Não seria exagero dizer que ter um site é como ter um lugar no mundo. E tal como um imóvel físico, ele precisa ser funcional, atualizado e refletir a essência da sua marca. Quando algum desses pontos é deixado de lado, é hora de pensar em reformular o site da sua empresa.

Seja por um conteúdo desatualizado, um design pouco amigável ou uma navegação contraintuitiva, manter um página obsoleta é como receber os seus potenciais clientes em um espaço que já não impressiona nem acolhe da forma como deveria. 

Afinal, em um mercado cada vez mais digital, o seu site não é apenas um cartão de visitas ou o seu endereço no mundo virtual — ele é a primeira impressão que o público terá da sua empresa, a porta de entrada para novos negócios e, muitas vezes, o seu principal ponto de conversão de vendas.

E com a rápida evolução das tecnologias, das preferências e comportamento dos usuários, um site que funcionava bem há alguns anos pode se tornar um elefante branco sem aviso prévio. Assim, saber quando reformular o site é essencial para garantir que a sua marca continue competitiva.

Sinais de que chegou a hora de mudar

O site é a face digital do seu negócio e, como qualquer outro aspecto dele, precisa evoluir com o tempo. Ou seja, se você está começando a notar que o site já não reflete mais a energia da sua marca ou que os visitantes estão encontrando dificuldades para navegar e interagir, pode ser o momento de mudar.

reformular o site

Confira alguns sinais de que está na hora de reformular o site da sua empresa:

  • Design ultrapassado: um layout antigo ou visualmente desatualizado pode ter um impacto negativo significativo na percepção da sua marca. Em contrapartida, um design moderno e atraente não apenas melhora a impressão dos visitantes, mas também contribui para uma navegação mais intuitiva e agradável.
  • Conteúdo desatualizado: informações antigas, irrelevantes ou desalinhadas às necessidades do seu público-alvo podem prejudicar a sua credibilidade. Por isso, manter o conteúdo atualizado contribui para as melhores práticas de SEO, ajudando o seu site a se destacar nos resultados de pesquisa
  • Problemas de usabilidade: A experiência do usuário (UX, em inglês) é fundamental para o sucesso de qualquer site. Assim, problemas como links quebrados ou falta de compatibilidade com dispositivos móveis podem deixar os visitantes frustrados e aumentar a taxa de rejeição.
  • Evoluções do modelo de negócio ou na identidade da marca: a reformulação do site também é essencial para alinhar o visual e o conteúdo à nova identidade em momentos de rebranding ou reposicionamento (spoiler: foi o nosso caso na Letra A).

Vantagens de reformular o site da sua empresa

Como todo grande projeto, lançar um novo site envolve uma série de alinhamentos estratégicos que devem convergir para um mesmo objetivo: profissionalizar a presença online da sua marca. Talvez por isso muitos empresários acabam adiando essa decisão, mesmo reconhecendo a sua importância.

Mas a verdade é que reformular o site não precisa ser um bicho de sete cabeças – e as vantagens valem o desafio. Enumeramos, abaixo, três delas:

1. Melhorar a Experiência do Usuário

Em primeiro lugar, reformular o site, levando em conta as melhores práticas de UX (User Experience), pode transformar a experiência do usuário, tornando-a mais intuitiva e agradável. Isto é, uma interface amigável e responsiva é fundamental para aumentar a satisfação dos visitantes, o tempo de permanência e, consequentemente, as chances de conversão

2. Tornar o SEO mais eficiente

Além disso, a reformulação do site é uma excelente oportunidade para ampliar a visibilidade orgânica do seu negócio. Isto porque, ao incorporar técnicas atualizadas de SEO, você terá um impacto significativo nos motores de busca, que levam em consideração, entre outros fatores, o uso de palavras-chave estratégicas e a organização do conteúdo. 

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Outros fatores que influenciam o SEO incluem a relevância do conteúdo, a estrutura do site, a velocidade de carregamento das páginas ea responsividade (compatibilidade com diferentes telas). Assim, além de aumentar o tráfego, você consegue atrair visitantes mais qualificados que potencializam o alcance da sua marca. 

3. Atualizar as novas tendências de design

Por fim e igualmente importante, um site moderno, atualizado com as novas tendências de design web, transmite inovação, profissionalismo e pode fortalecer a imagem da sua empresa, diferenciando a sua presença online da concorrência. Isto aumenta a percepção de valor da sua marca e permite que o seu site esteja conectado às expectativas e preferências dos usuários atuais.

#Case O exemplo da Letra A

Quando decidimos reformular o site da Letra A, sabíamos que não se tratava apenas de uma questão estética. Afinal, para além do visual, a nossa necessidade foi motivada por uma série de fatores estratégicos que ilustram bem por que é essencial saber o momento certo de investir nessa atualização. 

O rebranding que estávamos implementando, fruto de um longo processo de maturação, exigia uma nova abordagem digital que evidenciasse o reposicionamento da nossa marca no mercado. Ao mesmo tempo, precisávamos melhorar a experiência dos nossos usuários – levando em conta, inclusive, a função vital do site na prospecção de clientes.

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Primeiro, entendemos que o design do site anterior já não transmitia a identidade renovada que pretendíamos comunicar. Este, aliás, pode ser o gatilho para muitas empresas: perceber que o visual do site está desatualizado e já não alinha a imagem da empresa com a sua evolução. 

Por outro lado, o conteúdo e a estrutura precisavam de ajustes para garantir que o site continuasse cumprindo um papel estratégico importante na atração e conversão de leads. E é natural que, ao longo dos anos, mudanças nas tendências de pesquisa e nas regras dos algoritmos exijam que as empresas reavaliem o seu conteúdo.

Além do design e do conteúdo otimizado, surgiram outras questões fundamentais: como garantir que os 30 anos da Letra A fossem refletidos em um site que destacasse a nossa expertise? E mais: como fazer isso ao mesmo tempo em que agregamos novos serviços digitais? Equilibrar experiência e inovação foi um ponto central do nosso desafio.

Este também é o seu caso? Chegou a hora de reformular o site da sua empresa!

Em nossa experiência na Letra A, criar um novo site foi crucial para que os nossos valores, estilo e diferenciais fossem imediatamente percebidos por quem acessasse a página. E sem modéstias, nós curtimos bastante o resultado! 

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Acesse o nosso novo site e veja como reformulamos a presença digital da Letra A. Aproveite para solicitar uma avaliação gratuita do seu site atual.

 

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Sobre o autor: Carla Cruz

Jornalista com pós-graduação em Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Carla Cruz tem mais de 10 anos de experiência em assessoria de comunicação e marketing. Atuou em grandes empresas do setor público e da iniciativa privada. Na Letra A, é Head de Transformação Digital e fala sobre tecnologia, inbound marketing e presença digital.

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