Celebrado mundialmente nesta segunda-feira (14), o café se mantém em destaque no cotidiano do brasileiro comum – que aumentou o consumo da bebida mesmo diante da alta de até 39,36% no valor do grão tradicional e extraforte nos supermercados. A análise vem de dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), que informa que 21,9 milhões de sacas de café foram consumidas no país em 2024, resultando em um valor 1,1% acima do ano anterior, o que deixa o Brasil atrás apenas dos Estados Unidos no ranking mundial.

Neste cenário, onde a indústria do grão torrado no Brasil deu um salto ainda mais surpreendente, de mais de 60% no seu faturamento interno em 2024, especialistas enxergam o mercado do café gourmet e especial como um ramo interessante para abrir, manter e ampliar negócios.

“Nos últimos cinco anos, vimos um movimento generalizado do público para saber mais sobre os produtos que consomem – vinho, chocolate e, principalmente, café. E quanto mais as pessoas aprendem, mais exigentes se tornam por qualidade, o que aquece bastante o mercado de cafés superiores, gourmets e especiais, que já era promissor, afinal, as pessoas tomam café todo dia. Mas hoje, além do café tradicional e extra forte, vemos um interesse bem maior nessas categorias acima, assim como nos processos de extração, seja como um hobby, seja como negócio”, comenta Matheus Grillo, barista e consultor de cafeterias.

Ainda de acordo com a Abic, quando comparadas as categorias, os cafés gourmets sofreram um aumento moderado de 16,17% enquanto os especiais aumentaram 9.80%, frente aos quase 40% dos tradicionais e extra fortes, mais fáceis de encontrar nas gôndolas. Há alguns anos, os empresários Cristina Possionato e Antonio Esteves já enxergavam o potencial desses produtos de maior qualidade quando decidiram vir de Fortaleza para Natal para assumir a administração da Café Company, hoje Itália Minas.

Atuando de forma 360° no setor, a empresa conseguiu triplicar seu faturamento no último triênio e se tornou a principal distribuidora de grãos para cafeterias e outros estabelecimentos em Natal e interior do RN, com uma base de 100 clientes apenas no ramo de locação de máquinas de espresso.

“Começamos com a locação e venda, somada à assistência técnica para o maquinário, e hoje, além de sermos fornecedores de insumos, somos formadores de mão de obra com treinamento e cursos para baristas, além de termos nosso showroom aberto como cafeteria para o cliente final, o que criou um verdadeiro ecossistema para alimentar o crescimento do nicho como um todo”, explica Cristina, que é barista certificada pela Specialty Coffee Association (SCA).

Espaço para crescimento

Conforme dados da Junta Comercial do Estado do RN (Jucern), hoje estão abertos no RN 17.691 estabelecimentos que operam na categoria CNAE 5611-2/03, que envolve restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, como cafeterias, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares. Segundo Cristina Possionato, os próximos passos da empresa envolvem aumentar o espaço físico e a equipe da companhia para atender melhor essa fatia do mercado potiguar, que tem uma demanda em crescimento exponencial.

Apenas em fevereiro, de acordo com a barista, mais de 1 tonelada de café foi vendida para não apenas estabelecimentos de alimentação, mas também “barbearias, clínicas, hospitais e até concessionárias”, que também fazem parte do rol de clientes.

Marca própria e expansão para o Nordeste

Outro objetivo é se tornar uma indústria dos itens próprios da marca Itália Minas. “Hoje, trabalhamos com marcas como Prima Qualitá, Nobre Vita, Camocim e Santa Alcina, mas sob o nosso selo, temos o grão Superior, que fica acima do tradicional, e o grão Gourmet, cafés de qualidade vindos da Cooperativa Cooxupé, em Guaxupé-MG. E também o pó para cappuccino e o chocolate, cuja produção é local, com alta saída, e por isso estamos planejando um incremento para fabricar em larga escala”, explica Cristina.

De acordo com a Abic, o Nordeste é a região do país responsável pela segunda maior fatia de consumo interno de café, com 26,9% – atrás apenas do Sudeste. Com isso em mente, a empresa também caminha para atuar na Paraíba, mas com pequenos passos.

“Nós nos preocupamos primeiro com o pequeno para depois pensar grande, então começamos com a forma que as nossas atendentes seguram a xícara ao servir o café, até o macro do negócio, e é esse cuidado que faz com que nosso crescimento seja estável, e espero que longevo”, encerra Cristina.

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco