Uma Assessoria de Imprensa de sucesso realiza suas tarefas diárias com muita agilidade e organização, na busca pela satisfação de seus clientes. Para isso, o assessor utiliza recursos que garantem a eficiência de seu trabalho. Listamos aqui algumas das ferramentas indispensáveis para a assessoria.

  1. Press Release

O Comunicado à Imprensa é um texto direcionado aos veículos e comunicação, curto e objetivo, que tem função de informar sobre um fato ou acontecimento. É importante saber que o conteúdo não pode ser feito por qualquer pessoa, um bom comunicado à imprensa precisa de um profissional com conhecimento sobre o assunto e a linguagem a ser utilizada. Além disso, o release contém informações preciosas para os jornalistas produzirem qualquer reportagem sobre o tema.

  1. Clipping

Uma das tarefas mais conhecidas pelos assessores, o clipping é responsável por conhecer o mercado, dar visibilidade à marca do cliente e monitorar concorrentes. Ele pode ser feito de forma física (impressa) ou através de ferramentas de monitoramento online, que agilizam o trabalho do assessor. Uma dessas ferramentas é o KlipBox, responsável pelo monitoramento de notícias na web.

  1. Mídias Sociais

As mídias são as ferramentas preferidas da nova geração. Elas são formas de veicular notícias, informar e direcionar determinados assuntos ao público. É possível criar perfis nas mídias para atingir o público-alvo. As ferramentas de engajamento também estão em alta no setor, com o objetivo de aumentar o número de seguidores, de curtidas e engajamento nas páginas.

  1. Google Analytics

Acompanhar os sites dos clientes é outro serviço realizado pela assessoria. Uma boa ferramenta para realizar este trabalho é o Google Analytics, que serve para acompanhar o resultado obtido na Internet.

Assim, os assessores e gestores conseguem ter uma visão das pessoas que visitaram o site, como os de veículos e redes que mais geraram visitas. A ferramenta é gratuita e simples de usar!

  1. Organizador de tarefas

Organizar as atividades é muito importante para o bom funcionamento de uma assessoria de imprensa. O Trello é um aplicativo que utiliza cartões para anotar reuniões, pautas, ideias e informações. A ferramenta auxilia na visualização de prazos de entrega e suas prioridades.

Estas são algumas ferramentas que otimizam o trabalho de um assessor de imprensa, que vai muito além destes recursos para a execução de suas tarefas!

Compartilhe

Sobre o autor: Alê

Fale conosco