Em um mercado de trabalho competitivo e cada vez mais enxuto, a apresentação pessoal é imprescindível para garantir uma vaga de emprego. Esta primeira impressão não é, necessariamente passada pelo indivíduo, mas pelo currículo – que não pode ser apenas um papel com uma lista de informações avulsas. Ele é o principal elemento para convencer um selecionador, em alguns segundos, que o candidato é interessante à vaga, explica Gabriella Saldanha, coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Estácio Alexandrino.

Segundo a especialista, quem procura emprego precisa ter grande preocupação com a imagem que transmite. Cuidados como deixar claro o objetivo profissional, não usar abreviações, apelidos, não cometer erros gramaticais, entre outros, são algumas dicas que a especialista elenca como importantes. “Os currículos devem ser personalizados para cada empresa e cargo pretendido. Não é indicado pegar um modelo pronto na internet e sair distribuindo aleatoriamente. A adaptação é necessária, pois cada vaga possui um perfil diferente. E aí o que conta não é quantidade, mas a qualidade”, explica Gabriella.

Uma vez chamado para uma entrevista, o candidato deve prestar atenção a outros itens fundamentais para se destacar numa seleção: procure conhecer a empresa antes da entrevista, não se atrase, mostre segurança ao falar e observe o tipo de vestimenta mais adequada para a ocasião, elenca a professora. Uma boa apresentação e postura corporal adequada também contam pontos. “No dia seguinte à entrevista é de bom tom enviar email agradecendo pela oportunidade e deste modo, voltar a ser lembrado”, aconselha.

Comportamento online

A especialista fala ainda sobre a importância do candidato em manter uma boa reputação profissional online, pois o uso inadequado das mídias sociais pode dificultar a tarefa de conseguir um emprego. “Qualquer profissional de Recursos Humanos tem como buscar um nome nas redes sociais. Inclusive, empresas e recrutadores já incluem em seus processos a observação dos perfis na hora de selecionar profissionais para as vagas de emprego.”

Neste quesito, cautela é a palavra-chave. “Deve-se evitar o excesso de exposição nessas mídias e buscar ser criterioso na hora de postar fotos e fazer comentários, para não acabar passando uma impressão negativa”, expõe.  Apesar disso, as redes não devem ser encaradas como fonte de pontos negativos, uma vez que também podem ser usadas para a construção do networking e demonstrar o domínio sobre determinados temas. “As redes sociais são uma verdadeira vitrine e o conteúdo das postagens pode ser visualizado como uma extensão do currículo”.

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Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

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Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

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Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

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Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

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O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

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A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

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Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

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