Foi-se o tempo em que era possível contar os meios de comunicação nos dedos de uma mão, não é mesmo? Atualmente, graças à internet e ao avanço cada vez mais veloz da tecnologia, surgem novos meios de comunicação a cada dia. 

E, se antes o caminho da comunicação era unilateral, ou seja, éramos meros receptores, hoje, com um celular na mão, viramos protagonistas de processo da comunicação.

E como você pode utilizar os meios de comunicação em favor da sua marca, do seu negócio? 

É o que vamos explicar nesse post. Acompanhe até o fim que você vai entender tudo! 

O que são os meios de comunicação e como impactam na nossa vida?

Notebook e caderneta na mesa com ícones de meios de comunicação

Os meios de comunicação são sistemas que possibilitam a troca de informações entre as pessoas. Conhecer cada um deles é fundamental para entender como é possível usá-los como ferramentas em suas estratégias. 

E identificar onde está a audiência que você pretende alcançar e como chegar até ela.

Fundamentalmente há dois tipos de meios de comunicação: os meios de comunicação de mídia, ou de massa, e os meios individuais.

Como exemplo de meios individuais temos o telefone, a carta, etc. e entre os de massa podemos citar a televisão, o jornal, o rádio e a internet, que também podem ser chamados de mídia.

Com o avanço da tecnologia e transformação digital, os meios de comunicação passaram por uma impactante revolução. Quem diria, por exemplo, que por meio do telefone, seria possível ver TV, ouvir rádio, fazer chamada de vídeo, conferir as notícias em portais e blogs, entre mil outras possibilidades? 

Hoje, a um toque na tela do smartphone, se faz contato com alguém que está do outro lado do planeta. Da mesma forma, o acesso à informação está disponível nos mais diversos canais. 

Essa integração entre as tecnologias possibilitou a abertura de diferentes canais onde uma marca pode estar presente. O que é fundamental entender é onde estar presente, como, e que linguagem utilizar para se comunicar com a audiência.

Quais os meios de comunicação mais utilizados?

Entre as pesquisas de opinião sobre qual é o meio de comunicação preferido da população, a TV continua aparecendo disparado em primeiro lugar, de acordo com o Ibope. Nove em cada 10 brasileiros assistem TV para se informar.

A internet vem em segundo lugar, como meio preferido de 26% dos entrevistados, de acordo com “Pesquisa Brasileira de Mídia – Hábitos de Consumo de Mídia Pela População Brasileira” feita pelo Governo Federal em 2016.

Três em cada quatro brasileiros têm acesso à internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios 2019 realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

O Brasil é o país mais conectado em redes sociais em toda a América Latina. Cerca de 88% da população acessa redes sociais.

Para saber em qual meio de comunicação sua marca deve estar, é importante conhecer um pouco de cada um.

Quais os principais meios de comunicação de massa?

Meios de comunicação offline

Televisão

Mesmo com os avanços da internet e, consequentemente das redes sociais, a TV continua liderando a lista dos mais queridos da população. É um dos melhores exemplos do que é um “meio de comunicação de massa”: chega a todos os lares, de todas as classes sociais, desde os grandes centros até os rincões mais distantes.

É considero um meio de comunicação eficiente e completo: oferece entretenimento, informação e publicidade. Não por acaso, tem esse poder sobre a população e sua preponderância em relação aos outros meios de comunicação. 

No entanto, trata-se de um espaço que requer um aporte maior de recursos financeiros do anunciante. Porém, se for bem utilizado, tem retorno garantido devido à sua abrangência.

Uma das estratégias para estar presente na TV é por meio da chamada mídia espontânea, com conteúdo jornalístico – reportagens e entrevistas. Para tanto, é importante contar com uma assessoria de imprensa.

 

Rádio

Este veículo carrega em sua história um fato curioso: a sua criação está vinculada às guerras. 

No entanto, de lá para cá, o rádio se transformou em um dos principais meios de comunicação. Possibilita a transmissão de informação, lazer e publicidade.

Hoje, mesmo com a popularização dos podcasts, o rádio segue firme, se reinventando e ocupando espaços na internet e mídias sociais. 

Sua grande vantagem é a dinamicidade: seu acesso pode ser feito de qualquer lugar, pelo smartphone, no carro ou em casa.

Assim como na TV, uma das estratégias para a marca é estar presente no rádio com a mídia espontânea, por meio de entrevistas nos noticiários.

Meio de comunicação online 

Internet

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 74,7% de brasileiros consomem internet. O que equivale a aproximadamente cerca de 155.496.000 pessoas. A maioria delas recorre ao serviço não só para entretenimento, mas também como forma de trabalho. 

As mil e uma possibilidades oferecidas pela Internet são o seu grande atrativo, que podem ser utilizadas a favor de sua marca, como veremos a seguir:

  • Site

É por meio de um website que você pode fazer a divulgação institucional do seu negócio, seja ele digital ou não. O site cumpre o papel de endereço virtual da empresa, como se fosse a sua sede online.

Se você não tem um site, como o seu cliente vai te encontrar quando fizer uma pesquisa à procura do serviço ou produto que você oferece?

Por isso, é importante contar com site bem construído, com um bom layout e com informações básicas sobre o seu negócio, o que sua empresa oferece e o contato. 

  • Blog

O blog é um instrumento fundamental para conquistar alcance orgânico nas buscas do Google. Desta forma, é preciso oferecer um bom conteúdo, textos bem escritos e que, acima de tudo, resolvam o problema de quem fez a busca.

Com isso, o blog pode fazer com que seu potencial cliente se interesse por seu produto ou serviço e vá visitar o seu site, suas redes sociais e, consequentemente, entre em contato, interessado na aquisição.

  • Redes sociais

As redes sociais ocuparam, com uma velocidade impressionante, o papel de canal por meio do qual as pessoas se relacionam, se informam e se divertem. 

É também onde as marcas têm a oportunidade de se relacionar de forma mais próxima com seus clientes, construindo vínculos e, claro, vendendo.

Junto com o site, o blog e outras estratégias de marketing online, as redes sociais são um importante recurso para fortalecimento de uma marca no mercado.

  • E-mail

Se engana quem pensa que o e-mail é um mero canal de comunicação interpessoal. É também um importante recurso para turbinar as estratégias de marketing, se o caminho é a comunicação direta.

Sim, o e-mail continua sendo um canal pessoal e, por isso mesmo, exige atenção na hora de decidir se o caminho será o disparo de um e-mail marketing para aqueles endereços específicos. 

A pessoa que você deseja atingir não pode se sentir invadida por sua marca com a chegada de um e-mail indesejado. Por isso, pense duas vezes antes de lançar mão dessa estratégia.

São inúmeras as plataformas que permitem a segmentação e automação que vão fazer a sua mensagem chegar a quem você deseja por e-mail. Neste caso, o recado deve ser o mais personalizado possível.

Como escolher o melhor meio de comunicação?

Todos os meios listados acima podem ajudar – e muito – no crescimento e consolidação de sua marca. Mas para chegar a um resultado significativo, é importante escolher em quais veículos você deve ou não estar. Sim, porque não é possível nem aconselhável estar em todos. 

O que vai definir essa decisão é onde está o seu cliente em potencial.

Quando se trata de comunicação e desenvolvimento de um negócio, não se deve dar um “tiro no escuro” e esperar o resultado que você tanto deseja, aparecer. 

É preciso ter estratégias muito bem definidas.

Comente aqui no blog o que você achou do nosso conteúdo e se essas informações trouxeram para você reflexões importantes acerca do crescimento de seu negócio.

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Intuit Mailchimp

Foi-se o tempo em que era possível contar os meios de comunicação nos dedos de uma mão, não é mesmo? Atualmente, graças à internet e ao avanço cada vez mais veloz da tecnologia, surgem novos meios de comunicação a cada dia. 

E, se antes o caminho da comunicação era unilateral, ou seja, éramos meros receptores, hoje, com um celular na mão, viramos protagonistas de processo da comunicação.

E como você pode utilizar os meios de comunicação em favor da sua marca, do seu negócio? 

É o que vamos explicar nesse post. Acompanhe até o fim que você vai entender tudo! 

O que são os meios de comunicação e como impactam na nossa vida?

Notebook e caderneta na mesa com ícones de meios de comunicação

Os meios de comunicação são sistemas que possibilitam a troca de informações entre as pessoas. Conhecer cada um deles é fundamental para entender como é possível usá-los como ferramentas em suas estratégias. 

E identificar onde está a audiência que você pretende alcançar e como chegar até ela.

Fundamentalmente há dois tipos de meios de comunicação: os meios de comunicação de mídia, ou de massa, e os meios individuais.

Como exemplo de meios individuais temos o telefone, a carta, etc. e entre os de massa podemos citar a televisão, o jornal, o rádio e a internet, que também podem ser chamados de mídia.

Com o avanço da tecnologia e transformação digital, os meios de comunicação passaram por uma impactante revolução. Quem diria, por exemplo, que por meio do telefone, seria possível ver TV, ouvir rádio, fazer chamada de vídeo, conferir as notícias em portais e blogs, entre mil outras possibilidades? 

Hoje, a um toque na tela do smartphone, se faz contato com alguém que está do outro lado do planeta. Da mesma forma, o acesso à informação está disponível nos mais diversos canais. 

Essa integração entre as tecnologias possibilitou a abertura de diferentes canais onde uma marca pode estar presente. O que é fundamental entender é onde estar presente, como, e que linguagem utilizar para se comunicar com a audiência.

Quais os meios de comunicação mais utilizados?

Entre as pesquisas de opinião sobre qual é o meio de comunicação preferido da população, a TV continua aparecendo disparado em primeiro lugar, de acordo com o Ibope. Nove em cada 10 brasileiros assistem TV para se informar.

A internet vem em segundo lugar, como meio preferido de 26% dos entrevistados, de acordo com “Pesquisa Brasileira de Mídia – Hábitos de Consumo de Mídia Pela População Brasileira” feita pelo Governo Federal em 2016.

Três em cada quatro brasileiros têm acesso à internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios 2019 realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

O Brasil é o país mais conectado em redes sociais em toda a América Latina. Cerca de 88% da população acessa redes sociais.

Para saber em qual meio de comunicação sua marca deve estar, é importante conhecer um pouco de cada um.

Quais os principais meios de comunicação de massa?

Meios de comunicação offline

Televisão

Mesmo com os avanços da internet e, consequentemente das redes sociais, a TV continua liderando a lista dos mais queridos da população. É um dos melhores exemplos do que é um “meio de comunicação de massa”: chega a todos os lares, de todas as classes sociais, desde os grandes centros até os rincões mais distantes.

É considero um meio de comunicação eficiente e completo: oferece entretenimento, informação e publicidade. Não por acaso, tem esse poder sobre a população e sua preponderância em relação aos outros meios de comunicação. 

No entanto, trata-se de um espaço que requer um aporte maior de recursos financeiros do anunciante. Porém, se for bem utilizado, tem retorno garantido devido à sua abrangência.

Uma das estratégias para estar presente na TV é por meio da chamada mídia espontânea, com conteúdo jornalístico – reportagens e entrevistas. Para tanto, é importante contar com uma assessoria de imprensa.

 

Rádio

Este veículo carrega em sua história um fato curioso: a sua criação está vinculada às guerras. 

No entanto, de lá para cá, o rádio se transformou em um dos principais meios de comunicação. Possibilita a transmissão de informação, lazer e publicidade.

Hoje, mesmo com a popularização dos podcasts, o rádio segue firme, se reinventando e ocupando espaços na internet e mídias sociais. 

Sua grande vantagem é a dinamicidade: seu acesso pode ser feito de qualquer lugar, pelo smartphone, no carro ou em casa.

Assim como na TV, uma das estratégias para a marca é estar presente no rádio com a mídia espontânea, por meio de entrevistas nos noticiários.

Meio de comunicação online 

Internet

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 74,7% de brasileiros consomem internet. O que equivale a aproximadamente cerca de 155.496.000 pessoas. A maioria delas recorre ao serviço não só para entretenimento, mas também como forma de trabalho. 

As mil e uma possibilidades oferecidas pela Internet são o seu grande atrativo, que podem ser utilizadas a favor de sua marca, como veremos a seguir:

  • Site

É por meio de um website que você pode fazer a divulgação institucional do seu negócio, seja ele digital ou não. O site cumpre o papel de endereço virtual da empresa, como se fosse a sua sede online.

Se você não tem um site, como o seu cliente vai te encontrar quando fizer uma pesquisa à procura do serviço ou produto que você oferece?

Por isso, é importante contar com site bem construído, com um bom layout e com informações básicas sobre o seu negócio, o que sua empresa oferece e o contato. 

  • Blog

O blog é um instrumento fundamental para conquistar alcance orgânico nas buscas do Google. Desta forma, é preciso oferecer um bom conteúdo, textos bem escritos e que, acima de tudo, resolvam o problema de quem fez a busca.

Com isso, o blog pode fazer com que seu potencial cliente se interesse por seu produto ou serviço e vá visitar o seu site, suas redes sociais e, consequentemente, entre em contato, interessado na aquisição.

  • Redes sociais

As redes sociais ocuparam, com uma velocidade impressionante, o papel de canal por meio do qual as pessoas se relacionam, se informam e se divertem. 

É também onde as marcas têm a oportunidade de se relacionar de forma mais próxima com seus clientes, construindo vínculos e, claro, vendendo.

Junto com o site, o blog e outras estratégias de marketing online, as redes sociais são um importante recurso para fortalecimento de uma marca no mercado.

  • E-mail

Se engana quem pensa que o e-mail é um mero canal de comunicação interpessoal. É também um importante recurso para turbinar as estratégias de marketing, se o caminho é a comunicação direta.

Sim, o e-mail continua sendo um canal pessoal e, por isso mesmo, exige atenção na hora de decidir se o caminho será o disparo de um e-mail marketing para aqueles endereços específicos. 

A pessoa que você deseja atingir não pode se sentir invadida por sua marca com a chegada de um e-mail indesejado. Por isso, pense duas vezes antes de lançar mão dessa estratégia.

São inúmeras as plataformas que permitem a segmentação e automação que vão fazer a sua mensagem chegar a quem você deseja por e-mail. Neste caso, o recado deve ser o mais personalizado possível.

Como escolher o melhor meio de comunicação?

Todos os meios listados acima podem ajudar – e muito – no crescimento e consolidação de sua marca. Mas para chegar a um resultado significativo, é importante escolher em quais veículos você deve ou não estar. Sim, porque não é possível nem aconselhável estar em todos. 

O que vai definir essa decisão é onde está o seu cliente em potencial.

Quando se trata de comunicação e desenvolvimento de um negócio, não se deve dar um “tiro no escuro” e esperar o resultado que você tanto deseja, aparecer. 

É preciso ter estratégias muito bem definidas.

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