Em tempos de grande busca por reposicionamento de marca e transformação constante em nossa forma de comunicação graças às redes sociais, o trabalho de um assessor de imprensa segue sendo uma das atividades mais relevantes para as empresas que almejam construir uma imagem positiva frente ao mercado e ao público que a consome.

No entanto, a expertise do assessor vai muito além da divulgação de uma marca na mídia. Por isso, vamos te mostrar aqui o que faz uma assessoria de imprensa, quais são suas principais áreas de atuação e como a experiência deste profissional pode trazer um diferencial e tanto para sua empresa. 

Boa leitura!

O que faz um assessor de imprensa?

De forma simples, o papel do assessor de imprensa é facilitar o contato da empresa com os veículos de comunicação por meio da criação de diversos materiais (press release, notas, reportagens, entre outros) que abordam a própria instituição ou os assuntos relativos a ela, e que tenham o potencial de se tornar notícia.

O assessor é também o grande responsável por definir o tom de voz e o posicionamento da marca no mercado e na mídia. Além de construir uma relação positiva com os jornalistas. 

entrevista para tv

Desta forma, seus porta-vozes podem se tornar uma importante referência para as próximas pautas – que digam respeito à sua área de atuação – a serem produzidas por estes veículos.

Principais atividades realizadas pelo profissional de assessoria de imprensa

Atendimento à Imprensa

O assessor de imprensa tem como importante função atuar como ponto de apoio da empresa junto à mídia. Portanto, é quem acompanha o representante da marca (diretor, gerente, fundador, entre outros) em entrevistas para TV ou rádio, coletivas, eventos e ações promocionais. É papel do profissional, ainda, orientá-lo quanto ao que falar e como se portar adequadamente nestas situações. 

Além disso, o assessor também atua como porta-voz da empresa quando a mesma se torna notícia na imprensa ou tem seu nome sugerido internamente como pauta. Cabe a este profissional avaliar a proposta do conteúdo e intermediar o contato entre o jornalista e a marca.

Follow-up

O follow-up é o nome dado ao contato feito pelo assessor para apresentar de maneira mais objetiva – aos jornalistas, editores, blogueiros e influenciadores – as pautas onde o seu cliente/marca/empresa é o tema principal. Essa técnica também contribui para uma relação amistosa entre o assessor e a imprensa no geral.

Press Release

O press release é um texto em formato jornalístico redigido e enviado pelo assessor para veículos de imprensa, com o objetivo de divulgar alguma notícia – ação, lançamento de produto ou campanha de marketing promovida pelo cliente assessorado. O principal objetivo do release é fazer com que aquela marca/cliente seja vista como sugestão de pauta interessante pelo veículo, ao ponto de virar notícia publicada.

Clipping

O clipping é uma espécie de relatório diário elaborado pelo assessor com todos os conteúdos publicados pela imprensa sobre o cliente/empresa assessorada, como por exemplo, o press release. Por meio do clipping é possível analisar se a imagem da marca tem performado de maneira positiva na mídia, assim como analisar a presença dos concorrentes.

Gerenciamento de crise

É muito comum associarmos o trabalho de uma assessoria de imprensa a uma gestão de crise na mídia – e não é para menos. Afinal, a presença deste profissional em um momento tão delicado como esse é essencial para que a empresa consiga contornar a situação da melhor forma. Assim, utiliza as principais técnicas de comunicação existentes para entender a crise e encontrar uma solução efetiva, visando resolvê-la o quanto antes. 

Estratégia de comunicação

Toda empresa que deseja se manter relevante na mídia precisa ter a comunicação bem alinhada, para que a sua mensagem seja transmitida de forma clara ao público que a consome. 

O assessor de imprensa também desenvolve as estratégias de comunicação para a marca, de modo a construir o tom e identidade própria. Desta forma, busca facilitar o entendimento do público em geral sobre sua atuação no mercado. 

Media Training

É o processo de treinar o representante de uma empresa para aprender a falar de maneira adequada sobre a marca e o trabalho desenvolvido por ela. Tanto durante entrevistas para televisão, rádio, jornais e revistas, quanto em eventos e demais ações comerciais onde sua presença foi solicitada.

Além das atividades acima, o assessor também produz determinados materiais de comunicação essenciais para divulgação de qualquer marca na mídia. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Roteiros e guias de entrevistas
  • Notas à imprensa
  • Ações de endomarketing
  • Materiais promocionais (Press Kits)
  • Organização de mailing com os contatos dos principais veículos de mídia (blogs, jornais, revistas, editores, repórteres, entre outros)

Quais as vantagens do trabalho de uma assessoria de imprensa para sua marca?

Planejamento de assessoria de mídias e imprensa

O suporte de uma boa equipe de assessoria de imprensa potencializa a promoção da marca e uma maior exposição na mídia, graças à relação já consolidada entre o assessor e os principais canais de comunicação. 

Outra vantagem está na conquista de autoridade e reputação positiva no mercado, refletida, muitas vezes, na divulgação espontânea da empresa nos canais online e offline. 

Por fim, a expertise da assessoria é essencial no gerenciamento de crise, pois auxilia a empresa a administrar a situação perante a opinião pública, estancando o problema.

Assessor de imprensa x gerente de marketing: qual é a diferença?

Uma questão relevante sobre o que faz uma assessoria de imprensa está na maneira como seu trabalho é visto, comparado ao executado pelo profissional de marketing, já que ambos atuam com o mesmo propósito: construir a imagem positiva de uma marca.

Apesar das profissões estarem cada vez mais correlatas, há, sim, diferenças.

O gerente de marketing atua de forma mais global, planejando e executando ações que auxiliem o posicionamento da marca no mercado. Como por exemplo, utiliza, em sua maioria, ferramentas de mídia paga para promover a empresa agenciada e impactar o maior número de pessoas em diversos canais. Como anúncios em redes sociais e propaganda em veículos de comunicação e outras mídias publicitárias. 

O assessor de imprensa, por sua vez, trabalha a imagem da marca por meio de mídia espontânea, com o envio de press releases, notas e comunicados à imprensa. Desta forma, conquista espaços de conteúdo jornalístico, e não publicitário.

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre o que faz um assessor de imprensa, bem como a importância que este profissional tem para a comunicação e construção da imagem positiva de uma empresa no mercado. 

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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