As redes sociais em 2024 mudaram, e isso não é nenhuma novidade para quem está atento e acompanhando as principais tendências e o comportamento dos consumidores. Mas no que essas mudanças podem impactar a sua estratégia para o próximo ano? Vamos descobrir juntos!

Antes de mais nada, é fundamental entender que as redes sociais refletem a evolução da sociedade digital. Isto é, acompanham as novas preferências que surgem a todo momento, impulsionadas por avanços tecnológicos e pela busca por experiências mais personalizadas.

Trata-se, portanto, de movimento contínuo que desafia marcas, criadores e empresas a se adaptarem e inovarem para manter a relevância e o engajamento. Por isso, as plataformas estão sempre em atualização e adaptação para que os usuários se mantenham engajados.

Neste artigo, vamos explorar os principais aprendizados de 2024 e como aplicá-los para se destacar no próximo ano. 

Os marcos mais importantes

As redes sociais em 2024 consolidaram tendências e redefiniram prioridades, deixando para trás algumas estratégias que antes dominavam o cenário digital. 

Em outras palavras, se o número de hashtags ou o melhor horário para postar já foram uma obsessão, hoje, autenticidade, constância e inovação são os pilares que moldam o sucesso das marcas online.

Assim, fatores como a humanização no algoritmo, a inteligência artificial como aliada na criação de conteúdo e o crescimento exponencial dos vídeos curtos foram destaques neste ano.

  • Mudanças na plataforma

Melhor dia e horário para postar? Número de hashtags? Isso é coisa do passado! Agora, os critérios são constância e humanização. O algoritmo prioriza publicações autênticas, naturais e próximas das experiências reais das pessoas. 

Além disso, a constância também é um fator essencial, já que a regularidade nas interações e postagens demonstra um compromisso contínuo com o público que acompanha sua marca.

redes sociais em 2024

  • Inteligência artificial (IA)

Não dá para falar de 2024 sem citar ela, a tão comentada inteligência artificial – que dominou o ranking dos marcos importantes deste ano. Afinal, além de ser uma mão na roda na criação de conteúdo, a IA veio como uma facilitadora para diversas outras funcionalidades: gerar imagens, produzir vídeos e até locuções.

Mas tudo muito é demais! Ou seja, é importante saber utilizá-la com moderação e muita cautela. Afinal, na terra de conteúdos produzidos por IA, o conteúdo humanizado e autêntico é rei (e retém muito mais a atenção do público!).

  • Crescimento dos formatos de vídeos curtos

Os vídeos curtos continuam em ascensão! Seja no TikTok ou nos reels do Instagram, eles se provaram os queridinhos das redes sociais, já que as pessoas buscam conteúdos rápidos e dinâmicos. 

E a tendência é que este formato se fortaleça ainda mais em 2025! #spoiler

O que aprendemos com as redes sociais em 2024

Em um ambiente cada vez mais dinâmico, autenticidade, agilidade e adaptação se tornaram as palavras de ordem para marcas e criadores de conteúdo que desejam se destacar. E a consolidação das redes sociais em 2024 trouxe lições importantes nesse sentido.

Este ano confirmou o que há tempos defendemos na Letra A: a autenticidade é o principal motor do engajamento. E compreender isso não é apenas estratégico – é vital para quem busca sobreviver no digital.

redes sociais em 2024

  • Autenticidade é o segredo do engajamento

O público valoriza cada vez mais conteúdos genuínos, que refletem experiências reais e aproximam as marcas das pessoas. Portanto, quanto mais autêntico for o tom da comunicação, maior será o interesse e o engajamento do público.

  • Vídeos curtos são indispensáveis

Os vídeos curtos se estabeleceram como o formato mais eficiente em um contexto onde a atenção é disputada segundo a segundo. Dessa forma, plataformas como TikTok e Instagram Reels são exemplos de como apostar nesse modelo é essencial para crescer nas redes.

  • Adaptação a novas plataformas é crucial

Entre os principais aprendizados sobre redes sociais em 2024, o crescimento do Threads, especialmente após mudanças como o banimento do X (antigo Twitter) no Brasil, mostrou a importância de estar atento ao surgimento de novas plataformas. 

Marcas que rapidamente entenderam o potencial dessas redes conseguiram manter sua relevância e proximidade com o público. 

#Case Casa Escola 

A #ClienteLetraA Casa Escola entendeu, desde muito cedo, que a escola precisa ser uma extensão e casa e que a definição da escola ideal passa por valores que transcendem os aspectos pedagógicos. 

Por isso, a escola investe em conteúdos de consumo rápido, como stories e reels, para que as famílias possam acompanhar o que acontece na escola e sentirem-se parte do dia a dia dos alunos.

Além disso, a Casa Escola utiliza os recursos interativos das plataformas, como enquetes e caixas de perguntas nos stories, para criar um canal direto de diálogo com as famílias, incentivando o engajamento e fortalecendo a confiança na instituição.

Com essa abordagem, a Casa Escola não só aumentou a interação com seu público, mas também reforçou sua identidade como uma escola acolhedora e comprometida com o desenvolvimento integral dos alunos.


Por fim, ao analisar as redes sociais em 2024, fica claro que as marcas que souberam se adaptar e se conectar de forma autêntica com o seu público saíram na frente.

As constantes mudanças e atualizações nas redes sociais demonstram que, para garantir o sucesso no digital, não basta apenas estar presente online: é preciso estar bem informado, ser flexível e escolher as ferramentas certas.

Aqui na Letra A, nossa equipe está pronta para ajudar a sua marca a dar o próximo passo. Em nosso setor de Social Branding, criamos e implementamos estratégias personalizadas, baseadas em dados e nas tendências mais atuais, para garantir que sua marca se destaque no universo digital.

E agora que você já conhece as estratégias que fizeram a diferença em 2024, que tal preparar sua marca para aproveitar as melhores oportunidades no ano novo?

Entre em contato conosco e vamos construir algo incrível, juntos!

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Sobre o autor: Samara Borges

Samara Borges é estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Potiguar e atua como Analista de Social Branding na Letra A. Com foco em planejamento e criação de conteúdo para as redes sociais, Samara escreve sobre social media, marketing digital e tendências.

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