Você conhece o trabalho de um assessor de imprensa? Imagine a seguinte situação: sua empresa conseguiu um grande destaque no mercado e você gostaria que a imprensa noticiasse. Ou sua marca desenvolve ações e projetos que poderiam ser destaque como notícia.

Mas você não sabe por onde começar. Nem que caminho seguir. Quem poderia lhe ajudar? A resposta é: você precisa de um assessor de imprensa.

Sozinho você certamente não vai conseguir o resultado que espera alcançar e pode até ser que o tiro saia pela culatra. Então, para se relacionar com a imprensa e formadores de opinião, é preciso contar com o apoio de um profissional capacitado.

É ele quem vai traçar as estratégias para que o trabalho seja executado visando alcançar os objetivos esperados.

Qual o papel de um assessor de imprensa?

Um assessor de imprensa atua como um intermediador entre você e os veículos de comunicação e/ou público de seu interesse principal. Este vínculo, que é criado a partir da intervenção do profissional, pode vir a determinar como o cliente vai ou não aparecer na mídia.

Com base em um trabalho estratégico, o assessor de imprensa trabalha para que a sua imagem apareça com impacto positivo e também para amenizar os eventuais impactos negativos que possam repercutir na mídia.

Assim, a assessoria de imprensa entra em cena com o objetivo de conquistar espaços em meios tais como TV, rádio, jornais, blogs, portais de notícia, etc. A ideia é criar uma ponte entre você, cliente, e seu objeto de interesse: divulgar suas ações e projetos em forma de notícia.

Apesar de ser muito confundido com a função de publicitário, não é a mesma coisa. O assessor de imprensa trabalha para conquistar espaços por meio da mídia espontânea: reportagens, notas, entrevistas, entre outros.

O assessor é responsável pela imagem do seu assessorado e deve manter todo cuidado com a forma como deve ser apresentada para a opinião pública. Então, para alcançar esse objetivo, trabalha com estratégias.

Um assessor produz conteúdo não somente ilustrativo, como também escrito e apurado. Deste modo, é primordialmente necessário que seja alguém formado em Jornalismo, pois apura, pesquisa, descreve e escreve. Escreve muito.

Quais as funções de um assessor de imprensa?

Um assessor de imprensa precisa conhecer bem o seu cliente, seu histórico, quais são os concorrentes e como está colocado em sua área de mercado. Assim, o profissional irá identificar temas que gerem interesse na mídia para publicação.

Para que possa melhor assessorar seu cliente, o profissional desempenha funções específicas, dentre elas estão:

Planejamento estratégico

Trata-se de um planejamento de trabalho, no qual são identificados quais são os veículos onde o cliente pode estar presente e quais serão as editorias (moda, gastronomia, economia, saúde, etc.). Além disso, planeja-se os assuntos estratégicos a serem trabalhados junto à imprensa.

Fortalecimento da marca

Em contraste com o trabalho da área publicitária, a assessoria de imprensa não pode comprar credibilidade.

A conquista por espaço é árdua e segue alguns passos, como por exemplo: escrever releases sobre temas que são de interesse da área de atuação do cliente e disparar para um mailing com contatos de jornalistas.

No momento em que os jornalistas publicarem a matéria e citarem sua empresa como fonte, a sua marca passa a ter mais credibilidade.

Follow-up

Para assegurar que todo o mailing recebeu seu release e vai fazer a divulgação, o assessor de imprensa deve ligar para eles e fazer uma apresentação do conteúdo de maneira direta e pessoal.

Clipping

É o processo onde é produzido um relatório diário com tudo o que saiu na mídia sobre o cliente e seu mercado, assim como uma análise qualitativa e quantitativa.

Atendimento à imprensa

Cabe ao assessor fazer uma triagem das demandas trazidas pela imprensa, analisando se é positivo para a marca estar presente ou não na pauta apresentada espontaneamente.

Além disso, cabe também ao assessor fazer uma triagem antes de noticiar qualquer assunto referente à empresa para quem presta o serviço.

A ponte construída entre a imprensa e o cliente tem como propósito justamente facilitar o contato entre ambas as partes, por isso, não pode haver ruídos e deve ser baseada em uma relação franca e profissional.

Media training

Ao facilitar o contato do cliente com a imprensa, faz-se necessário um preparo específico para as mais diversas situações que podem envolver a relação com jornalistas.

O objetivo com o treinamento é preparar o porta-voz para incrementar sua performance diante das câmeras, microfones e até mesmo para entrevistas por telefone. Saiba mais sobre media training aqui.

Gerenciamento de crises

Nem sempre as situações com a mídia serão favoráveis, as marcas podem se envolver em cenários críticos, por isso é tão importante que o assessor de imprensa esteja preparado para lidar com uma crise.

Saber exatamente que tom usar em momentos como esse é fundamental para proteger a imagem do cliente perante a opinião pública.

Por que é tão necessário ter um assessor de imprensa?

Gerenciar uma empresa não é uma atividade fácil, cuidar da imagem dela muito menos. Portanto, seus olhos de gestor não são suficientes para acompanhar como sua marca está aparecendo nas mídias como um todo.

Sua empresa pode ser geradora de pautas positivas, que podem repercutir para a sociedade e que simplesmente ninguém tem conhecimento porque você não tem um assessor de imprensa para construir esta ponte com a opinião pública por meio da imprensa.

É por isso que você precisa contar com o trabalho especializado de um assessor de imprensa.

O ideal é que o controle de como sua marca aparece nos veículos seja intermediado e esteja sob os cuidados desse profissional da comunicação.

Além disso, declarações, gestos, comportamentos on e offline são preocupações que cabem ao assessor especificar para você quais os mais adequados.

O trabalho especializado ainda lhe apresenta o cenário de seu mercado, do que sua concorrência está fazendo, por meio do que é divulgado na mídia e, a partir daí, você pode fundamentar suas decisões estratégicas.

Caso esta assessoria não esteja entre as suas prioridades, sua empresa certamente vai ficar para trás em relação aos concorrentes que contam com o serviço. Você simplesmente não vai aparecer, mesmo que desenvolva um trabalho fantástico!

Por isso, se você tiver interesse de que sua empresa ganhe destaque na imprensa e entre os formadores de opinião, já sabe quem procurar: uma assessoria de imprensa é a solução dos seus problemas.

Sobre o autor: Letra A

Assine a newsletter da Letra A e receba nossos conteúdos em primeira mão!

* indicates required

Intuit Mailchimp

Você conhece o trabalho de um assessor de imprensa? Imagine a seguinte situação: sua empresa conseguiu um grande destaque no mercado e você gostaria que a imprensa noticiasse. Ou sua marca desenvolve ações e projetos que poderiam ser destaque como notícia.

Mas você não sabe por onde começar. Nem que caminho seguir. Quem poderia lhe ajudar? A resposta é: você precisa de um assessor de imprensa.

Sozinho você certamente não vai conseguir o resultado que espera alcançar e pode até ser que o tiro saia pela culatra. Então, para se relacionar com a imprensa e formadores de opinião, é preciso contar com o apoio de um profissional capacitado.

É ele quem vai traçar as estratégias para que o trabalho seja executado visando alcançar os objetivos esperados.

Qual o papel de um assessor de imprensa?

Um assessor de imprensa atua como um intermediador entre você e os veículos de comunicação e/ou público de seu interesse principal. Este vínculo, que é criado a partir da intervenção do profissional, pode vir a determinar como o cliente vai ou não aparecer na mídia.

Com base em um trabalho estratégico, o assessor de imprensa trabalha para que a sua imagem apareça com impacto positivo e também para amenizar os eventuais impactos negativos que possam repercutir na mídia.

Assim, a assessoria de imprensa entra em cena com o objetivo de conquistar espaços em meios tais como TV, rádio, jornais, blogs, portais de notícia, etc. A ideia é criar uma ponte entre você, cliente, e seu objeto de interesse: divulgar suas ações e projetos em forma de notícia.

Apesar de ser muito confundido com a função de publicitário, não é a mesma coisa. O assessor de imprensa trabalha para conquistar espaços por meio da mídia espontânea: reportagens, notas, entrevistas, entre outros.

O assessor é responsável pela imagem do seu assessorado e deve manter todo cuidado com a forma como deve ser apresentada para a opinião pública. Então, para alcançar esse objetivo, trabalha com estratégias.

Um assessor produz conteúdo não somente ilustrativo, como também escrito e apurado. Deste modo, é primordialmente necessário que seja alguém formado em Jornalismo, pois apura, pesquisa, descreve e escreve. Escreve muito.

Quais as funções de um assessor de imprensa?

Um assessor de imprensa precisa conhecer bem o seu cliente, seu histórico, quais são os concorrentes e como está colocado em sua área de mercado. Assim, o profissional irá identificar temas que gerem interesse na mídia para publicação.

Para que possa melhor assessorar seu cliente, o profissional desempenha funções específicas, dentre elas estão:

Planejamento estratégico

Trata-se de um planejamento de trabalho, no qual são identificados quais são os veículos onde o cliente pode estar presente e quais serão as editorias (moda, gastronomia, economia, saúde, etc.). Além disso, planeja-se os assuntos estratégicos a serem trabalhados junto à imprensa.

Fortalecimento da marca

Em contraste com o trabalho da área publicitária, a assessoria de imprensa não pode comprar credibilidade.

A conquista por espaço é árdua e segue alguns passos, como por exemplo: escrever releases sobre temas que são de interesse da área de atuação do cliente e disparar para um mailing com contatos de jornalistas.

No momento em que os jornalistas publicarem a matéria e citarem sua empresa como fonte, a sua marca passa a ter mais credibilidade.

Follow-up

Para assegurar que todo o mailing recebeu seu release e vai fazer a divulgação, o assessor de imprensa deve ligar para eles e fazer uma apresentação do conteúdo de maneira direta e pessoal.

Clipping

É o processo onde é produzido um relatório diário com tudo o que saiu na mídia sobre o cliente e seu mercado, assim como uma análise qualitativa e quantitativa.

Atendimento à imprensa

Cabe ao assessor fazer uma triagem das demandas trazidas pela imprensa, analisando se é positivo para a marca estar presente ou não na pauta apresentada espontaneamente.

Além disso, cabe também ao assessor fazer uma triagem antes de noticiar qualquer assunto referente à empresa para quem presta o serviço.

A ponte construída entre a imprensa e o cliente tem como propósito justamente facilitar o contato entre ambas as partes, por isso, não pode haver ruídos e deve ser baseada em uma relação franca e profissional.

Media training

Ao facilitar o contato do cliente com a imprensa, faz-se necessário um preparo específico para as mais diversas situações que podem envolver a relação com jornalistas.

O objetivo com o treinamento é preparar o porta-voz para incrementar sua performance diante das câmeras, microfones e até mesmo para entrevistas por telefone. Saiba mais sobre media training aqui.

Gerenciamento de crises

Nem sempre as situações com a mídia serão favoráveis, as marcas podem se envolver em cenários críticos, por isso é tão importante que o assessor de imprensa esteja preparado para lidar com uma crise.

Saber exatamente que tom usar em momentos como esse é fundamental para proteger a imagem do cliente perante a opinião pública.

Por que é tão necessário ter um assessor de imprensa?

Gerenciar uma empresa não é uma atividade fácil, cuidar da imagem dela muito menos. Portanto, seus olhos de gestor não são suficientes para acompanhar como sua marca está aparecendo nas mídias como um todo.

Sua empresa pode ser geradora de pautas positivas, que podem repercutir para a sociedade e que simplesmente ninguém tem conhecimento porque você não tem um assessor de imprensa para construir esta ponte com a opinião pública por meio da imprensa.

É por isso que você precisa contar com o trabalho especializado de um assessor de imprensa.

O ideal é que o controle de como sua marca aparece nos veículos seja intermediado e esteja sob os cuidados desse profissional da comunicação.

Além disso, declarações, gestos, comportamentos on e offline são preocupações que cabem ao assessor especificar para você quais os mais adequados.

O trabalho especializado ainda lhe apresenta o cenário de seu mercado, do que sua concorrência está fazendo, por meio do que é divulgado na mídia e, a partir daí, você pode fundamentar suas decisões estratégicas.

Caso esta assessoria não esteja entre as suas prioridades, sua empresa certamente vai ficar para trás em relação aos concorrentes que contam com o serviço. Você simplesmente não vai aparecer, mesmo que desenvolva um trabalho fantástico!

Por isso, se você tiver interesse de que sua empresa ganhe destaque na imprensa e entre os formadores de opinião, já sabe quem procurar: uma assessoria de imprensa é a solução dos seus problemas.

Sobre o autor: Letra A

Postagens relacionadas

Voltar para o blog

Compartilhe

Comentários

3 Comentários

  1. […] empresarial precisa de cuidados para manter sua credibilidade no mercado. O trabalho do assessor de imprensa, que no Brasil é desempenhado por um jornalista ou relações públicas, passou a ser ainda mais […]

  2. […] profissional que atua como assessor de imprensa deve, como primeiro passo, conhecer a fundo a marca com a qual vai trabalhar: pontos fortes e […]

  3. […] entender melhor o que acontece hoje, vamos voltar um pouco no tempo: antes, o assessor de imprensa se relacionava basicamente com os veículos de comunicação convencionais: jornais impressos, […]

Deixe um comentário