Para garantir um lugar reservado na memória do seu público e se destacar no mar de concorrentes que só cresce no mundo virtual, é imprescindível que você saiba a importância do posicionamento de marca e como transmiti-lo de uma forma nítida.

O posicionamento de marca engloba pilares essenciais para a consistência de uma empresa, como o branding, o tom de voz, o planejamento de conteúdo, de comunicação e a identidade da marca, que deve ser trabalhada também no ambiente interno. 

Mas afinal, o que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca possui definições diversas, mas vamos dar o pontapé aqui resumindo-o como sendo o elemento chave para fixar a sua marca na mente do consumidor. 

Essa estratégia de marketing, como sendo uma parte muito importante do branding da empresa, vai muito além de unicamente promover um produto ou serviço. Para garantir que o seu posicionamento está, de fato, funcionando, é necessário tratá-lo como algo que necessita de um acompanhamento embasado e próximo

Isso tudo porque o posicionamento é uma atividade constante de diferenciação da sua marca entre as demais, ou seja, precisa ser revisado para acompanhar o seu crescimento e as tendências do mercado como um todo. 

Para assegurar que a sua empresa obtenha sucesso nessa estratégia, é importante que alguns pontos sejam levantados no momento da construção do posicionamento. 

Posicionamento de marca traz:

  • Coerência 

Nada mais chato do que descobrir que o backstage de uma marca é super diferente da essência que ela transmite para o público, né? Um ponto a ser levado em consideração é a coerência com as ações tomadas no dia a dia — externas e internas. 

Assegure que o posicionamento escolhido para a sua empresa esteja de acordo com o que ela representa em todos os âmbitos e realcem os detalhes do manual de marca que as suas personas já esperam consumir.  

  • Proposta de valor e atributos da marca

É hora de consultar novamente o branding da sua organização e relembrar pontos importantes do documento. 

A proposta de valor e os atributos da sua marca são partes essenciais para que o posicionamento escolhido esteja alinhado com os valores da empresa. 

  • Público-alvo e personas

Traçando os perfis e sabendo para quem comunicar você também saberá o que esse público espera da sua empresa e quais são as dores que precisam ser sanadas por ela. 

É indispensável que a sua marca já possua buyers personas definidas, para que o processo de criação seja facilitado e resulte em algo muito mais fluido e alinhado com o que os consumidores esperam. 

  • Diferenciais da marca

No auge do consumo de conteúdos cada vez mais instantâneos, torna-se necessário estabelecer diferenciais claros para a sua empresa. O que a faz diferente das outras organizações do mesmo nicho? Sempre há concorrentes, mas o ponto de destaque do posicionamento de marca aqui será o que ela pode oferecer além. 

E por “além” não queremos dizer apenas serviços ou produtos específicos, hein? O diferencial de uma marca pode morar nos pequenos detalhes, como uma identidade visual bem estruturada ou um atendimento personalizado para o cliente.

A importância do posicionamento de marca

Ganhando um local de diferenciação no perfil de uma marca, o posicionamento garante o destaque da empresa no dia a dia do consumidor. 

Assim, estando alinhado com as personas e suas necessidades, essa estratégia pode elevar a marca a um local de confiança no imaginário do consumidor, pois ele já saberá exatamente o que esperar da organização.

Exemplos de posicionamento de marca

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do posicionamento de marca para as estratégias da sua empresa, vamos conferir algumas referências quando o assunto é uma boa colocação na mente do público.

Coca-Cola 

Não podemos deixar de citar o grande case de sucesso que é a Coca-Cola quando falamos sobre posicionamento de marca, não é? A empresa de refrigerantes foi uma das pioneiras no mundo do marketing a definir uma estratégia bem desenhada para firmar seu posicionamento de comunicação. 

Se tornou uma missão impossível falar sobre Natal, felicidade e sabor de refrigerantes sem citar a empresa, afinal de contas, já está no nosso imaginário toda a construção de “beba a felicidade” que a Coca levou anos para construir. 

Apple

Grande exemplo de como agregar valor ao produto, a Apple garantiu um posicionamento muito bem definido no mercado de tecnologia e fez uma boa publicidade sem adentrar o âmbito do preço.

O fato de a empresa já possuir um público fidelizado é resultado de décadas de investimento em uma boa sedução do imaginário do cliente. Devido a isso, consumir a cartela de produtos da marca está ligado não somente à qualidade dos itens, mas a um status de poder. 

Gilette

A marca precisou se reinventar após anos focando sua publicidade e linha de produção no público masculino.

Para acompanhar os novos contextos sociais, a Gilette firmou um novo posicionamento no mercado e agora atende não só o público masculino, mas engloba também as mulheres em sua nova cartela de produtos e nas propagandas veiculadas. 

Agora que você já está por dentro dos pontos essenciais para montar um posicionamento de marca, que tal espalhar esse conhecimento? Aproveite e compartilhe este texto em suas redes sociais para ajudar mais empreendedores a firmarem ainda mais o seu branding no mercado! 

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Sobre o autor: Aline Barbosa

Aline Barbosa é publicitária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha há 5 anos na construção e gestão de marcas no meio digital. Atuou como liderança no Movimento Empresa Júnior e, aqui na Letra A, é Head de Social Branding. No blog, escreve sobre branding, redes sociais e presença digital.

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