É quase um consenso que as datas de fim de ano reúnem diversos sentimentos bons: nostalgia, sensação de dever cumprido e esperança em um ano ainda melhor que o anterior. 

No âmbito das organizações, isso não é diferente. As comemorações do mês de dezembro são uma ótima oportunidade para planejar ações de endomarketing que reúnam a equipe e engajem os colaboradores, mas lembre-se que é importante usar e abusar da criatividade para que as ações não permaneçam na mesmice. 

E não se preocupe! Sabemos que o encerramento do ano em uma empresa é acompanhado também de muita informação para os gestores, então vamos te mostrar neste artigo 5 dicas de ações de final de ano para unir o seu time com um endomarketing para lá de criativo. Vamos lá!

O que é endomarketing e qual sua importância

Antes de tudo, vamos entender o que é o endomarketing. Ele pode ser compreendido como um conjunto de estratégias e ações para melhorar o ambiente de trabalho. Pode ter vários objetivos, como motivação dos colaboradores e atração de novos talentos para a empresa. 

O endomarketing criativo consegue surtir um resultado ainda melhor quando a empresa possui uma cultura forte de liderança e feedbacks frequentes, além de uma boa definição de pontos de contato internos entre os funcionários para garantir uma comunicação estruturada.

5 dicas de ações de final de ano

Agora, sim, vamos dar uma olhada nas dicas de ações para integrar os seus colaboradores e motivá-los ainda mais para 2023. 

Amigo secreto

Com esse clássico não tem erro! O amigo secreto (ou amigo oculto, como também é conhecido) é uma ótima opção para promover a integração entre todos os setores e departamentos da empresa, aproximando até mesmo os colaboradores que não trabalham necessariamente juntos no dia a dia. 

Para te ajudar, existem aplicativos e sites que realizam o sorteio de forma automatizada e inteligente, impedindo que alguém tire o próprio nome. Além disso, recomendamos também a boa e velha lista de sugestões de presentes no grupo da empresa para ninguém errar no mimo.

Premiações de Natal

No clima de encerramento, não tem nada melhor do que reconhecer os destaques do ano, não é? 

Crie categorias de melhor vendedor, melhor departamento, entre outros. Torne a votação aberta para os colaboradores para que todos se sintam parte do reconhecimento final, tornando-o mais democrático. 

Retrospectiva da empresa

Essa é uma ótima opção para manter os funcionários engajados para o ano que está por vir, pois em encerramentos de ciclo é muito comum o pensamento de que não conseguimos atingir nossas metas pessoais e profissionais. 

Para evitar isso e relembrar os momentos mais marcantes do ano, reúna os registros especiais de 2022 em um vídeo e transmita-o para toda a organização. Destaque os pontos que merecem maior reconhecimento e não deixe de discursar um pouco sobre eles para que todos se sintam parte da retrospectiva. 

Concursos de fim de ano

Para divertir o time da organização e, de quebra, ainda descobrir os talentos escondidos entre os colaboradores, promova um concurso aberto para toda a empresa. 

Aqui, tudo vale: concurso de poemas, fotografias, músicas e qualquer talento mais exótico que possa aparecer entre os funcionários.  Ao fim das apresentações, não esqueça de abrir uma votação para premiar os destaques e divertir muito todos os presentes. 

Ano novo interno

E que tal juntar todas algumas das ações citadas em um só evento, o ano novo interno da organização? 

No maior estilo vinheta de fim de ano da Globo, defina o padrão de vestimenta branca e capriche na decoração do local para receber os colaboradores. 

Ao longo da cerimônia, aproveite para aplicar as estratégias que trouxemos nesse texto e também para investir em algumas ações que relembrem ritos da virada de ano, como as promessas de ano novo para a organização em 2023. 

E então, tudo certo para a execução das ações? Aproveitamos para te lembrar que estratégias como essa não só podem, como devem, se estender por todo o ano, mesmo sem datas comemorativas específicas.

Elas são de extrema importância para uma maior integração da equipe e te ajudam, inclusive, a chegar no fim de ano com um time mais unido. 

Por fim, não esquece de compartilhar esse texto em suas redes sociais para já deixar a empresa atenta pensando no que pode estar vindo por aí! 

Compartilhe

Sobre o autor: Aline Barbosa

Aline Barbosa é publicitária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha há 5 anos na construção e gestão de marcas no meio digital. Atuou como liderança no Movimento Empresa Júnior e, aqui na Letra A, é Head de Social Branding. No blog, escreve sobre branding, redes sociais e presença digital.

Fale conosco