Se você já viu alguém usar a frase “isso não é publi, mas…” ao fazer uma resenha de um produto, provavelmente sentiu mais confiança para adquiri-lo. Esse é um exemplo clássico de User-Generated Content (UGC), ou conteúdo gerado pelo usuário, uma estratégia cada vez mais difundida no marketing digital. Mas, afinal, o que é UGC?

De forma simples, o UGC é qualquer tipo de conteúdo criado espontaneamente pelos consumidores de uma marca. Isto é, ao contrário de campanhas publicitárias, esse tipo de conteúdo transmite autenticidade e proximidade com o público.

E com o crescimento das redes sociais, essa estratégia se popularizou. Hoje, plataformas como TikTok e Instagram são espaços onde usuários compartilham opiniões e experiências de forma totalmente orgânica, o famoso “boca a boca” digital.

E tem mais: quem investe em UGC reduz custos de produção, aumenta a credibilidade da marca e impulsiona o alcance de maneira natural. 

Ficou curioso? Então vem entender melhor o que é UGC e como essa estratégia pode impulsionar a sua marca. 

O que é UGC e por que ele é tão valioso?

O User-Generated Content pode aparecer de várias formas: fotos, vídeos, comentários em redes sociais ou na avaliação de produtos. Mas o que faz desse tipo de conteúdo uma peça-chave para o marketing digital é seu impacto direto na decisão de compra dos consumidores.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Everyone Social, o UGC é 9,8 vezes mais impactante do que conteúdos criados por influenciadores, aumentando as conversões de compras online em até 10%.

Ou seja, só por isso já fica claro que o grande diferencial do UGC está na sua autenticidade. Enquanto campanhas publicitárias podem parecer roteirizadas, o conteúdo gerado por usuários transmite uma sensação de proximidade e verdade. 

Essa transparência fortalece a confiança do público e elimina dúvidas na hora da compra. Afinal, ver uma pessoa real usando e aprovando um produto é uma prova social irrefutável!

Além disso, marcas que incentivam e compartilham UGC demonstram que valorizam seus clientes. Isso cria um ciclo positivo: quanto mais os consumidores se sentem reconhecidos, mais conteúdos compartilham, aumentando organicamente o alcance da marca.

o que é ugc

Como incentivar a criação de UGC para sua marca

Agora que você já sabe o que é UGC, fica a pergunta: como incentivar os consumidores a criarem conteúdo para minha marca? Aqui estão algumas estratégias eficazes:

  • Ofereça benefícios – descontos, brindes ou pontos extras em programas de fidelidade podem incentivar a criação de UGC.
  • Use hashtags estratégicas – criar uma hashtag própria ajuda a concentrar conteúdos em um só lugar, além de estimular o engajamento do público.
  • Crie desafios e campanhas virais – o TikTok e o Instagram são ótimos espaços para desafios interativos que incentivam os usuários a participarem de forma natural e divertida.
  • Monitore a experiência do cliente – entender o comportamento do consumidor permite identificar os promotores da marca e incentivar ainda mais o UGC.

Boas práticas para utilizar UGC de forma estratégica

Anotou as estratégias? Acompanhe a seguir como utilizá-las corretamente para evitar erros.

O primeiro passo é entender onde compartilhar esse conteúdo. Até porque – e você certamente já sabe – as redes sociais são como uma mina de ouro para repostar e viralizar o UGC. Mas que tal criar uma estratégia multicanal e compartilhar essa riqueza de conteúdos através de um e-mail marketing, por exemplo?

É dessa maneira que você pode mostrar os resultados positivos de sua marca, com a experiência dos consumidores através de fotos, vídeos, comentários e histórias. Assim, você atrai novos clientes e reforça a credibilidade dos produtos.

Mas, atenção! Antes de compartilhar qualquer conteúdo, peça autorização ao criador. Isso não só evita problemas legais, como também demonstra respeito pelo consumidor.

Destacar e valorizar os consumidores que produzem UGC cria uma experiência positiva e incentiva novas interações. Uma simples menção ao autor do conteúdo ou um agradecimento pode fazer toda a diferença e tornam o cliente ainda mais engajado a continuar sendo um promotor de sua marca.

Marcas que entendem o que é UGC saem na frente!

Agora que você já sabe o que é UGC e como aplicá-lo na sua estratégia de marketing, vamos ver na prática como grandes marcas utilizam essa estratégia para engajar sua comunidade. Um dos cases mais icônicos é a campanha Share a Coke, da Coca-Cola.

Lançada na Austrália em 2011, a Share a Coke tinha um conceito simples, mas extremamente eficaz: substituir o icônico logo da Coca-Cola por nomes populares nas garrafas.

Os pilares da campanha eram:

  • Criar um vínculo afetivo entre a marca e os seus consumidores.
  • Viralizar nas redes sociais, através de uma hashtag exclusiva e fotos das garrafas.
  • Aumentar o engajamento online com o site exclusivo da marca que permitia a criação de garrafas personalizadas

O resultado? Uma explosão de conteúdos gerados por usuários e, consequentemente, mais vendas!

Além disso, a hashtag oficial da campanha (#ShareACoke) foi amplamente usada pelos consumidores, reforçando o marketing boca a boca e mostrando como o UGC pode impulsionar o reconhecimento de uma marca de forma autêntica e envolvente.

E aí, a sua marca está aproveitando todo o potencial dessa estratégia?

Com autenticidade e um direcionamento bem definido, o UGC pode aumentar o engajamento, fortalecer a credibilidade da sua empresa e impulsionar suas conversões de forma natural e eficaz.

Ei, isso não é publi, mas… a Letra A pode te ajudar! Clique aqui e descubra como transformar o UGC em resultados reais para a sua marca.

 

Compartilhe

Sobre o autor: Maria Eduarda Araujo

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e estagiária de Relações Públicas na Letra A. Também atuou no movimento Empresa Júnior, com cargo de liderança na área de Comercial.

Fale conosco