A cada dia estamos mais imersos nas redes sociais, e não apenas para lazer e socialização. Se queremos comprar algo ou se precisamos de um serviço, procuramos o perfil digital das empresas para saber mais sobre elas.  Diante disso, quem tem um negócio sabe que tem que marcar presença no mundo online. Mas como saber qual é a melhor rede social para empresas diante de tantas opções? Calma!

As redes sociais se transformaram em uma importante fonte de consulta e são muitas pesquisas que o cliente faz antes de efetivar uma compra.  Antes de chegarmos à resposta para a pergunta, você precisa entender as vantagens de habitar o mundo virtual das redes e as peculiaridades de cada plataforma. 

Rede social para empresas: uma oportunidade de vitrine e relacionamento

 

Perfil na rede social: por que fazer um para a empresa?

Desde sempre, as empresas procuram formas de promover suas marcas, produtos e serviços. Com a internet, os panfletos, anúncios publicitários, carros de som etc., perderam um pouco de espaço. Mas seguem atendendo às demandas específicas para essas mídias. 

O fato é que todo mundo está conectado e sua empresa também precisa estar. Se você ainda não conta com um perfil em alguma rede social para sua empresa, precisa criar uma conta o quanto antes! Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Rede social para empresas: fortalecimento da imagem do seu negócio

Não adianta de nada criar uma marca, conceito, identidade visual etc., se você não investir na divulgação da sua empresa, no relacionamento e na aproximação de novos clientes.

Por meio da presença nas redes sociais, é possível humanizar sua marca, consolidar sua imagem ou, até mesmo, gerenciar uma possível crise, fortalecendo assim seu compromisso com a resolução de problemas, por exemplo.

Além disso, as redes sociais são o lugar ideal para as marcas se relacionarem com os clientes e conquistar novos públicos. Mas é preciso ter as estratégias muito bem definidas.

Engajamento com usuários

Quando uma empresa cria um perfil em uma rede social – seja ela Instagram, Facebook, Twitter ou LinkedIn – tem a oportunidade de se relacionar com seus seguidores e clientes de uma forma mais próxima. E é aí que está a importância de estar presente nas redes sociais: interação com o público que resulta em engajamento e aumento no número de seguidores.

Por meio da produção e compartilhamento de conteúdo que interesse ao público, sua marca chegará até as pessoas certas e elas irão interagir com suas postagens, curtindo, comentando ou compartilhando. Essa interação é o que tornará sua marca relevante na internet.

Fidelização de clientes

Com o engajamento, é possível que seus clientes passem a utilizar a rede social da sua empresa para fazer contato sobre produtos, serviços, dúvidas e reclamações.

Através desse canal de contato direto com novos e antigos clientes, sua empresa pode estreitar ainda mais os laços com os seguidores. Um bom perfil empresarial deve estar disponível para responder dúvidas, oferecer conteúdo, criar campanhas promocionais e muito mais.

Quando o usuário percebe que seu atendimento é personalizado, as chances de você transformá-lo em cliente e divulgador da sua marca são enormes! Já pensou nisso?

Identificação do público alvo na rede social da empresa

As redes sociais oferecem dados sobre os usuários que podem lhe ajudar a identificar melhor e mais assertivamente seus potenciais consumidores. Com isso, você pode elaborar e pôr em prática diversas estratégias de vendas e marketing. 

Uma boa estratégia para entender melhor seu público é a análise de métricas. Por meio delas você tem acesso ao perfil dos usuários que navegam pela rede social da sua empresa e são alcançados pelos seus posts e compartilhamentos.

Além disso, você também pode observar as interações em seus conteúdos: o que tem mais comentários e curtidas, ou o que os usuários deixam de conteúdo em suas postagens, como opiniões ou posicionamentos. A partir da análise dessas informações fica bem mais fácil desenvolver estratégias de marketing.

Até aqui já deu para entender como é vantajoso criar um perfil em rede social para empresas, correto?!

Mas afinal, qual rede social escolher para o seu negócio?

Conheça as opções de redes sociais para empresas

Antes de decidir qual a rede social ideal para sua marca, você precisa conhecer um pouco de cada uma, já que possuem particularidades e vantagens. Vamos lá!?

Facebook

Rede social para empresas: o Facebook tem muitas opções para perfis comerciais

Essa rede social é, sem dúvidas, um ótimo lugar para o marketing digital. A faixa etária dos seus usuários é ampla e pode ser utilizada por qualquer empresa, não importa qual segmento.

O Facebook possui recursos voltados aos perfis comerciais e é excelente para realizar propagandas de produtos ou serviços. Você pode criar uma página para sua empresa e adicionar conteúdo sobre o seu negócio, número de telefone, endereço, horários de funcionamentos e muito mais.

Dentro do Facebook há uma plataforma chamada Messenger, ideal para manter o relacionamento direto com os usuários. É através dela que você irá conversar com seus clientes ou futuros consumidores. 

Com relação à criação de conteúdo, essa rede social permite a postagem de textos, imagens, vídeos curtos ou longos, transmissões ao vivo, enquetes, listas, check-in, links de sites etc. Há ainda a possibilidade de impulsionar esses posts, criando uma propaganda paga e direcionada ao público desejado.

Instagram

Rede social para empresas: o Instagram está em alta no momento

O Instagram também é amplamente utilizado para anúncios e propagandas. Seu conteúdo pode ser postado no feed, permanecendo em seu perfil por tempo indeterminado, ou nos stories, com duração de 24 horas, podendo ainda ser adicionado à ferramenta ‘destaque’ que permite a fixação do story em seu perfil.

Um ponto importante a ser levado em conta quando se trata do Instagram é o engajamento. Quanto mais curtidas ou comentários uma postagem obtiver, mais chances de estar no topo da timeline dos seguidores. Sua página comercial também deve interagir com outras páginas, isso contribui para o aumento do engajamento e o destaque do seu negócio entre os seguidores.

Nessa rede social você pode postar imagens, legendadas ou não, vídeos curtos (stories e feed) e longos (pelo IGTV) ou realizar transmissões ao vivo. Outra ferramenta importante do Instagram é a edição de fotos e vídeos. O novo acessório Reels, tendência que surgiu com outra rede social, o TikTok, permite que você edite vídeos que podem ser postados no feed ou no stories. 

Divulgação no Instagram: os influenciadores digitais e as hashtags

Com relação à publicidade, nessa rede social os protagonistas são os influenciadores digitais, figuras famosas que possuem muitos seguidores e divulgam produtos e serviços em seus perfis pessoais, alcançando assim um público alvo específico.

Como escolher o influenciador digital ideal para divulgar sua empresa

Outra estratégia fundamental do marketing nessa rede é o uso das hashtags: elas especificam os conteúdos por características comuns. Digamos que você poste uma foto do seu produto que é do ramo da beleza. Se você utilizar a hashtag #maquiagem ela será exposta com outras fotos com essa mesma tag. Isso impulsiona sua postagem que poderá ser vista também pela pesquisa através das tags.

LinkedIn

Essa rede social é o local ideal para fechar negócios virtualmente. Ela é responsável por conectar profissionais e empresas. Nela, sua empresa deverá inserir dados como produtos, serviços oferecidos, selos de qualidade, tudo que puder atestar o quanto sua marca é uma boa escolha para fechar negócios. 

Assim como no Instagram e Facebook você pode postar textos, imagens ou vídeos relacionados ao seu nicho de atuação. Por ser um ambiente onde se conectam empresas e profissionais, a diferença na produção de conteúdo para o LinkedIn está na utilização de uma linguagem mais formal.

O engajamento nessa rede gira em torno das postagens: quanto mais atividade, mais perfis interessados no seu conteúdo e comentando suas postagens, mais valorizado seu perfil será nessa rede.

Youtube

Nessa rede social você deverá divulgar seu produto ou serviço de forma clara, direta e atrativa. Ela possibilita a postagem de vídeos e, recentemente, a transmissão de conteúdos ao vivo, reuniões virtuais, eventos, webinars etc.

Em relação ao engajamento, o tempo de visualização do vídeo é o que mais importa. O YouTube só conta como visualização quando todo o vídeo é assistido. O período de tempo entre uma postagem e outra também influencia, então é preciso manter uma agenda regular de postagens.

Twitter

Nessa rede social você pode inserir atualizações ou postagens instantâneas de até 280 caracteres, texto ou imagem. Funciona como um microblog, onde você pode atualizar informações sobre o seu negócio a todo momento. Os textos devem ser diretos e claros, já que são mensagens curtas.

Uma grande diferença em relação às outras redes citadas anteriormente, é que no Twitter não há contas empresariais ou pessoais, todas possuem as mesmas características e vantagens.

Para conseguir sucesso nessa rede social você precisa utilizar as hashtags, responder os tweets e estar por dentro dos trending topics, os assuntos mais comentados pelos usuários no momento. E manter uma grande regularidade de postagens.

Enfim… 

Chegamos ao final desse texto e esperamos ter ajudado a abrir o leque de possibilidades para divulgar o seu negócio no mundo virtual. Agora, basta escolher qual opção melhor se encaixa no perfil da sua empresa e criar uma rede social!

Lembre-se que é preciso conquistar um engajamento que resulte em frutos para sua marca, de nada adianta ter milhares de seguidores e não gerar clientes reais para o seu negócio. Por isso, foque na análise dos resultados gerados pelo seu perfil.

Vale lembrar que um suporte profissional é importante para incrementar ainda mais sua performance nas redes sociais.

Se você gostou desse conteúdo deixe um comentário aqui no post ou compartilhe nas suas redes sociais!

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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A cada dia estamos mais imersos nas redes sociais, e não apenas para lazer e socialização. Se queremos comprar algo ou se precisamos de um serviço, procuramos o perfil digital das empresas para saber mais sobre elas.  Diante disso, quem tem um negócio sabe que tem que marcar presença no mundo online. Mas como saber qual é a melhor rede social para empresas diante de tantas opções? Calma!

As redes sociais se transformaram em uma importante fonte de consulta e são muitas pesquisas que o cliente faz antes de efetivar uma compra.  Antes de chegarmos à resposta para a pergunta, você precisa entender as vantagens de habitar o mundo virtual das redes e as peculiaridades de cada plataforma. 

Rede social para empresas: uma oportunidade de vitrine e relacionamento

 

Perfil na rede social: por que fazer um para a empresa?

Desde sempre, as empresas procuram formas de promover suas marcas, produtos e serviços. Com a internet, os panfletos, anúncios publicitários, carros de som etc., perderam um pouco de espaço. Mas seguem atendendo às demandas específicas para essas mídias. 

O fato é que todo mundo está conectado e sua empresa também precisa estar. Se você ainda não conta com um perfil em alguma rede social para sua empresa, precisa criar uma conta o quanto antes! Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Rede social para empresas: fortalecimento da imagem do seu negócio

Não adianta de nada criar uma marca, conceito, identidade visual etc., se você não investir na divulgação da sua empresa, no relacionamento e na aproximação de novos clientes.

Por meio da presença nas redes sociais, é possível humanizar sua marca, consolidar sua imagem ou, até mesmo, gerenciar uma possível crise, fortalecendo assim seu compromisso com a resolução de problemas, por exemplo.

Além disso, as redes sociais são o lugar ideal para as marcas se relacionarem com os clientes e conquistar novos públicos. Mas é preciso ter as estratégias muito bem definidas.

Engajamento com usuários

Quando uma empresa cria um perfil em uma rede social – seja ela Instagram, Facebook, Twitter ou LinkedIn – tem a oportunidade de se relacionar com seus seguidores e clientes de uma forma mais próxima. E é aí que está a importância de estar presente nas redes sociais: interação com o público que resulta em engajamento e aumento no número de seguidores.

Por meio da produção e compartilhamento de conteúdo que interesse ao público, sua marca chegará até as pessoas certas e elas irão interagir com suas postagens, curtindo, comentando ou compartilhando. Essa interação é o que tornará sua marca relevante na internet.

Fidelização de clientes

Com o engajamento, é possível que seus clientes passem a utilizar a rede social da sua empresa para fazer contato sobre produtos, serviços, dúvidas e reclamações.

Através desse canal de contato direto com novos e antigos clientes, sua empresa pode estreitar ainda mais os laços com os seguidores. Um bom perfil empresarial deve estar disponível para responder dúvidas, oferecer conteúdo, criar campanhas promocionais e muito mais.

Quando o usuário percebe que seu atendimento é personalizado, as chances de você transformá-lo em cliente e divulgador da sua marca são enormes! Já pensou nisso?

Identificação do público alvo na rede social da empresa

As redes sociais oferecem dados sobre os usuários que podem lhe ajudar a identificar melhor e mais assertivamente seus potenciais consumidores. Com isso, você pode elaborar e pôr em prática diversas estratégias de vendas e marketing. 

Uma boa estratégia para entender melhor seu público é a análise de métricas. Por meio delas você tem acesso ao perfil dos usuários que navegam pela rede social da sua empresa e são alcançados pelos seus posts e compartilhamentos.

Além disso, você também pode observar as interações em seus conteúdos: o que tem mais comentários e curtidas, ou o que os usuários deixam de conteúdo em suas postagens, como opiniões ou posicionamentos. A partir da análise dessas informações fica bem mais fácil desenvolver estratégias de marketing.

Até aqui já deu para entender como é vantajoso criar um perfil em rede social para empresas, correto?!

Mas afinal, qual rede social escolher para o seu negócio?

Conheça as opções de redes sociais para empresas

Antes de decidir qual a rede social ideal para sua marca, você precisa conhecer um pouco de cada uma, já que possuem particularidades e vantagens. Vamos lá!?

Facebook

Rede social para empresas: o Facebook tem muitas opções para perfis comerciais

Essa rede social é, sem dúvidas, um ótimo lugar para o marketing digital. A faixa etária dos seus usuários é ampla e pode ser utilizada por qualquer empresa, não importa qual segmento.

O Facebook possui recursos voltados aos perfis comerciais e é excelente para realizar propagandas de produtos ou serviços. Você pode criar uma página para sua empresa e adicionar conteúdo sobre o seu negócio, número de telefone, endereço, horários de funcionamentos e muito mais.

Dentro do Facebook há uma plataforma chamada Messenger, ideal para manter o relacionamento direto com os usuários. É através dela que você irá conversar com seus clientes ou futuros consumidores. 

Com relação à criação de conteúdo, essa rede social permite a postagem de textos, imagens, vídeos curtos ou longos, transmissões ao vivo, enquetes, listas, check-in, links de sites etc. Há ainda a possibilidade de impulsionar esses posts, criando uma propaganda paga e direcionada ao público desejado.

Instagram

Rede social para empresas: o Instagram está em alta no momento

O Instagram também é amplamente utilizado para anúncios e propagandas. Seu conteúdo pode ser postado no feed, permanecendo em seu perfil por tempo indeterminado, ou nos stories, com duração de 24 horas, podendo ainda ser adicionado à ferramenta ‘destaque’ que permite a fixação do story em seu perfil.

Um ponto importante a ser levado em conta quando se trata do Instagram é o engajamento. Quanto mais curtidas ou comentários uma postagem obtiver, mais chances de estar no topo da timeline dos seguidores. Sua página comercial também deve interagir com outras páginas, isso contribui para o aumento do engajamento e o destaque do seu negócio entre os seguidores.

Nessa rede social você pode postar imagens, legendadas ou não, vídeos curtos (stories e feed) e longos (pelo IGTV) ou realizar transmissões ao vivo. Outra ferramenta importante do Instagram é a edição de fotos e vídeos. O novo acessório Reels, tendência que surgiu com outra rede social, o TikTok, permite que você edite vídeos que podem ser postados no feed ou no stories. 

Divulgação no Instagram: os influenciadores digitais e as hashtags

Com relação à publicidade, nessa rede social os protagonistas são os influenciadores digitais, figuras famosas que possuem muitos seguidores e divulgam produtos e serviços em seus perfis pessoais, alcançando assim um público alvo específico.

Como escolher o influenciador digital ideal para divulgar sua empresa

Outra estratégia fundamental do marketing nessa rede é o uso das hashtags: elas especificam os conteúdos por características comuns. Digamos que você poste uma foto do seu produto que é do ramo da beleza. Se você utilizar a hashtag #maquiagem ela será exposta com outras fotos com essa mesma tag. Isso impulsiona sua postagem que poderá ser vista também pela pesquisa através das tags.

LinkedIn

Essa rede social é o local ideal para fechar negócios virtualmente. Ela é responsável por conectar profissionais e empresas. Nela, sua empresa deverá inserir dados como produtos, serviços oferecidos, selos de qualidade, tudo que puder atestar o quanto sua marca é uma boa escolha para fechar negócios. 

Assim como no Instagram e Facebook você pode postar textos, imagens ou vídeos relacionados ao seu nicho de atuação. Por ser um ambiente onde se conectam empresas e profissionais, a diferença na produção de conteúdo para o LinkedIn está na utilização de uma linguagem mais formal.

O engajamento nessa rede gira em torno das postagens: quanto mais atividade, mais perfis interessados no seu conteúdo e comentando suas postagens, mais valorizado seu perfil será nessa rede.

Youtube

Nessa rede social você deverá divulgar seu produto ou serviço de forma clara, direta e atrativa. Ela possibilita a postagem de vídeos e, recentemente, a transmissão de conteúdos ao vivo, reuniões virtuais, eventos, webinars etc.

Em relação ao engajamento, o tempo de visualização do vídeo é o que mais importa. O YouTube só conta como visualização quando todo o vídeo é assistido. O período de tempo entre uma postagem e outra também influencia, então é preciso manter uma agenda regular de postagens.

Twitter

Nessa rede social você pode inserir atualizações ou postagens instantâneas de até 280 caracteres, texto ou imagem. Funciona como um microblog, onde você pode atualizar informações sobre o seu negócio a todo momento. Os textos devem ser diretos e claros, já que são mensagens curtas.

Uma grande diferença em relação às outras redes citadas anteriormente, é que no Twitter não há contas empresariais ou pessoais, todas possuem as mesmas características e vantagens.

Para conseguir sucesso nessa rede social você precisa utilizar as hashtags, responder os tweets e estar por dentro dos trending topics, os assuntos mais comentados pelos usuários no momento. E manter uma grande regularidade de postagens.

Enfim… 

Chegamos ao final desse texto e esperamos ter ajudado a abrir o leque de possibilidades para divulgar o seu negócio no mundo virtual. Agora, basta escolher qual opção melhor se encaixa no perfil da sua empresa e criar uma rede social!

Lembre-se que é preciso conquistar um engajamento que resulte em frutos para sua marca, de nada adianta ter milhares de seguidores e não gerar clientes reais para o seu negócio. Por isso, foque na análise dos resultados gerados pelo seu perfil.

Vale lembrar que um suporte profissional é importante para incrementar ainda mais sua performance nas redes sociais.

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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