dos veículos de comunicação pode resultar em uma falta de resposta por parte da mídia.

2. Assessoria reativa, e não proativa: fazer contato apenas quando há crise ou necessidade urgente não vai gerar uma constância do seu negócio na mídia. Além disso, sua empresa pode sempre ser associada a momentos de dificuldade, o que traz uma má reputação para a sua marca.

3. Releases genéricos ou irrelevantes: falta de adaptação da mensagem ao público e ao veículo de comunicação pode causar um desinteresse . Portanto, para atrair a atenção da mídia, é importante estar sempre inovando através de conteúdos que dialoguem com o seu público e com o que está na agenda do dia.

4. Contato excessivo com jornalistas: insistência que pode prejudicar o relacionamento com a imprensa. Assim como em qualquer outra área, a mídia também fica saturada, por isso, é essencial saber dosar a frequência e quantidade de conteúdos, além de manter uma lista de contatos diversa. 

5. Não oferecer porta-vozes preparados: falta de media training pode resultar em entrevistas desastrosas. Se o seu porta-voz não domina o assunto que será tratado na imprensa, não tem uma boa comunicação ou linguagem corporal, é essencial oferecer uma preparação prévia para que ele se torne uma boa fonte.

atenção da mídia de forma certa, com media training

6. Ignorar as redes sociais e o digital: desconsiderar que jornalistas também buscam informações online é um grande erro. Assim, manter os perfis da sua marca sempre atualizados, com informações objetivas e conteúdos interessantes pode aproximar a mídia da sua empresa. 

7. Não medir resultados: a falta de análise sobre o impacto das ações de comunicação na reputação da marca pode ser um indicador de falta de planejamento. 

#Case Letra A: Estácio

Na Letra A, atuamos como uma ponte estratégica entre nossos clientes e a imprensa, fortalecendo o elo entre quem gera fatos relevantes e quem transforma esses fatos em notícia. Um exemplo dessa atuação é o trabalho que desenvolvemos com a Estácio, nossa cliente há mais de uma década.

Assim, por meio de uma assessoria de imprensa ativa e alinhada com os temas em pauta na sociedade, conseguimos posicionar a instituição de ensino em discussões relevantes.

Isto é, aos desenvolver um conteúdo informativo, relevante e socialmente responsável.

O resultado? Inserções qualificadas em veículos de grande alcance, reforço da imagem institucional da Estácio e abertura para novas oportunidades de mídia.

exemplo de gráfico de clipping por tipo de mídia

exemplo de gráfico de clipping de mídia por categoria de veículo

Hora de virar notícia — do jeito certo

Conquistar espaço na mídia não é uma questão de sorte, e sim de estratégia. Nesse sentido, evitar os erros mais comuns, entender o que a imprensa busca e manter uma comunicação ativa e relevante são passos essenciais para fortalecer a reputação da sua marca.

Mas esse trabalho não é exclusivo da assessoria de imprensa: ele exige parceria entre a empresa e os profissionais de comunicação. Por isso, aqui na Letra A, acreditamos na força dessa troca e atuamos lado a lado com nossos clientes para transformar boas histórias em pautas de valor.

Então, se você quer ver a sua empresa como fonte confiável de informação, marcar presença nos principais veículos e construir autoridade no mercado, conte com quem entende do assunto.

Fale com a Letra A e descubra como a nossa assessoria de imprensa pode posicionar o seu negócio na mídia — do jeito certo.

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Sobre o autor: Ingrid Torres

Ingrid Torres é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é analista de Relações Públicas na Letra A. Escreve sobre assessoria de imprensa, comunicação corporativa e marketing cultural.

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