Esta é uma técnica de produção textual muito utilizada na área da assessoria de imprensa e, a partir dela, sua marca pode ganhar espaço na mídia. Neste blog post descreveremos detalhadamente o que é um press release e como fazer.
Atualmente é muito fácil o acesso a todo tipo de informação, basta acessar as redes socias e os aplicativos de mensagens, não é mesmo? Mas, informação de qualidade e de credibilidade… Isto só é possível por meio de um jornalismo sério, comprometido em oferecer o melhor conteúdo, que visa o compartilhamento de informações provenientes de fonte segura.
E uma coisa que você talvez não saiba, é que boa parte dos conteúdos publicados por estes veículos vem a partir de press releases, enviados por uma assessoria de imprensa.
Continue a leitura para saber mais sobre esta técnica e quais as vantagens que ela pode oferecer para a sua marca.
Mas, afinal, o que é um press release?
O termo em inglês significa material liberado para a imprensa. Pode servir de sugestão de pauta, muitas vezes veiculado completa ou parcialmente, de modo espontâneo. Para tanto, é importante que o documento seja estruturado de acordo com as técnicas de um texto jornalístico.
O objetivo principal da construção e envio desse material para os veículos de comunicação é fortalecer o relacionamento da sua marca com a mídia. Desta forma, é possível fazer com que ela seja, além de conhecida, também reconhecida no mercado em que atua.
De modo geral, você pode entender o press release como um canal de diálogo com os jornalistas e o público que lerá aquele conteúdo. E vale destacar que os assuntos pautados devem ser sempre de relevância às três principais esferas envolvidas:
- Sua marca
- O veículo
- O público atingido
Além disso, há outras razões para que você entenda a importância que o press release pode ter para o fortalecimento da sua marca no mercado. Confira abaixo 4 motivos que tornam esta estratégia importante neste processo:
- Por meio dele o veículo de comunicação fica ciente de que sua empresa existe e atua em determinada área;
- Fortalece a marca e traz credibilidade ao serviço ou produto oferecido por ela;
- Disponibiliza ao seu público-alvo um conhecimento autêntico acerca de determinado assunto do interesse dele;
- Facilita a possibilidade de sua marca ser incluída em outras pautas.
Agora que você já sabe da importância de um bom press release, continue a leitura para descobrir quais técnicas são necessárias para a sua produção.
Como construir um bom press release?
A estrutura deste texto deve ser simples, clara e direta, semelhante à de uma notícia. A parte inicial da redação, o que chamamos de lead (o primeiro, ou os dois primeiros parágrafos) deve conter informações sobre 5 pontos importantes:
- O quê?
- Quem?
- Quando?
- Onde?
- Por quê?
Estas são as perguntas-chave que irão nortear a estruturação do conteúdo. Logicamente que o texto não precisa se ater somente a elas.
É interessante que haja um complemento de informações para que o contexto além de atrativo, seja completo. Mas a partir do título e do lead, já deve ser possível identificar o interesse do tema.
Mas atenção:
As chances de aproveitamento do release são baseadas na oferta de uma boa pauta, na qualidade das informações, na elaboração do texto, na apresentação e distribuição.
Seu conteúdo deve ser objetivo, claro, direcionado a quem realmente possa ser atraído – portanto, o mais personalizado possível.
Além disso, na produção de um press release, é importante estar sempre atento a algumas dicas essenciais, tais como:
- Escrita objetiva e clara;
- Utilizar uma linguagem que não seja técnica, de forma que o público em geral compreenda;
- Explorar o “sobre a empresa”;
- Utilizar a estratégia de SEO.
Porque o SEO é fundamental?
Primeiro vamos explicar o que é SEO:
Search Engine Optimization (SEO) significa otimização de textos para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas que visa alcançar bons destaques na busca do Google.
É importante lembrar que a presença dos veículos de imprensa tem crescido no ambiente online para a divulgação de notícias.
Sendo assim, faz-se necessário que todo texto produzido para divulgação de uma marca ou empresa utilize todas as técnicas possíveis para que o press release também seja bem ranqueado nos buscadores.
Agora é a vez de você perguntar: mas o que é ranqueamento? Tudo bem, nós também vamos te explicar isto:
O ranqueamento diz respeito a como os robôs e algoritmos responsáveis pelo tráfego na internet enxergam determinado conteúdo. E, ao ser incluído na plataforma Google, o texto passa pela análise desses robôs. Caso atenda aos critérios que a plataforma impõe, o conteúdo pode ter presença garantida na primeira página de busca.
Ou seja, se o texto sobre sua marca aparece como uma das primeiras opções na busca do seu público-alvo, pode ter certeza que a partir disso, será vista com outros olhos.
Caso este assunto tenha despertado em você alguma curiosidade, acesse o Guia de SEO disponibilizado pelo Google. Esta estratégia é muito relevante na produção de um press release, além de facilitar o posicionamento de sua empresa no ambiente online.
O release faz parte de uma estratégia
Agora que você já sabe sobre a importância de um press release, é fundamental que entenda outro ponto importante: ele faz parte de uma estratégia que precisa ser executada por uma assessoria de comunicação, para que alcance o objetivo esperado.
Uma assessoria de comunicação eficiente saberá como atingir os espaços onde sua marca pode estar presente, por meio de um press release. Desta forma, ele poderá cumprir o caminho bem-sucedido, que é:
- Chegar ao destino desejado
- Ser lido
- Despertar interesse
- Gerar uma ação – ampliar o conhecimento do jornalista sobre o assunto, provocar uma pauta ou ter a publicação parcial ou integral do conteúdo.
Deixa nos comentários o que você achou do nosso conteúdo. Se houver alguma dúvida, pode perguntar! Estamos aqui para te auxiliar a colocar sua marca em evidência!