O email marketing é uma estratégia do Marketing Digital responsável pela publicidade de uma marca. São anúncios estratégicos enviados por e-mail para uma lista de leads qualificados ou clientes já ativos.
É uma forma eficaz de estreitar o relacionamento com os potenciais consumidores do seu negócio. Mas para garantir um bom resultado, você precisa saber o que, como e para quem comunicar. E é por isso que vamos te mostrar agora os primeiros passos para aprender como fazer email marketing gratuito.
Primeiros passos do email marketing
De nada adianta ter uma boa estratégia de vendas e manutenção de relacionamento se não for bem embasada e construída por meio de objetivos, certo? Então, separamos algumas dicas para evitar que o trabalho com a construção do e-mail marketing da sua empresa seja em vão.
Construa uma lista orgânica de contatos
O maior erro cometido ao aderir ao e-mail marketing é obter uma lista de contatos por meio de uma compra.
Essa ação, além de direcionar o conteúdo da sua marca para públicos aleatórios, possivelmente irá enviar o seu e-mail diretamente para a caixa de spam dos destinatários.
É essencial que haja uma captação espontânea de mailing, ou seja, a construção de uma base de emails reais de potenciais clientes que realmente estão interessados em seu negócio. Uma boa opção para captar leads qualificados e que estejam no topo do seu funil é apostar em landing pages que coletem, organicamente, as informações dos visitantes de seu site.
Para conseguir o email da sua clientela, você pode trabalhar com estratégias de marketing de conteúdo, oferecendo ebooks e infográficos sobre seu nicho, ou descontos para uma próxima compra, como faz a marca Lolipet, por exemplo. Além dessa opção, uma estratégia também bastante eficaz para construir a sua base de e-mails é incluir pop-ups ao longo das páginas do seu website ou e-commerce.
Eles geralmente são acompanhados de uma promoção ou call to action para atrair a atenção do leitor e fazer com que ele queira continuar consumindo os conteúdos das páginas da sua marca.
O pop-up pode ser considerado inconveniente, então precisa ser muito bem elaborado para não atrapalhar a experiência do leitor que visita o seu site.
Defina a sua estratégia de email marketing
Agora que você já tem uma base orgânica de e-mails consolidada, é necessário construir uma estratégia para direcionar o discurso da sua marca através dos emails que serão enviados.
As técnicas de coleta de dados e captação de mailing já podem fazer um bom trabalho em relação à “curadoria” do público-alvo da sua empresa, porque ali você pode perguntar características e interesses do seu consumidor além de apenas o email.
Você agora deve apostar na elaboração de uma persona para afunilar ainda mais a produção de conteúdo da sua estratégia de e-mail marketing.
Com a persona construída, é chegado o momento de investir na elaboração do tom de voz da sua marca, afinal, quanto mais pessoal for a sua estratégia, melhor será a aproximação dos clientes com o nome e o nicho de atuação do negócio.
Estabeleça os objetivos e a constância
Para que os seus leitores saibam exatamente o que esperar, é necessário estabelecer os pilares da comunicação dos seus e-mails e a constância de todos eles.
Uma excelente dica para facilitar a sua rotina e agilizar a produção de conteúdo é construir um planejamento com todos os assuntos que serão abordados e a data em que cada um deles será enviado para os e-mails da sua lista — respeitando sempre uma constância regrada, como envio semanal ou quinzenal.
Com as datas definidas e conhecendo seu próprio processo criativo, você saberá exatamente quando começar a estudar sobre o conteúdo para começar a produzi-lo.
Como fazer email marketing gratuito: ferramentas de layout e de envio
Com a estratégia de marca e de conteúdo definidas: é hora de colocar a mão na massa! Vamos conhecer algumas ferramentas de envio gratuitas que também são responsáveis por gerar layouts automáticos e personalizados para o seu e-mail marketing.
Benchmark Email
A plataforma consegue automatizar campanhas em até 15 minutos e é direcionada para pequenas e médias empresas. Ela oferece a possibilidade de customização de layouts e possui um plano gratuito com envio para até 250 e-mails a cada mês.
Zoho Campaigns
Recomendado para empresas de médio a grande porte, o Zoho agrega em seu plano gratuito testes, layouts e relatórios de e-mail marketing. Apesar disso, o modelo sem mensalidade possui muitas limitações, inclusive para disparos e cadastro inicial.
Mad Mimi
A plataforma apresenta um uso simples e intuitivo para personalização, envio e monitoramento de e-mails. O plano gratuito básico oferece a possibilidade de envio mensal para até 500 contas diferentes. Por isso, é recomendado que seu uso seja feito por iniciantes.
Agora que você já sabe como fazer e-mail marketing gratuito, temos tudo pronto para iniciar a captação dos seus leads pelas estratégias que mencionamos lá em cima!
Que tal compartilhar esse texto entre os seus contatos para direcionar o seu público sobre as novidades que podem estar vindo por aí? Nada como uma prévia para preparar o terreno com os conteúdos que estão a caminho, não é mesmo?