Com certeza você possui um jeito de falar que é só seu, com gírias, repertórios e conhecimento de mundo. Do mesmo modo, as marcas precisam de um tom de voz definido para conseguirem se comunicar de forma assertiva com a sua audiência. 

O tom de voz é um elemento essencial na construção da identidade de uma empresa, pois ele influencia diretamente na percepção do público e ajuda a criar conexões emocionais duradouras com os clientes. 

Aqui na Letra A, nossa área de Social Branding é dedicada à construção e fortalecimento de marcas no meio digital, incluindo a definição e implementação de um tom de voz coerente. 

Por isso, vamos te mostrar neste texto a importância de ter um tom de voz estabelecido, o processo de construção que utilizamos por aqui e o case de sucesso da Farofa do Dotô, um dos nossos #ClienteLetraA. 

O que é o tom de voz e por que ele é importante? 

O tom de voz, de forma simplificada, é a maneira única pela qual uma marca se expressa e interage com seu público. Ele deve refletir os valores e a cultura da empresa e englobar também o estilo e a personalidade da marca. 

Justamente por isso, a importância de um tom de voz na construção da identidade da marca é imensa. Ele cria consistência na comunicação e garante que a voz da sua empresa seja a mesma em todos os canais — anúncios, postagens em redes sociais ou atendimento ao público, por exemplo. 

Isso ajuda a audiência não só a reconhecer, como também a confiar na sua marca. E quando falamos de confiança, a palavra “fidelização” vem logo em seguida. 

Ao definir um tom de voz autêntico e relevante, você consegue criar uma experiência de marca memorável, o que aumenta o engajamento e promove uma relação duradoura e fidelizada  com seus consumidores

Elementos para definir o tom de voz

Agora que entender a importância de um tom de voz consistente não é mais um empecilho para você, vamos conhecer alguns itens fundamentais para a construção de um.

Conheça seu público-alvo

Tão importante quanto saber o que (e como) a sua marca vai falar, é estar por dentro do que a sua audiência quer ouvir. Por isso, a definição do tom de voz parte, antes de tudo, de um profundo entendimento do  público-alvo da sua empresa

Realize pesquisas para entender as preferências e hábitos dos seus consumidores e segmente essa audiência para tornar a identidade verbal da sua marca ainda mais autêntica.

Alinhe o tom de voz aos valores da empresa

Como te dissemos ali em cima, o tom de voz deve refletir os valores e a missão da sua empresa. Esse alinhamento é importantíssimo para que a identidade da marca seja sempre reforçada e a construção da imagem dela no mercado se mantenha sólida

Assim, revisite os documentos institucionais da empresa e, caso ainda não tenha essa base definida, reúna seus sócios ou colaboradores para colocar a mão na massa.

tom de voz

Lembre-se também que existem diversos tipos de tom de voz e que a decisão entre eles depende dessa imersão no branding da empresa. Por exemplo, um banco ou escritório de advocacia geralmente vai adotar um tom de voz mais formal e sério. Já uma ONG ou órgão de serviços públicos pode preferir um jeito de falar mais descontraído e acessível. 

Jeito Letra A de definir tom de voz

Aqui na Letra A, a construção do tom de voz é um processo colaborativo e estruturado. O nosso método começa com a coleta de informações detalhadas sobre a marca e termina com a criação de um Manual de Identidade Verbal claro e aplicável para o cliente. Vamos te mostrar! 

Após a reunião inicial com o cliente, nós coletamos informações mais detalhadas sobre o propósito e os interesses da marca através de um formulário imersivo. Utilizamos essa técnica para fins de registro seguro e documentação detalhada de todas as informações. 

Com as respostas do formulário em mãos, começamos a construção da identidade verbal. Definimos os pilares do tom de voz, que são as características essenciais que guiam a comunicação e, após isso, estabelecemos padrões de uso para cada pilar. 

Por fim, identificamos também as impropriedades do tom da marca, ou seja, aquilo que a empresa não deve falar para não comprometer sua identidade verbal

Todo esse processo é realizado em conjunto e com validação constante dos nossos clientes. Isso porque precisamos garantir que todos os detalhes importantes para a marca ser quem ela é sejam refletidos no nosso trabalho.

#CaseLetraA: Farofa do Dotô

A Farofa do Dotô é uma empresa essencialmente nordestina. Como indica seu nome, ela produz farofas naturais de soja e procurou a Letra A para construir e lançar a marca no meio digital.

tom de voz

Com essa tarefa em mãos, partimos para a definição da identidade visual através da criação de um logo que transmitisse a essência da marca. Em paralelo a isso, imergimos nos detalhes da empresa e colocamos em prática a estratégia que te apresentamos no tópico anterior a este.

O tom de voz foi construído em cima de pilares como “amigável” e “arretada”, características natas da Farofa. E antes de seguirmos com esse case, não poderíamos deixar de te mostrar o feedback do cliente ao receber o Manual de Identidade Verbal finalizado:

tom de voz

(publicação autorizada pela cliente)

Respeitando os padrões e as impropriedades estabelecidas, a Farofa do Dotô foi não somente lançada, como impulsionada nas redes sociais. Dá uma olhada nos resultados que alcançamos juntos em 2 meses de trabalho.

  • Visualizações do perfil: aumento de 89,96%
  • Cliques no perfil: aumento de 612,50%
  • Impressões do perfil: aumento de 261,46%
  • Alcance do perfil: aumento de 177,55%

Além dos dados gerais da página, os resultados de ações específicas, como publicações estáticas, stories e Reels, também foram ampliados. Aqui uma palinha do nosso trabalho baseado no tom de voz construído:

tom de voz tom de voz

A construção do tom de voz é um passo essencial para os resultados da sua marca e aqui, na Letra A, tratamos essa etapa com a seriedade e o cuidado que o seu negócio merece

Conheça mais sobre nossa expertise em marcas no digital e entre em contato conosco para realizar uma consultoria gratuita.

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Sobre o autor: Aline Barbosa

Aline Barbosa é publicitária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha há 5 anos na construção e gestão de marcas no meio digital. Atuou como liderança no Movimento Empresa Júnior e, aqui na Letra A, é Head de Social Branding. No blog, escreve sobre branding, redes sociais e presença digital.

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