Se você deseja que o seu negócio se torne ainda mais conhecido e relevante na área em que atua, precisa entender para que serve o marketing de conteúdo. Essa estratégia de divulgação, além de atrair mais clientes usando os assuntos interessantes relacionados à sua empresa, é peça chave para se tornar referência no mercado.

Quando falamos de marketing digital, para alcançar uma presença online relevante, não basta só estar nas redes sociais: é necessário chamar a atenção do seu público e se destacar entre os concorrentes. E é aí que o marketing de conteúdo entra na sua estratégia, oferecendo boas ideias, assuntos interessantes, relevantes e valiosos ao seu público.

Para isso, você precisará utilizar estratégias de divulgação e promoção da sua marca. Separamos algumas informações que te farão entender o que é e para que serve o marketing de conteúdo.

O que é o marketing de conteúdo?

Se você quer ter sucesso na divulgação do seu negócio, serviço ou produto, está no lugar certo. Vamos te ajudar a entender como o marketing de conteúdo pode incrementar a sua visibilidade.

Marketing Strategy Connting Digital Devices Concept

Este importante aliado na conquista do sucesso da sua empresa, nada mais é do que uma estratégia de marketing direcionada ao engajamento do seu público-alvo através da criação de conteúdo relevante e necessário na área em que sua empresa atua.

Parece complicado, não é?! Mas a gente descomplica para você! Talvez o caso mais famoso de marketing de conteúdo seja o Guia Michelin, criado pela fabricante de pneus para dar dicas de bons hotéis e restaurantes que seus clientes, que fazem muitas viagens de carro, podem conhecer.

Funciona como uma máquina de atração de clientes: a criação de conteúdo vai chamar a atenção do público direcionado, trabalhando no crescimento da sua base de clientes e possíveis clientes gerando valor e imagem positiva para o seu negócio.

Utilizado de forma estratégica, o marketing de conteúdo ajudará em todo processo de compra e na atração espontânea de novos e antigos clientes. Basicamente, você levará as pessoas a terem sua empresa como referência no mercado porque você fala de assuntos interessantes e de valor para o seu nicho

Para que você possa entender a importância da aplicação dessa mecânica na divulgação da sua empresa, é preciso compreender qual a sua real utilidade.

Para que serve o marketing de conteúdo?

Agora que você já sabe o que é essa estratégia, vamos entender para que serve e porque é tão importante para o sucesso dos seus negócios.

Atualmente, o consumidor escolhe o que deseja com apenas um clique na tela do celular. Ninguém precisa mais ficar em frente à TV, passivamente, na expectativa de ser impactado por aquela tão desejada promoção. O mundo digital é a principal vitrine de compra. Por isso, você precisa investir na sua presença online.

O marketing de conteúdo serve para, além de atrair o cliente para sua marca, gerar identificação com ela. Afinal, hoje em dia consumimos muito mais do que produtos: compramos ideais, conceitos e valores.

Uma estratégia de produção de conteúdo bem elaborada não vai focar exclusivamente na venda de um produto ou serviço, mas irá além, adicionando conceitos como benefício, experiência e valor, gerados para quem está sendo atingido por aquela publicação.

Separamos alguns objetivos principais do Marketing de Conteúdo que te farão entender de uma vez por todas porque você precisa dele.

Os 4 principais objetivos do marketing de conteúdo

Aumento da visibilidade no mundo digital

Quem não é visto não é lembrado. Você certamente já ouviu essa expressão alguma vez na sua vida. Mas não basta ser visto e lembrado, é necessário gerar interesse.

Se você já tem presença digital, mas não vê resultados, pode ser porque produz conteúdo de qualquer forma, usando palavras-chaves aleatórias ou informações soltas. É preciso investir nas estratégias corretas de marketing de conteúdo, direcionando para o seu público algo que ele queira ver. Isso porque o algoritmo de buscas do Google e algumas redes sociais já identifica qual informação é relevante para determinado usuário e, assim, possibilita mais visibilidade a determinados conteúdos. 

Aumento da interação entre as pessoas e a sua empresa

As estratégias do marketing de conteúdo são verdadeiros canais de interação do público com seu negócio. Com um bom conteúdo, seu público fica interessado em iniciar uma conversa e deixa um comentário para saber mais ou dar sua opinião sobre o assunto.

Para que serve marketing de conteúdo

Sua marca pode oferecer conteúdo por meio de textos para um blog, central de atendimento ou presença estratégica nas redes sociais. Por meio delas, os clientes podem tirar dúvidas sobre serviços ou produtos, enviar sugestões e manter contato direto com sua empresa. 

Na prática, podemos usar a Nestlé como exemplo, que por anos ofereceu receitas nas caixas de seus produtos. Levando isso para o digital, as pessoas que executarem as receitas podem deixar comentários, enviar fotos dos pratos prontos e compartilhar links como antes compartilhavam cadernos com as receitas anotadas. Todas essas formas são meios possíveis de gerar publicidade espontânea.

Conquistar a confiança para a propagação de sua marca

Você já percebeu que a produção de conteúdo de qualidade é o que vai ajudar a incrementar o sucesso para o seu negócio, não é?! É um ciclo: com o aumento da visibilidade e da interação, você gera confiança das pessoas. Desta forma, sua empresa conquistará autoridade no mercado e futuros clientes. 

Se você investir no marketing de conteúdo, gerar informações de valor para os usuários das redes, sem dúvidas alguma sua marca será lembrada muito mais do que a dos seus concorrentes que não investem tempo e dinheiro nessas estratégias.

Assim, se seus clientes estão satisfeitos com os serviços, produtos, atendimento e relacionamento, eles indicarão e compartilharão seus conteúdos com outras pessoas que possam ter interesse.

Melhorar a experiência do pós-venda

Direcionar estratégias de marketing de conteúdo para possibilitar um contato direto, rápido e eficiente com os seus clientes é um dos objetivos de um bom planejamento.

Seja por meio de uma central de ajuda, e-mail marketing direcionado aos seus clientes ou FAQ, sua empresa precisa ter um canal direto com eles. Assim, você garantirá a fidelização destes usuários.

Tenha a certeza de que o sucesso da experiência de um pós-venda é o que vai garantir a manutenção de um indivíduo na sua base de clientes.

Marketing de conteúdo: quais canais usar?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que um bom canal é onde seu público está! Afinal, o que vai adiantar produzir conteúdo em determinada rede se seu potencial cliente não está lá?

Escolha um canal ou mais onde possa estreitar o contato com seus potenciais clientes e se dedique totalmente à qualidade e constância das publicações. Tenha presença sistemática na rede escolhida.

Há muitas possibilidades de canais, vamos citar alguns para você conhecê-los e pensar qual se adequa melhor ao seu negócio.

Blogs

O blog é o principal canal utilizado para marketing de conteúdo porque oferece várias possibilidades de formatos – texto, vídeo, infográfico, listas, além de opções para transformar seus leads em clientes potenciais. 

Mas, o grande diferencial dele em relação aos outros está no tráfego. Tudo que você consegue de audiência é totalmente sua. Não corre o risco de você perdê-la para outros concorrentes.

O melhor de tudo é que: se você mantém um fluxo de postagens você já está impulsionando seu site. No blog, você também pode oferecer o e-book.

E-books

Se você procura alcançar usuários que estejam em busca de um material mais rico e elaborado, eles são uma ótima opção.

Um e-book permite o aprofundamento sobre determinado assunto da sua área e é uma ótima forma de demonstrar ao mercado e ao mundo digital que você tem autoridade para falar sobre o que faz ou vende.

Eles possuem outros diferenciais: geração de lead e aumento na sua base de contatos. Isso porque, para ter acesso ao seu e-book ,você pode solicitar que os usuários preencham uma tabela com dados e informações pessoais. Isso te ajudará muito a direcionar seu conteúdo ao que eles precisam e procuram.

Redes sociais

Elas são as queridinhas do marketing de conteúdo. Os benefícios são variados, com elas você consegue engajar a audiência, gerar tráfego para o blog, vender, manter contato no pós-venda e muito mais!

Procure conhecer mais sobre cada uma delas e invista na que mais se encaixa no perfil do seu negócio. Você pode conferir o nosso texto sobre qual a melhor rede social para sua empresa.

Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, são as mais usadas.

No Instagram, um bom exemplo de marketing de conteúdo é um hotel usar os posts para dar dicas turísticas da cidade em que se está localizado. Imagina como isso facilitaria a vida dos hóspedes? Um conteúdo de valor é isso: algo que seja importante para o público.

Email Marketing

Sim! Essa estratégia ainda é muito utilizada e pode gerar ótimos resultados na divulgação da sua empresa.

O uso de email não está nem perto de acabar. Outras redes sociais já nascem fadadas a um prazo de validade, como o Orkut, por exemplo. Os e-mails não! Eles sobrevivem há décadas e estão cada vez mais em alta.

Por meio deste canal, você tem como ter uma previsão de alcance, já que você direciona as mensagens para uma determinada quantidade de pessoas e fica sabendo quantas receberam, abriram ou clicaram no seu conteúdo.

Vídeos

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo que se preze utiliza vídeos para aumentar a visibilidade e autoridade da empresa. Com eles, você pode educar seu público e demonstrar seus ideais, valores, produtos e serviços de forma clara e direta.

Uma das maiores vantagens da utilização de vídeos é a facilidade de consumo. Ele pode ser visto em celulares, tablets, notebooks etc.

Para que serve marketing de conteúdo (2)

Esses são apenas alguns dos canais que sua empresa pode utilizar para estar mais perto do público desejado. 

Existem profissionais e empresas especializadas na prestação do serviço de Marketing de Conteúdo. Nós, da Letra A Comunicação, somos uma delas.

Com o desenvolvimento de estratégias adequadas, sua marca será referência e autoridade nas redes sociais ou canais digitais.

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Sobre o autor: Manu Freitas

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