Grandes aliados da otimização do tempo, os podcasts conquistaram os corações dos internautas, com a grande vantagem de não atrapalhar a produtividade dos ouvintes. Justamente por se tratar de uma mídia que carece apenas de um sentido – a audição – para ser consumida. Por isso mesmo, pode ser livremente acessada em paralelo à execução de outras atividades. 

Com a chegada acelerada de informações pelas redes sociais, é comum que novas formas de consumo de conteúdo sejam cada vez mais procuradas. Assim, é essencial que o seu negócio esteja preparado para as adaptações de mídias e meios de comunicação que vão ajudar a firmar sua presença online. Para isso, é importante que você já esteja antenado sobre como criar um podcast para alcançar o público de maneira mais assertiva.

Vantagens de criar um podcast

Mas afinal, quais são as grandes vantagens por trás da criação de um podcast para o seu tipo de negócio? 

Podcasts são uma tendência

O crescimento da presença dos podcasts nas rotinas modernas é uma realidade. A Associação Brasileira de Podcasters estima que o Brasil tenha 34,6 milhões de ouvintes de podcast, praticamente 8% da população. 

E o número deve aumentar: segundo o relatório State of the Podcast Universe, da empresa de tecnologia de áudio Voxnest, o Brasil lidera o ranking de países onde a produção desse tipo de mídia mais cresceu desde o início de 2020. 

 

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A oportunidade de ouvir sempre que desejar, a fácil disseminação ou o debate mais aprofundado de assuntos apenas por áudio fascina os ouvintes que buscam por um entretenimento pontual e com uma boa constância. 

O “novo rádio”, que já vinha caminhando por uma estrada consolidada desde o ano anterior, ganhou espaço em muitas plataformas de streaming conhecidas no Brasil e no mundo inteiro. 

Atualmente, são mais de 40 podcasts brasileiros originais que se reinventam a cada episódio no streaming de maior destaque no país. Segundo a própria plataforma, os podcasts apresentam um crescimento certeiro e consistente de três dígitos a cada ano. 

Companhia do home office

Com a mudança na rotina de trabalho devido ao contexto pandêmico, muitas empresas precisaram se adaptar ao formato home office para manter os seus colaboradores seguros. 

Devido a isso, novos hábitos foram naturalmente criados para suprir a ausência de uma possível conversa paralela pelo escritório da firma. Não é à toa que 2020 foi, para os podcasts, o período de maior crescente de procura e reproduções dos últimos anos.  

Como criar um podcast (1)

Para termos ideia, o consumo de podcasts através da plataforma Spotify aumentou 200% no ano de 2020. 

A mídia de streaming, assim, surge como uma válvula de escape para o consumo excessivo de informações nas redes sociais. Há os podcasts para relaxar, se divertir e, é claro, para ser uma boa companhia no trabalho em casa. 

Como criar um podcast

Agora que você já sabe a importância e as vantagens de inserir o seu negócio no mundo dos streamings, dá uma olhada nesse passo-a-passo simplificado de como criar um podcast antes de começar o seu programa de áudio. 

Escolha os participantes do podcast

Para discutir sobre o seu negócio, é importante que pessoas qualificadas sobre o assunto estejam à frente dos episódios de forma fixa. 

Além disso, é interessante que alguns convidados sejam chamados com uma certa frequência para que o programa tome uma forma mais dinâmica e movimentada. 

Dependendo do assunto macro abordado no podcast, você pode se aventurar em alguns formatos específicos para os áudios, como entrevistas, debates ou aulas. 

Quais equipamentos são necessários para fazer um podcast? 

Como a paramentação de um estúdio com diversos equipamentos de áudio não é uma etapa imprescindível para o funcionamento de um podcast, um grande investimento inicial não se faz necessário para decolar o seu negócio nas plataformas. 

A ferramenta essencial para transmitir a mensagem de forma clara para o seu público é um bom microfone que capte o áudio nitidamente para que os ouvintes compreendam suas ideias com boa qualidade.

Além disso, é importante se atentar aos ruídos do local escolhido para as gravações dos episódios. Escolha um ambiente fechado, calmo, sem interrupções ou interferências externas para evitar muitas pausas ao longo da captação do áudio. 

Como criar um planejamento de conteúdo para podcast

Para evitar o famoso e temido “branco”, algumas anotações em um breve roteiro e um planejamento prévio do conteúdo do episódio podem ser muito úteis. 

O formato fica bastante a critério do seu aprendizado, então se aventure por tópicos, frases, dados específicos ou nomes de pessoas que serão citadas no programa para descobrir qual tipo de planejamento melhor se encaixa com a sua dinâmica no podcast. 

Além disso, é importante que o seu planejamento também inclua temas futuros e a frequência do seu programa, a qual pode ser trabalhada com uma quantidade fixa de episódios por semana ou seguir o fluxo do slow content.

Como editar o áudio do podcast?

Tornando os seus episódios cada vez mais profissionais, as edições dos áudios são essenciais para um podcast mais dinâmico. 

Como criar um podcast (4)

Por mais que o ambiente esteja completamente silencioso, editar os programas pode acrescentar detalhes muito específicos aos seus episódios, como trilha sonora, efeitos ou vinhetas. 

Em contrapartida, a edição também pode ajudar a corrigir e retirar pausas muito longas, possíveis erros de gravação e barulhos externos. É interessante observar também a altura do áudio do início ao final de cada programa, pois é essencial que o volume se mantenha o mesmo durante todo o episódio. 

 

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Como criar um podcast: onde publicar o programa

Após tudo isso, é hora de tornar o seu podcast público! 

Escolha, juntamente com os demais participantes fixos do programa, a plataforma que mais se adequa às necessidades da sua empresa para realizar o cadastro. Algumas opções gratuitas são o Spotify, o Deezer e o Soundcloud. 

Publicando o primeiro episódio do seu podcast, é importante que você planeje também os temas e as datas dos episódios seguintes para que haja uma constância de conteúdo e as expectativas dos seus ouvintes não sejam quebradas de um programa para outro. 

Exemplos de podcast

O podcast é uma das mídias mais versáteis que estão inseridas no nosso atual contexto digital. Há espaço para conteúdos dos mais variados nichos e com qualquer abordagem que o produtor de conteúdo desejar. 

Para escolher o formato ideal para o seu negócio, é importante que você avalie estrategicamente os seus consumidores a fim de ofertar um conteúdo que esteja alinhado com as expectativas depositadas. 

Como criar um podcast (2)

Confira alguns exemplos de podcasts que abordam o mesmo assunto com perspectivas completamente diferentes:

Exemplos de podcast: História

  1. O Escriba Café, primeiro podcast sobre esse nicho no Brasil, aborda os assuntos da História por meio de contos e roteiros para lá de emocionantes. O historiador Christian Gurtner leva os ouvintes em uma viagem pelas aventuras do tópico como se eles estivessem em um filme de ficção. 
  2. Por outro lado, o podcast História Em Meia Hora apresenta os conteúdos de forma mais pragmática, mas ainda bem descontraída. O desafio que o historiador Vítor Soares propõe é abordar, contextualizar e explicar assuntos da História do mundo em apenas 30 minutos.
  3. Já o História FM possui uma abordagem muito diferente dos dois últimos. Caracterizando-se por detalhar bastante as temáticas, o podcast conta com a presença de convidados especialistas no assunto e expõe os pensamentos como em um curso sobre o tema. 

Exemplos de podcast: Maternidade

  1. O Calcinha Larga, podcast da Tati Bernardi, Helen Ramos e Camila Fremder, se mostra como um espaço seguro e sincero para se conversar sobre maternidade. Com muita diversão e originalidade, as três mulheres discutem de forma espontânea sobre a pressão social sofrida pelas mães, relacionamentos no puerpério e muito mais. 
  2. O podcast Maria vai com as outras também discute sobre as relações da maternidade com o trabalho e a vida amorosa, mas sob um outro viés externo. Comandado por Branca Vianna, o programa recebe convidadas com as mais diferentes vidas profissionais e funciona em formato de entrevistas
  3. Oferecendo dicas sobre as aventuras que englobam o mundo da maternidade, o Mãezona da p**** ajuda mães de primeira viagem (e também as que não são) com assuntos como escola, trabalho doméstico e tipos de parto. 

Viu só? O tema do seu nicho pode render diversos formatos e abordagens de acordo com o perfil do seu público e com a fase vivenciada atualmente pela sua empresa. 

Agora que você já sabe tudo sobre como criar um podcast, coloque o seu projeto para funcionar! Capriche na divulgação e no acompanhamento das novidades, para que o seu programa esteja sempre alinhado com as últimas tendências da área. 

E que tal compartilhar este texto em suas redes sociais para dar ao seu público uma pequena prévia do que está por vir? Mãos à obra! 

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Sobre o autor: Aline Barbosa

Aline Barbosa é publicitária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha há 5 anos na construção e gestão de marcas no meio digital. Atuou como liderança no Movimento Empresa Júnior e, aqui na Letra A, é Head de Social Branding. No blog, escreve sobre branding, redes sociais e presença digital.

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