O WhatsApp está em constante atualização. Recentemente, o aplicativo lançou seis excelentes novidades, que se você acompanhar este texto até o final, vai ficar por dentro de todas elas.

A comunicação virtual se tornou a ‘queridinha’ da sociedade. Se você faz uso de alguma rede social ou aplicativo de interação/mensagem, deve concordar com isto. O Whatsapp, por exemplo, é um dos aplicativos mais utilizados por todo mundo, desde o público mais jovem até os tios e avós.

Atire o primeiro smartphone quem, logo ao acordar, não acessa o WhastApp para ver se tem novas mensagens. Pois é, abrir o aplicativo ao amanhecer, na hora de dormir, no horário das refeições e até mesmo no horário de trabalho virou um hábito mundial.

E o Brasil não ficaria atrás nesse ranking de uso, não é mesmo? O WhatsApp é a rede social de mensagens mais utilizada no país, segundo pesquisa publicada na Revista Exame em outubro de 2019.

Para reforçar o quanto o Brasil gosta da plataforma de troca de mensagens de Mark Zuckerberg, saiba que 80% dos brasileiros usam o aplicativo pelo menos uma vez a cada hora, de acordo com a pesquisa Global Mobile Consumer Survey Brasil.

E ele, que não gosta de brincar em serviço, está sempre analisando e buscando atualizações para garantir que você não o deixe de lado, como é o caso das novidades que estão por vir.

Para acompanhar todas as novidades do WhatsApp, listamos algumas atualizações previstas para 2020:

  • Mudanças no armazenamento;
  • Busca por data;
  • Buscar conteúdo no Google;
  • Mudança no “modo escuro”;
  • Lançamento do “modo férias”;
  • Realização de pagamentos;
  • Múltiplos dispositivos.

Continue a leitura e descubra mais sobre cada uma destas novidades do aplicativo!

Mudanças no armazenamento

Provavelmente você reclama da quantidade de arquivos (imagens, áudios, vídeos, etc.) que as pessoas te enviam diariamente via WhatsApp. É aquele trabalho imenso de filtrar o que apagar e o que manter na memória do seu telefone… Então, a novidade que vamos descrever agora provavelmente lhe trará aquela tão esperada sensação de alívio.

O aplicativo vai permitir que você gerencie os arquivos recebidos separando-os, por exemplo, em “arquivos grandes” e “arquivos encaminhados”. Isso facilitará muito na limpeza do app.

Esse gerenciamento será por meio da área de uso de armazenamento, na aba de configurações do aplicativo. Além disso, o WhatsApp também apresentará um filtro para o gerenciamento das imagens trocadas: agora você poderá ordenar as imagens por tamanho e por período, das mais recentes às mais antigas.

E se você tem um apego a alguma mensagem enviada ou recebida e a favoritou, o aplicativo prevê, além das demais novidades acima, a manutenção das mensagens favoritadas mesmo que tenha excluído a conversa.

Busca por data

Já aconteceu de você querer muito encontrar uma mensagem em uma conversa específica mas não lembra o período?

Em breve, o WhatsApp permitirá que você faça uma busca por data dentro da conversa. A atualização estará inclusa na parte superior direita do seu telefone: um ícone de um calendário. Ao clicar nele, será possível escolher a data da conversa e buscar a mensagem de forma mais específica.

Por enquanto, a novidade está sendo testada no iOS, mas em breve chegará aos dispositivos com o sistema operacional Android, ok?

Buscar conteúdo no Google

Além das já citadas, o WhatsApp traz uma outra novidade: você terá a possibilidade de buscar no Google os conteúdos encaminhados para a sua conversa.

Como assim?

Essa busca será por meio de uma lupa que o aplicativo disponibilizará ao lado do conteúdo – imagens ou até mesmo mensagens de texto.

Essa atualização, além de proporcionar mais segurança sobre o que foi enviado, trará utilidade no combate à desinformação e golpes online.

O recurso será possível somente para mensagens encaminhadas pelo menos quatro vezes dentro do aplicativo. A novidade está prevista tanto para o iOS quanto para Android.

Mudança no “modo escuro”

Antes de tudo, o que é o “modo escuro” no WhatsApp?

O recurso, que chegou em janeiro de 2020 ao aplicativo, permite um visual em tons escuros no dispositivo, que busca reduzir o impacto da iluminação. O objetivo é promover um maior conforto à visão. Além dessa nova tecnologia mudar a interface do WhatsApp, outros aplicativos como YouTube e Messenger também já dispõem do recurso.

Dois motivos para você testar o “modo escuro”:

  • Em casos de pouca luminosidade, o “modo escuro” pode te ajudar a usar o aplicativo de maneira mais confortável;
  • Ao atualizar o aplicativo para este recurso, a bateria do seu telefone pode ter uma economia de carga e durar mais tempo do que o normal.

Afinal, quais serão as mudanças?

Mudança na tonalidade do ícone

Vamos lá: ao atualizar o seu aplicativo para o “modo escuro”, o ícone de bate-papo que dispõe de uma cor verde mais forte – atualmente – passará a ter tom verde mais leve. Essa atualização abrirá possibilidade de você personalizar seu chat e deixá-lo da maneira que preferir.

Modo escuro para o WhatsApp Web

O aplicativo de mensagens permitiu recentemente o modo escuro para o WhatsApp Web. A mudança que chegou no início do ano para os usuários na versão mobile agora também está disponível na versão desktop.

Surgimento do “modo férias”

Esta inovação do WhatsApp é a realização de um sonho de todos que utilizam sua conta pessoal para demandas do trabalho. É uma das novidades ainda em estudo, mas que promete muito!

O novo recurso dará a possibilidade de não receber notificação dos chats individuais e em grupo que foram arquivados.

É uma atualização trabalhada desde 2018, mas que por um tempo foi pausada e, recentemente, voltou a ser debatida pela equipe do aplicativo. Estamos na expectativa!

Realização de pagamento

Esta atualização, sem sombra dúvidas, vem para facilitar a vida de muita gente! Realizar pagamento dentro da plataforma foi um dos últimos recursos anunciados pelo WhatsApp.

Em junho deste ano, a ferramenta selecionou o Brasil para testar a função de envio e recebimento de dinheiro. No entanto, o serviço foi suspenso pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O motivo é que o Cade pretende avaliar os riscos do uso da função e garantir a adequação da funcionalidade ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)

Bem, mas a proposta continua de pé e o WhatsApp já se pronunciou avisando que está atuando junto às autoridades para retomar o serviço.

A funcionalidade se apresenta como a possibilidade de fazer transações bancárias, pagamentos e até mesmo compras sem taxas, tudo com um clique dentro da plataforma de troca de mensagens para usuários de contas pessoais ou comerciais do WhatsApp Business.

Como foi anunciado, o funcionamento da ferramenta será de maneira regrada: em caso de pessoa física, você só poderá fazer transferência com cartão de débito; sua transação terá o limite de R$ 1 mil, podendo ser realizada em até 20 vezes por dia e de R$ 5 mil por mês.

O recurso será disponibilizado pelo serviço do Facebook Pay.

Vamos acompanhar este desdobrar burocrático e torcer para que seja encontrada a solução mais segura para o usuário.

Múltiplos dispositivos

Por último – na verdade, nem tão último assim, já que o aplicativo traz atualizações constantes -, o WhatsApp disponibilizará o recurso de usar simultaneamente sua conta em até quatro dispositivos diferentes.

Além de fazer uso no seu telefone e em um só computador (WhatsApp Web), você poderá incluir sua conta em mais dois dispositivos.

Vale destacar que estas funções que estão por vir são testadas em uma versão beta do aplicativo, para então serem disponibilizadas para o usuário. Outras, ainda, são liberadas primeiro aos dispositivos com o sistema operacional iOS, restrito ao iPhone, para depois ser possível o uso no sistema Android.

São muitas novidades no WhatsApp para acompanhar, não é mesmo? Quase na mesma velocidade das notificações de novas mensagens.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e permita que mais pessoas também fiquem por dentro das novidades!

Compartilhe

Fale conosco