Entender como funcionam os algoritmos é um passo importantíssimo para estar por dentro do funcionamento das redes sociais. Isso porque eles são um conjunto de instruções que as plataformas seguem para definir a distribuição de cada conteúdo publicado. 

Os algoritmos determinam o que cada usuário vê em seu próprio feed e priorizam os assuntos que provavelmente vão gerar mais interesse e engajamento  para cada perfil.

Assim, compreender como eles influenciam a visibilidade dos seus posts nas redes sociais pode te ajudar — e muito — a ajustar a sua comunicação. Neste artigo, vamos te explicar como funcionam os algoritmos e te mostrar de que maneira eles podem otimizar as suas estratégias de marketing. 

Boa leitura!

Como funcionam os algoritmos das redes sociais

A forma como os conteúdos são distribuídos e entregues para cada usuário varia de plataforma para plataforma. Vamos começar dando uma olhada em como funcionam os algoritmos das redes sociais mais populares.

Instagram

O algoritmo do Instagram leva em consideração fatores como o envolvimento anterior com conteúdos semelhantes, a relação com o autor da publicação e a atualidade do post. 

Além disso, a rede social analisa o comportamento do usuário para determinar a relevância do conteúdo. Nesse caso, são levados em consideração quesitos como o tempo gasto visualizando uma postagem e se o usuário visita o perfil após se envolver com o post.

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TikTok

O algoritmo do TikTok é bem conhecido por sua eficiência em manter os usuários engajados no app. 

Ele analisa o comportamento do usuário através de dados como o tempo de visualização, o engajamento com conteúdos específicos e as interações passadas

Isso permite que uma For You Page altamente personalizada e repleta de vídeos que o usuário provavelmente vai gostar seja entregue para o público  da rede social.

X (Twitter)

O X, antigo Twitter, utiliza um algoritmo que equilibra a cronologia com a relevância. Os tweets são mostrados em duas abas: uma com base na combinação de posts recentes e outra com posts que o algoritmo considera importantes para o usuário. 

O julgamento dessa segunda aba é feito com base no envolvimento anterior do perfil com o autor do tweet, o tipo de conteúdo e a popularidade do post.

Facebook

O algoritmo do Facebook, também conhecido como EdgeRank, classifica os conteúdos com base em três principais fatores: 

  • Afinidade: mede a relação entre o usuário e o criador do conteúdo;
  • Peso: avalia o tipo de interação do post (curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros);
  • Tempo de decaimento: analisa a atualidade da postagem.

Fatores que influenciam os algoritmos

Por essa tour de cada rede social, já é possível perceber como funcionam os algoritmos e os diversos fatores que os influenciam. Sabendo disso, vamos conhecer agora um pouco mais sobre os principais deles. 

como funcionam os algoritmos

Ficar por dentro desses fatores é fundamental para traçar uma boa estratégia de comunicação para o seu perfil. E já que estamos falando sobre como funcionam os algoritmos, não perca a oportunidade de produzir bons vídeos e acesse o nosso texto sobre o assunto. 

 

Impacto dos algoritmos nas estratégias de marketing

Agora que você já sabe como funcionam os algoritmos e a forma como eles desempenham seus papéis nas redes, veja como aplicar esse conhecimento na prática da sua estratégia de marketing.

  • Garanta que seus conteúdos estejam conversando adequadamente com o algoritmo de cada plataforma. Para isso, recomendamos que você revisite sempre que necessário o tópico “Como funcionam os algoritmos das redes sociais” acima.
  • Incentive o seu público a manter uma troca ativa com o seu conteúdo. Assim, invista em posts interativos com enquetes ou perguntas e chame-os sempre para realizar uma ação dentro do seu perfil.
  • Personalize o conteúdo de cada rede social de acordo com o público presente em cada uma delas. Os diferentes funcionamentos do algoritmo permite que você direcione sua mensagem para diversos segmentos de uma forma eficaz.
  • Invista em publicidade paga e permita que o algoritmo impulsione o seu conteúdo para ainda mais usuários que têm potencial para interagir com seu perfil.

Em outras palavras, os algoritmos possuem um impacto direto nas suas estratégias de marketing digital. Compreender o modo como eles funcionam é o primeiro passo para ampliar o alcance da sua marca

Dicas para otimização de  alcance

E por falar em alcance, vamos encerrar este artigo com algumas dicas para você otimizar e maximizar o alcance do seu perfil através de um desempenho orgânico. Confira:

  • Utilize palavras-chave e hashtags em seus conteúdos;
  • Interaja constantemente com seu público através de comentários ou reposts;
  • Estude o desempenho dos seus conteúdos através das métricas e análises oferecidas pelas próprias redes sociais;
  • Aposte em postagens colaborativas com perfis que se relacionam com sua marca;
  • Invista em diversos formatos de conteúdo e acompanhe o desempenho de cada um deles;
  • Desenvolva um calendário de postagens para manter um ritmo constante de publicações. 

Agora sim, tudo certo para você estabelecer um bom relacionamento com os algoritmos! Embora possam parecer complexos, eles oferecem uma oportunidade única para as marcas entregarem seus conteúdos de forma assertiva aos diversos públicos nas diferentes redes sociais.

Na Letra A, somos comprometidas em comunicar marcas e transformar negócios no digital através de um planejamento que leve em conta como funcionam os algoritmos  e de que forma cada negócio pode extrair o melhor de cada plataforma. 

Por isso, se você está pronto para alavancar sua presença digital, conte com a nossa expertise. Entre em contato para ganhar uma análise estratégica gratuita das suas redes sociais.

 

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Sobre o autor: Aline Barbosa

Aline Barbosa é publicitária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha há 5 anos na construção e gestão de marcas no meio digital. Atuou como liderança no Movimento Empresa Júnior e, aqui na Letra A, é Head de Social Branding. No blog, escreve sobre branding, redes sociais e presença digital.

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