Toda empresa em algum momento precisa de algumas dicas de como melhorar a comunicação interna. Isso porque uma boa estratégia de comunicação, com clareza e fluidez das informações, fazem muita diferença para a construção de um ambiente de trabalho saudável.

A comunicação interna, quando realizada de forma objetiva e direta, é um dos pilares mais importantes para alcançar resultados positivos. Por isso, a cada dia, mais organizações têm buscado aprimorar essa área.

Quando a comunicação flui no ambiente organizacional, os colaboradores se sentem mais motivados, felizes e dispostos a solucionar os desafios que surgem no dia a dia. Eles saberão exatamente o que fazer, porque trabalham em uma empresa que preza por um discurso claro e direto. E mais: que valoriza o contato próximo.

Você deve estar se perguntando: mas como faço para melhorar a comunicação interna da minha empresa? Até o final desse texto você vai sair com a resposta certa para esta pergunta. Antes, precisa ficar por dentro do que é a comunicação interna.

9 dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa

Comunicação interna: o que é e qual o objetivo dela em uma empresa

A comunicação interna é o canal por meio do qual instituições e empresas buscam estreitar o relacionamento com seus chamados stakeholders: investidores, equipes de trabalho e prestadores de serviço. 

No entanto, mesmo com os inúmeros recursos de informação disponíveis ao alcance das organizações, pode haver, no público interno, um contingente significativo que sequer sabe onde suas organizações pretendem chegar. E isso é muito grave. 

Como você deseja chegar a algum lugar sem contar com o seu time para que isso aconteça?

Se você pretende imprimir ao público interno um novo papel, no qual desenvolva suas atividades à luz do conhecimento sobre sua função e o papel da organização, é preciso transformá-lo em agente de mudança. 

Essa é uma tarefa que envolve toda a organização. E a comunicação interna opera justamente para que isso aconteça.

A comunicação interna plena, defendida nos dias de hoje, não tem lugar em um ambiente de trabalho em que os empregados são pagos meramente para cumprir ordens. 

Em um ambiente como esse, a comunicação tende a ser vertical, do topo para a base, tolhida e essencialmente instrumental. Esse modelo precisa ser revisto urgentemente.

Essa estratégia deve agir como uma ferramenta que promove e permite a interação entre todos os setores de forma horizontal: tanto os gestores quanto os colaboradores podem acessar as informações e dividir dados, opiniões e percepções entre si.

Principal objetivo da comunicação interna

Além de unir colaboradores, gestores e setores de uma empresa na mesma página, a comunicação interna proporciona um trabalho mais alinhado de todas as equipes. Assim, seu negócio terá ainda mais sucesso nas ações e nos projetos desenvolvidos.

Quando todos os profissionais que compõem as equipes da sua empresa entendem o planejamento, metas e aonde pretende-se chegar no mercado em que atua, as estratégias da comunicação interna do seu empreendimento estão cumprindo o principal objetivo.

Se você chegou até aqui, já percebeu a importância dessa ferramenta para o crescimento e sucesso da sua empresa. No entanto, é preciso ir além. Sua comunicação interna precisa melhorar sempre.

Por isso, separamos nove dicas para você:

Foque nos canais de divulgação

Você precisa entender e escolher as ferramentas que serão usadas no compartilhamento das informações internas de sua empresa. Esses canais devem se complementar e fornecer uma comunicação unificada. Há, no mercado, diversas opções de plataformas online, por exemplo. Escolha a que melhor se adapta à sua necessidade.

Pesquise sobre os assuntos a serem divulgados

Entenda suas pautas, ou seja, escolha os temas que serão abordados além dos institucionais. Realize pesquisas internas sempre que possível, assim, além de conhecer seus colaboradores, você poderá focar em temas de interesse coletivo. E promover, com isso, uma maior interação.

9 dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa

Respeite a periodicidade dos conteúdos

Para a comunicação interna da sua empresa obter sucesso entre os colaboradores, você precisará manter um ritmo de postagens e divulgação. Seja em meios físicos – jornal mural, jornal interno etc. – ou virtuais – newsletters, intranet, canais no Youtube e outros – é preciso estabelecer uma rotina de publicações, para manter o canal sempre aberto.

Utilize linguagem direta e clara

Lembra do que falamos no início das nossas dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa? Pois é, o sucesso está na objetividade e na clareza utilizadas para a transmissão das informações. Portanto, nada de textão! Evite termos técnicos e estruturas textuais exaustivas. Use palavras que tragam sua equipe para mais perto de você. Pergunte como eles estão e se há alguma dúvida, faça desse momento um bate papo “olho no olho”.

9 dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa

Alinhe o discurso em reuniões internas

Reuniões entre equipes geram bons resultados para a comunicação interna. Nelas, você pode alinhar o discurso da empresa com os colaboradores e integrar pessoas de diferentes áreas que normalmente não convivem entre si, o que favorece a troca de experiências.

Incentive o diálogo aberto

Os gestores precisam estar acessíveis a líderes e colaboradores. Só assim, haverá uma maior fluidez no diálogo e interação entre as equipes, além de uma maior clareza sobre os objetivos micro e macro. Ouvir uns aos outros é muito importante para que todos estejam em sintonia e cultivem o respeito mútuo.

Motive seus colaboradores

Nenhum indivíduo renderá bem sem incentivo. É preciso estar motivado para desempenhar uma determinada função ou realizar uma atividade com sucesso. Por isso, invista em campanhas e textos motivacionais. Valorize quem faz sua marca crescer a cada dia.

Você pode premiá-los pelas metas alcançadas, realizar gincanas ou fomentar a troca de mensagens entre as equipes. O importante é fazer com que eles reconheçam o papel relevante que desempenham na sua empresa. 

9 dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa

Abra espaço para sugestões

Esteja aberto às sugestões e críticas. Disponha de um espaço para que os seus colaboradores possam deixar registradas críticas, dúvidas e ideias. Pode ser uma caixinha em um local reservado, para que não fiquem inibidos em depositar suas contribuições, ou, pode ser um e-mail destinado apenas a esse canal. Fica à sua escolha!

Lembrando sempre que uma equipe diversa oferece sugestões e insights de múltiplos pontos de vista. Veja nosso texto sobre diversidade no ambiente de trabalho.

Contrate uma empresa especializada

Todos sabemos que gerir uma empresa não é tarefa fácil. Então, se você reconhece a importância de uma comunicação interna eficiente, procure uma agência especializada em comunicação. Ela certamente lhe oferecerá um leque de possibilidades para incrementar e melhorar o contato com seus stakeholders.

Com essa dica preciosa, chegamos ao fim da nossa conversa. 

Se gostou do texto, compartilhe nas suas redes sociais, pode ser que ajude a mais alguém a encontrar uma solução para incrementar ainda mais o contato com seus colaboradores!

 

Sobre o autor: Manu Freitas

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Toda empresa em algum momento precisa de algumas dicas de como melhorar a comunicação interna. Isso porque uma boa estratégia de comunicação, com clareza e fluidez das informações, fazem muita diferença para a construção de um ambiente de trabalho saudável.

A comunicação interna, quando realizada de forma objetiva e direta, é um dos pilares mais importantes para alcançar resultados positivos. Por isso, a cada dia, mais organizações têm buscado aprimorar essa área.

Quando a comunicação flui no ambiente organizacional, os colaboradores se sentem mais motivados, felizes e dispostos a solucionar os desafios que surgem no dia a dia. Eles saberão exatamente o que fazer, porque trabalham em uma empresa que preza por um discurso claro e direto. E mais: que valoriza o contato próximo.

Você deve estar se perguntando: mas como faço para melhorar a comunicação interna da minha empresa? Até o final desse texto você vai sair com a resposta certa para esta pergunta. Antes, precisa ficar por dentro do que é a comunicação interna.

9 dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa

Comunicação interna: o que é e qual o objetivo dela em uma empresa

A comunicação interna é o canal por meio do qual instituições e empresas buscam estreitar o relacionamento com seus chamados stakeholders: investidores, equipes de trabalho e prestadores de serviço. 

No entanto, mesmo com os inúmeros recursos de informação disponíveis ao alcance das organizações, pode haver, no público interno, um contingente significativo que sequer sabe onde suas organizações pretendem chegar. E isso é muito grave. 

Como você deseja chegar a algum lugar sem contar com o seu time para que isso aconteça?

Se você pretende imprimir ao público interno um novo papel, no qual desenvolva suas atividades à luz do conhecimento sobre sua função e o papel da organização, é preciso transformá-lo em agente de mudança. 

Essa é uma tarefa que envolve toda a organização. E a comunicação interna opera justamente para que isso aconteça.

A comunicação interna plena, defendida nos dias de hoje, não tem lugar em um ambiente de trabalho em que os empregados são pagos meramente para cumprir ordens. 

Em um ambiente como esse, a comunicação tende a ser vertical, do topo para a base, tolhida e essencialmente instrumental. Esse modelo precisa ser revisto urgentemente.

Essa estratégia deve agir como uma ferramenta que promove e permite a interação entre todos os setores de forma horizontal: tanto os gestores quanto os colaboradores podem acessar as informações e dividir dados, opiniões e percepções entre si.

Principal objetivo da comunicação interna

Além de unir colaboradores, gestores e setores de uma empresa na mesma página, a comunicação interna proporciona um trabalho mais alinhado de todas as equipes. Assim, seu negócio terá ainda mais sucesso nas ações e nos projetos desenvolvidos.

Quando todos os profissionais que compõem as equipes da sua empresa entendem o planejamento, metas e aonde pretende-se chegar no mercado em que atua, as estratégias da comunicação interna do seu empreendimento estão cumprindo o principal objetivo.

Se você chegou até aqui, já percebeu a importância dessa ferramenta para o crescimento e sucesso da sua empresa. No entanto, é preciso ir além. Sua comunicação interna precisa melhorar sempre.

Por isso, separamos nove dicas para você:

Foque nos canais de divulgação

Você precisa entender e escolher as ferramentas que serão usadas no compartilhamento das informações internas de sua empresa. Esses canais devem se complementar e fornecer uma comunicação unificada. Há, no mercado, diversas opções de plataformas online, por exemplo. Escolha a que melhor se adapta à sua necessidade.

Pesquise sobre os assuntos a serem divulgados

Entenda suas pautas, ou seja, escolha os temas que serão abordados além dos institucionais. Realize pesquisas internas sempre que possível, assim, além de conhecer seus colaboradores, você poderá focar em temas de interesse coletivo. E promover, com isso, uma maior interação.

9 dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa

Respeite a periodicidade dos conteúdos

Para a comunicação interna da sua empresa obter sucesso entre os colaboradores, você precisará manter um ritmo de postagens e divulgação. Seja em meios físicos – jornal mural, jornal interno etc. – ou virtuais – newsletters, intranet, canais no Youtube e outros – é preciso estabelecer uma rotina de publicações, para manter o canal sempre aberto.

Utilize linguagem direta e clara

Lembra do que falamos no início das nossas dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa? Pois é, o sucesso está na objetividade e na clareza utilizadas para a transmissão das informações. Portanto, nada de textão! Evite termos técnicos e estruturas textuais exaustivas. Use palavras que tragam sua equipe para mais perto de você. Pergunte como eles estão e se há alguma dúvida, faça desse momento um bate papo “olho no olho”.

9 dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa

Alinhe o discurso em reuniões internas

Reuniões entre equipes geram bons resultados para a comunicação interna. Nelas, você pode alinhar o discurso da empresa com os colaboradores e integrar pessoas de diferentes áreas que normalmente não convivem entre si, o que favorece a troca de experiências.

Incentive o diálogo aberto

Os gestores precisam estar acessíveis a líderes e colaboradores. Só assim, haverá uma maior fluidez no diálogo e interação entre as equipes, além de uma maior clareza sobre os objetivos micro e macro. Ouvir uns aos outros é muito importante para que todos estejam em sintonia e cultivem o respeito mútuo.

Motive seus colaboradores

Nenhum indivíduo renderá bem sem incentivo. É preciso estar motivado para desempenhar uma determinada função ou realizar uma atividade com sucesso. Por isso, invista em campanhas e textos motivacionais. Valorize quem faz sua marca crescer a cada dia.

Você pode premiá-los pelas metas alcançadas, realizar gincanas ou fomentar a troca de mensagens entre as equipes. O importante é fazer com que eles reconheçam o papel relevante que desempenham na sua empresa. 

9 dicas de como melhorar a comunicação interna na empresa

Abra espaço para sugestões

Esteja aberto às sugestões e críticas. Disponha de um espaço para que os seus colaboradores possam deixar registradas críticas, dúvidas e ideias. Pode ser uma caixinha em um local reservado, para que não fiquem inibidos em depositar suas contribuições, ou, pode ser um e-mail destinado apenas a esse canal. Fica à sua escolha!

Lembrando sempre que uma equipe diversa oferece sugestões e insights de múltiplos pontos de vista. Veja nosso texto sobre diversidade no ambiente de trabalho.

Contrate uma empresa especializada

Todos sabemos que gerir uma empresa não é tarefa fácil. Então, se você reconhece a importância de uma comunicação interna eficiente, procure uma agência especializada em comunicação. Ela certamente lhe oferecerá um leque de possibilidades para incrementar e melhorar o contato com seus stakeholders.

Com essa dica preciosa, chegamos ao fim da nossa conversa. 

Se gostou do texto, compartilhe nas suas redes sociais, pode ser que ajude a mais alguém a encontrar uma solução para incrementar ainda mais o contato com seus colaboradores!

 

Sobre o autor: Manu Freitas

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