Quando você pensa em contratar um influenciador para divulgar sua marca, qual o principal fator que você leva em conta? O número de seguidores? Se sim, hoje queremos trazer alguns insights que podem te fazer mudar de perspectiva: por que não considerar os microinfluenciadores?
Os perfis pequenos – e não apenas os com milhões de followers – também trazem bons resultados. Isso porque o cenário mudou nas redes sociais. Assim, hoje em dia, esse grupo dentro do grande guarda-chuva do marketing de influência que merece a sua atenção e a da sua empresa.
O que são microinfluenciadores e por que você deveria conhecê-los
Nas redes sociais, os microinfluenciadores são perfis que possuem entre 10 e 100 mil seguidores (geralmente até 50 mil).
Mas apesar do prefixo -micro, essas contas são tudo, menos minúsculas.
Isto é, embora apresentem um menor número de followers em relação aos macro (acima de 500 mil) e megainfluenciadores (a partir de 1M de seguidores), o diferencial é que contas menores costumam apresentar uma taxa de engajamento maior do que perfis grandes.
Afinal, os microinfluenciadores costumam ser mais focados em um assunto, uma região ou nicho específico.
Dessa forma, quem interage com uma conta micro realmente tem interesse no conteúdo apresentado, enquanto a multidão dos perfis maiores (e mais diversos) pode estar com a atenção dispersa por fatores variados, entre eles, o algoritmo da plataforma.
Engajamento real x alcance vazio
“Mas na conta maior, eu vou alcançar mais pessoas”, você pode argumentar. Entretanto, é tudo questão de ponto de vista: qualidade ao invés de quantidade.
Você prefere que sua marca seja vista por 10 mil potenciais clientes ou 1 milhão de pessoas que não são necessariamente o seu público-alvo?
Até porque muitos perfis gigantes acumulam seguidores passivos, interações genéricas e até falsas, os famosos bots, enquanto os microinfluenciadores falam com pessoas reais. Ou seja, é a diferença entre alcance vazio e engajamento de verdade.
Além disso, o maior trunfo do marketing digital é a possibilidade de alcançar e causar impacto na pessoa certa, então por que não aliar a sua marca a um perfil que já tem uma comunidade construída de forma tão bem segmentada?
Motivos para apostar nos microinfluenciadores
Se você ainda não se convenceu e acha que o sucesso de uma campanha depende exclusivamente do alcance para grande número de seguidores, talvez seja hora de rever os indicadores de desempenho, conhecidos como KPIs.
Resumindo: os microinfluenciadores vêm ganhando espaço justamente por entregarem algo que vale mais do que volume. Sabe o que? Relacionamento real, engajamento consistente e relevância para o público-alvo.
Então aqui estão cinco motivos para você dar uma chance a eles na próxima ação.
1) Mais engajamento: um levantamento da plataforma Phlanx.com apontou que as taxas médias de engajamento de microinfluenciadores são inversamente proporcionais às dos macro. Ou seja: quanto mais seguidores, menores os resultados em curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e visualizações.

Taxas médias de engajamento de influenciadores. Fonte: Phlanx.com
2) Mais afinidade: microinfluenciadores costumam falar sobre temas específicos. Por isso, entram em contato direto com pessoas com gostos parecidos, o que gera confiança, maior aderência às mensagens e uma conexão mais forte com seu público.
Esse também foi um dos principais insights retirados da SXSW 2025.
3) Mais autenticidade: o conteúdo criado por microinfluenciadores é percebido como mais espontâneo e verdadeiro. Porque como muitos ainda estão no início da carreira e não dependem exclusivamente de publicidade, suas indicações tendem a soar como recomendações sinceras — e não só mais uma “entrega de publi”.
4) Mais acessibilidade: grandes nomes da internet têm cachês que ultrapassam cinco dígitos, o que torna a sua contratação inviável para pequenos e médios negócios. Então utilizar microinfluenciadores, além de otimizanr o orçamento, amplia a abrangência da campanha, sem perder profundidade.
5) Mais conversão: Os consumidores tendem a comprar com base em indicações. Dessa forma, os microinfluenciadores podem atuar como “amigos especialistas” — pessoas que testam, aprovam e compartilham sua experiência com serviços ou produtos com credibilidade (já ouviu falar em UGC?).
Mas microinfluenciador dá mesmo resultado?
Quer ver na prática? Grandes marcas – como a AliExpress – já estão apostando nesse perfil de influenciador e afirmam bons resultados.
Mas vamos te dar um exemplo mais próximo:
Pense em uma marca local que precisa se posicionar em sua cidade. No entanto, em vez de investir todo o orçamento em um único grande nome, ela contrata três microinfluenciadores da região para falar diretamente com o público local e gerar conversas reais.
O resultado é mais reconhecimento, mais proximidade real e mais vendas, por consequência.
💡 A estratégia dos microinfluenciadores é ideal para ações locais, lançamentos segmentados e nichos específicos.
É o caso, por exemplo da rede Nordestão, de supermercados. A marca criou um verdadeiro time de embaixadores, cada um com sua área, para falar sobre as ofertas e anunciar as novidades.
Seja uma nutricionista ou uma jovem corredora falando sobre produtos fitness e hortifruti; um cervejeiro, ao lado de um sommelier, representando o setor de bebidas.
Tem também um churrasqueiro apaixonado pelo açougue; ou ainda uma jornalista, que também é mãe, à frente das campanhas em outdoors, encartes e comerciais de TV.
Além disso, outro exemplo de estratégia é a utilizada pela Quem Disse Berenice no lançamento da sua nova linha das Meninas Superpoderosas. No perfil nacional, a marca acionou a macroinfluenciadora de maquiagem Camila Pudim (7,8M de seguidores), enquanto o perfil da empresa em Natal/RN convidou três microinfluenciadoras para gerar buzz entre as clientes locais.
Como encontrar os microinfluenciadores certos para a sua marca
Entretanto, nem todo influenciador com 10 mil seguidores é ideal para sua estratégia. Por isso, vale observar se o perfil é alinhado com os valores da sua empresa, se o conteúdo publicado é interessante e bem produzido e avaliar com cuidado o mídia kit que comprove bons resultados.
Preparamos uma checklist:
- Qual o tipo de conteúdo do microinfluenciador: o que e de que forma ele costuma se comunicar? São memes? Trends? Conteúdo de curadoria?
- Analise a taxa de engajamento com base no mídia kit: as pessoas interagem de verdade?
- Comentários: há diálogo real nos posts? O criador do perfil responde aos seguidores?
- Valores e linguagem estão alinhados com a sua marca? Esse perfil faz sentido para sua empresa?
Na Letra A, acreditamos que uma seleção estratégica do casting de influenciadores é o que diferencia uma ação eficaz de um tiro no escuro. Por isso, te ajudamos em todas as etapas necessárias para construir campanhas de influência com estratégia.
- Diagnóstico de posicionamento e objetivos da sua marca
- Curadoria e negociação com influenciadores alinhados com seus valores
- Produção de conteúdo estratégica em parceria com os creators
- Acompanhamento e mensuração de resultados com foco em performance
Os microinfluenciadores são uma solução inteligente para negócios que querem crescer com consistência, autenticidade e resultado. Afinal, mais do que números, o que importa é a conexão entre marca, mensagem, influenciador e o público-alvo.
Portanto, se você quer entender como o marketing de influência pode funcionar para sua empresa, fale conosco. Estamos aqui para te ajudar!


