Você sabia que a comunicação interna da sua empresa é tão importante quanto a comunicação para o público? Muitos negligenciam esse aspecto, mas um bom relacionamento entre colaboradores e gestão pode ser um ponto chave para alavancar o crescimento sustentável dos negócios.
Isso porque a comunicação interna ajuda a fortalecer a estrutura organizacional de dentro para fora, mantendo a engrenagem da sua empresa sempre funcionando de forma harmoniosa.
Esse aspecto pode ser o diferencial competitivo para médias e grandes empresas, que possuem uma estrutura maior e, portanto, necessitam de um bom planejamento de comunicação para engajar seus colaboradores.
Vem saber mais!
O que é comunicação interna?
A comunicação interna é uma estratégia usada para construir um bom relacionamento entre os vários setores, equipes e colaboradores de uma empresa, por meio de canais de comunicação que possibilitem uma troca eficaz de informações.
Esse tipo de comunicação é importante quando se quer enviar uma mensagem para todos os funcionários, por exemplo, mantendo a empresa conectada. Para isso, usam-se vários recursos que facilitam essa comunicação, como newsletters, Intranet e e-mail.
Além disso, existem plataformas online de colaboração, como o Trello, ou ainda aplicativos de megnsagens corporativas, como o Google Chat. E se você prefere algo mais offline, os murais de avisos e reuniões continuam sendo boas alternativas.
Por que investir em comunicação interna?
Além de ser um canal de informações entre os vários setores das empresas, a comunicação interna também mantém um ambiente de trabalho aberto e favorável à criatividade e à inovação. Assim, a sua empresa mantém um diálogo contínuo entre funcionários e gestão.
Isto é, ajuda a difundir conhecimentos e contribui para promover temas como inclusão social, diversidade, sustentabilidade e segurança mental e física. Estes são alguns aspectos que fortalecem a cultura organizacional e contribuem diretamente para o envolvimento dos colaboradores com as metas, missão, visão e valores da organização.
Sem uma estratégia de comunicação interna, a empresa pode passar uma imagem negativa para seus próprios empregados. Aliás, 81% dos funcionários preferem ambientes de trabalho que priorizem a comunicação interna a uma empresa que só oferece benefícios, segundo pesquisa da 15Five.
Ou seja, uma comunicação interna clara e bem estruturada anda lado a lado com um alto nível de produtividade e a retenção de talentos dentro da organização.
De acordo com a Project Management Institute (PMI), os projetos de uma empresa fracassam em média 56% devido a falhas de comunicação entre suas equipes. Portanto, construir um plano de comunicação interna pode ser o que seu negócio precisa para crescer.
Boas práticas
Para que seu negócio tenha um funcionamento saudável tanto interno quanto externo, é necessário cultivar boas práticas de comunicação interna, as quais influenciam no crescimento sustentável da organização de dentro para fora.
Uma dessas práticas é o endomarketing. Diferentemente do marketing tradicional que tem como papel atrair clientes, o endomarketing é uma estratégia voltada justamente para a comunicação interna.
Dessa forma, constrói uma imagem positiva da empresa através do bom relacionamento entre as variadas funções administrativas dentro da hierarquia organizacional. Portanto, ajuda a integrar equipes, amenizar problemas e quebrar paradigmas dentro da empresa.
E além do endomarketing, outras práticas podem endossar a comunicação interna do seu negócio:
Reuniões regulares: as reuniões são uma forma eficaz de manter equipes e setores conectados. Assim, por meio desses momentos cara a cara, os colaboradores podem apresentar projetos e discutir sobre o processo de forma conjunta.
Feedbacks: o depoimento de contentamento ou descontentamento de seus funcionários sobre ações e projetos da organização podem ajudar a melhorar o funcionamento da empresa, destacando o que está dando certo e o que precisa mudar, além de demonstrar um ambiente de trabalho que valoriza a opinião de seus empregados.
Uso de ferramentas de colaboração: ferramentas que ajudem a organizar atividades, cronogramas, funções e detalhar projetos podem ser um grande diferencial na comunicação interna, facilitando o trabalho das equipes e aumentando a produtividade.
Profissionalizar a comunicação interna: criar bom porta-vozes e fortalecer a comunicação de líderes traz uma maior credibilidade, alinhamento e motivação para a organização.
Benefícios
Uma comunicação interna bem estruturada cria um clima organizacional positivo, mantém os setores integrados e engajados com a organização, potencializam a produtividade e, consequentemente, os resultados operacionais.
Com isso, a empresa funciona de forma harmoniosa e transmite informações claras e precisas, tendo um crescimento sustentável que começa entre seus colaboradores e líderes, e atinge o público de forma orgânica.
Na Letra A, consideramos a comunicação interna um aspecto primordial para o fortalecimento da cultura organizacional e levamos o bom relacionamento de nossos colaboradores a sério. Assim, podemos criar um ambiente transparente, inspirador e com troca de conhecimento constante.
Fale conosco e vamos construir juntos uma estratégia de comunicação que mova seu negócio rumo à inovação e crescimento positivo.