Com o crescimento da necessidade de trabalho em home office, o uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação interna é uma das estratégias que vêm sendo cada vez mais adotadas pelas instituições. 

Sabemos que não é fácil ter equipes engajadas e motivadas, principalmente quando estão trabalhando remotamente. Com isso, muitas empresas buscam alternativas para unificar as mensagens que circulam no ambiente interno, sendo o WhatsApp uma delas.

Mas como tudo, essa discussão também há dois lados: um bom e um ruim. O aplicativo pode se tornar tanto um problema quanto um aliado na comunicação entre os colaboradores da sua empresa. Tudo depende de como será utilizado

Por isso, ao longo deste texto vamos te mostrar os prós e contras do uso desta ferramenta no ambiente corporativo. Vamos lá?

Estatísticas que mostram a importância do WhatsApp

De acordo com dados do Google Play Store, o aplicativo soma mais de 5 bilhões de downloads em todo mundo. No Brasil, o número de usuários já ultrapassa 120 milhões de pessoas e 59% destas utilizam o app na tela inicial dos seus smartphones, segundo uma pesquisa realizada pelo Grupo Croma, empresa brasileira de consultoria empresarial.

Outro número que vai te deixar impressionado é o fato de que o WhatsApp encontra-se instalado em 99% dos smartphones dos brasileiros, conforme divulgado pela pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, instituição que estuda os hábitos de consumo de conteúdos e serviços móveis no país.

Diante desses dados, você deve estar curioso para saber se deve ou não aplicar o uso do Whatsapp na comunicação interna da sua empresa, não é mesmo?!

Então, vamos às vantagens e desvantagens do uso do WhatsApp para comunicação interna de uma instituição!

Vantagens do uso do Whatsapp como ferramenta de comunicação interna

Você já sabe que boa parte dos brasileiros utiliza esta ferramenta como fonte de informação diária. Isso é um ponto importante para essa discussão.

As pessoas estão sempre com seus smartphones em mãos, a postos para receber e enviar mensagens de texto, áudios, imagens, vídeos etc. Portanto, você tem que concordar comigo: a maioria dos seus colaboradores já está familiarizada com a interface do WhatsApp.

Partindo desse princípio, podemos afirmar que a chance de uma informação chegar rápido ao conhecimento dos colaboradores que compõem sua equipe é muito grande, maior do que colocar recadinhos no quadro de avisos, concorda?

Seguindo nesse argumento, separamos 3 vantagens deste uso:

Aumento da participação e interação em ações 

O engajamento dos seus colaboradores em ações, campanhas e atividades nunca mais será o mesmo depois da implementação do uso do WhatsApp na comunicação interna da sua empresa. 

Isso porque a ferramenta de mensagens instantâneas permite a interação em tempo real, de forma direta e rápida. Os conteúdos deste canal são disparados na mesma hora para todos os colaboradores, não importando o lugar onde estejam. As informações estão a um clique!

A plataforma possibilita ainda a realização de assembleias, reuniões, palestras e muitas outras atividades remotamente, como pesquisas de opiniões, homenagens e mensagens motivacionais.

Presente no dia a dia das pessoas

Na sua empresa, há algum funcionário que não utilize o WhatsApp? Se sim, ele está dentro de um número bem restrito de pessoas. Isso porque, a maioria dos indivíduos à nossa volta faz uso do app para se comunicar com família, amigos, colegas – atualmente, ligações e mensagens telefônicas só são utilizadas em casos de urgência.

A facilidade de ter a um clique uma resposta sobre determinada dúvida, notícias de um parente, da cidade em que mora, do trabalho ou qualquer outro tipo de informação traz muita comodidade para a nossa rotina diária, não é mesmo?

Por isso, esse canal é tão relevante para a comunicação interna do seu negócio: não importa onde a pessoa esteja, ela estará com um celular no bolso ou na bolsa, seja na rua, em casa, no trabalho, no médico etc.

Possibilidade de automatizar mensagens

Como assim automatizar mensagens? Pois é! O WhatsApp permite a automatização das informações as quais sua empresa pretende passar.

Para isso, você precisará utilizar os Chatbots, que nada mais são do que programas de computadores que simulam o atendimento humanizado, ou seja, servem para tornar a comunicação institucional mais personalizada.

A partir da definição de palavras-chaves, conceitos e frases pré-estabelecidas, os Chatbots respondem às dúvidas e interações dos colaboradores de forma rápida e instantânea. 

Gostou das vantagens apresentadas? Agora chegou a hora de conhecer o outro lado da moeda.

Desvantagens do Whatsapp como ferramenta de comunicação interna

Embora as tecnologias e a migração das empresas para o mundo virtual se mostrem sempre como ótimas alternativas, é preciso avaliar os riscos antes de investir na implementação de uma ferramenta nova na comunicação interna da sua empresa.

Diante disso, elencamos 3 desvantagens do uso do WhatsApp na manutenção do diálogo com os seus colaboradores.

Possível perda de foco

O WhatsApp foi originalmente criado para uso pessoal, ou seja, inicialmente sua função principal estava ligada às relações interpessoais, como o contato com amigos, familiares e conhecidos. Com o passar dos anos, as empresas voltaram-se também a este ambiente de interação. E é aí que está o perigo!  

A probabilidade das mensagens, com finalidade de estabelecer uma comunicação interna entre os seus colaboradores, se perderem em meio às de cunho pessoal é enorme! 

Ao abrir o aplicativo, o indivíduo se depara com um mundo de outras mensagens e o foco na comunicação de trabalho, e o consequente rendimento, pode ser comprometido.

Segurança digital

O WhatsApp está sujeito a fraudes! Quando criamos uma conta no aplicativo, cedemos nossas informações pessoais e confidenciais ao programa. Caso algum hacker assuma a conta de determinado usuário, esses dados estão sob risco.

O fato de a empresa não ser proprietária do aplicativo – diferentemente de um canal de Intranet, plataforma virtual criada de forma personalizada para a comunicação interna, que lhe garante autonomia e segurança – faz com que as mensagens, dados e arquivos enviados estejam expostos.

Falsa sensação de imediatismo

O aumento do fluxo de mensagens e informações enviadas virtualmente, devido à pandemia e à realidade do home office, tem tornado a rotina dos trabalhadores ainda mais exaustiva.

O fato das mensagens serem instantâneas causa uma falsa sensação de imediatismo. Assim, ao receber uma mensagem o colaborador sente-se, na maioria das vezes, na obrigação de responder não importando a hora. Com isso, a possibilidade de estresse, esgotamento e cansaço mental acaba sendo inevitável.

Enfim…

Depois do compartilhamento dessas informações e das reflexões que fizemos aqui, cabe agora a você decidir se deve ou não usar o WhatsApp como ferramenta de comunicação interna na sua empresa. Antes de tomar a decisão final, procure pesar as necessidades reais do seu negócio.

Como já mencionamos, tudo tem um lado bom e ruim. Encontrar o equilíbrio é o segredo para o sucesso de qualquer empreitada. 

Procure entender como a comunicação interna da sua empresa precisa ser reinventada e invista em uma estratégia bem planejada, seja no uso do WhatsApp ou de outro canal. Assim você alcançará ótimos resultados!

Se depois de avaliar a situação da sua empresa ainda houver dúvidas, entre em contato com a Letra A. Nós podemos te dar uma mãozinha na implementação dessas estratégias e canais de comunicação interna.

>> Antes de ir embora, confira também o nosso post “Como melhorar a comunicação interna na sua empresa” 

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Sobre o autor: Manu Freitas

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