Manter um relacionamento com a imprensa, de forma sólida e ativa, é uma das estratégias de comunicação mais eficazes que uma empresa pode colocar em prática para conquistar mais visibilidade. 

Diante da alta competitividade do mercado, preservar uma conexão com os meios de comunicação – isto é, estar sempre em contato com jornais, emissoras de TV e rádio – é uma vantagem para a imagem de qualquer organização

E o melhor é que as ações voltadas para esse objetivo não precisam ser grandiosas para obter bons resultados.

Quer saber como? Vamos te explicar!

Como construir um relacionamento com a imprensa

O relacionamento com a imprensa constrói-se com um conjunto de práticas voltadas para criar, nutrir e fortalecer laços com os jornalistas. Ou seja, não só as ações corriqueiras como a sugestão de pautas estratégicas e a apresentação de porta-vozes para entrevistas, como também atividades mais elaboradas, como o envio de press kits e organização de eventos exclusivos.

relacionamento com a imprensa

Assim, essas e outras atividades contribuem para estabelecer uma relação de confiança entre imprensa e marca, um fator essencial para qualquer empresa se destacar e fortalecer sua reputação diante da opinião pública.

Ações que promovem um bom relacionamento com a imprensa

  • Proatividade: atencipar-se às necessidades dos jornalistas e estar pronto para responder dúvidas reforça o compromisso da marca com a imprensa e, desta forma, demonstra interesse genuíno em construir uma parceria recíproca.
  • Envio de press releases sem exagero: releases são ferramentas valiosas, mas quando enviados em excesso, podem acabar irritando e até sendo ignorados pelos jornalistas. 
  • Materiais personalizados: em vez de adotar uma abordagem única para todos os veículos, crie materiais específicos que atendam às especificidades e adeque-os ao contexto de cada veículo. 
  • Porta-vozes bem treinados:  porta-vozes bem treinados geram uma boa impressão e passam confiança aos jornalistas. Em outras palavras, facilitam o trabalho da equipe de reportagem e garantem uma cobertura mais positiva e fiel ao que a marca representa.
  • Transparência: em situações de crise ou mudanças sensíveis, por exemplo, a transparência é crucial para preservar a credibilidade da marca e manter a confiança dos jornalistas, de modo que não prejudique o relacionamento e a confiança na marca.

Em sua forma tradicional, esse relacionamento envolve uma interação direta com jornalistas, de forma presencial ou bastante próxima. Mas, atualmente, essa interação acontece muito mais no ambiente digital, sendo o email e o Whatsapp as principais ferramentas usadas para isso. 

Entretanto, o toque pessoal oferecido pelas ações cara a cara continua sendo um grande diferencial. 

Nuances do relacionamento com a imprensa

Para além das atividades técnicas, o relacionamento com a imprensa é uma conexão delicada, que requer bom senso e boas práticas da parte do jornalista.

Uma dessas nuances envolve o uso do WhatsApp e redes sociais para manter esse contato: para alguns jornalistas, tudo bem, mas para outros, esses nunca deve ser um canal para sugestão de pautas. 

O insight acima é da pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas”, do portal Comunique-se, que contou com a participação de mais de 300 jornalistas de redação e essa visão foi apresentada por 55,5% das respostas. 

Neste cenário, ambas as formas são eficazes e têm o mesmo propósito: transmitir os valores da empresa e criar reconhecimento, tornando a marca mais memorável. Mas é aí que entra a principal força das ações presenciais: conquistar destaque em um mundo digital e fazer sua marca ser presente de forma autêntica.

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A importância de ações presenciais

Sendo assim, como vimos acima, ações como eventos exclusivos para a imprensa, brindes personalizados em press kits ou visitas às redações são ferramentas poderosas para as marcas que desejam cultivar relações mais próximas.

Isto, no entanto, não quer dizer que sua empresa precisa investir milhares de reais em uma ação para estreitar laços com comunicadores. O que ela precisa é, portanto, ser estratégica na divisão de recursos para garantir resultados mais assertivos.

Separamos alguns exemplos para você:

Exemplos de ações práticas para se aproximar da imprensa

  • Press kits criativos: a entrega de press kits constituem uma forma de comunicar a identidade e o propósito da marca, além de despertar o interesse dos jornalistas indo além do texto. Nesse sentido, você deve escolher itens personalizados que tenham relação direta com o lançamento ou a campanha em questão. 
  • Eventos exclusivos: organizar eventos exclusivos oferece a oportunidade de engajar os jornalistas, ao criar uma experiência imersiva e única. Dessa forma, é possível promover interações com os porta-vozes da marca, o que permite que os jornalistas compreendam mais profundamente os valores e a proposta da marca em uma conversa cara a cara.
  • Visitas às redações: visitar as redações também é uma ótima maneira de personalizar o contato com jornalistas, mostrando que a marca está disposta a ir até eles. Quem não gosta de um gesto de cordialidade, não é mesmo?

Resumindo, essa proximidade cria oportunidades para ouvir o que os jornalistas buscam e criar uma relação mais aberta e de fácil acesso. Assim, a imprensa consegue ver a marca como uma parceira disposta a colaborar de maneira personalizada.

Casos 

Na Letra A Comunicação, a ação realizada no Dia do Jornalista foi simples, mas impactante: entregamos bolos nas redações de TV e jornal impresso da cidade como uma forma de celebrar o trabalho daqueles que são grandes parceiros na rotina.  

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Ações assim aproximam os dois lados que precisam um do outro para atuar e fortalecem a autoridade da empresa. Mas não são apenas empresas de comunicação que devem buscar ações assim. 

O Natal Shopping,  cliente da Letra A, organiza eventos exclusivos para jornalistas e formadores de opinião anualmente e tem como prática enviar press kits personalizados para os jornalistas e influenciadores digitais. 

Em dezembro, o café da manhã do empreendimento já virou tradição como uma forma mais genuína de fazer uma retrospectiva e comunicar as novidades do ano seguinte.

Portanto, o relacionamento com a imprensa é, sem dúvida, um dos pilares para a construção de uma reputação sólida e de uma imagem confiável para qualquer marca. 

E para isso, pequenas ações estratégicas, principalmente as presenciais, ajudam a conquistar o interesse e a confiança dos jornalistas, fazendo com que a mensagem da marca chegue ao público de forma genuína e relevante.

Sendo assim, empresas de todos os tamanhos precisam manter uma relação com os veículos de comunicação.

Que tal começar a implementar algumas dessas ideias na sua própria marca? Convidamos você a refletir sobre as oportunidades e a compartilhar sua experiência conosco!

Se precisar de apoio, a equipe da Letra A está pronta para te ajudar e elevar sua marca a novos patamares de visibilidade e credibilidade.

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Sobre o autor: Érika Oliveira

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Érika Oliveira atua há 5 anos com assessoria de comunicação e relacionamento com influenciadores. É Head de Relações Públicas na Letra A, e aqui, escreve sobre temas como presença na mídia, redes sociais e marketing de influência.

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