Em um momento em que a população de Natal discute a revisão do Plano Diretor da cidade e que o poder público debate novas medidas de organização do trânsito, a faculdade Estácio direciona os seus alunos à reflexão sobre a mobilidade e suas implicações para as cidades. O assunto é o tema da 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social que acontece nas mais de 90 unidades e em diversos polos de EaD da instituição em todo o País.
A programação em Natal segue até este sábado (28), finalizando com atividades fora da sala de aula, como a “Caminhada Educativa – Por uma vida saudável”, com os alunos da Estácio Alexandrino, a partir das 7h. O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância da prática esportiva e o respeito às leis de trânsito – com o apoio da equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).
Ainda alinhado ao esporte, os estudantes de Educação Física da Estácio Ponta Negra participam da 1º Corrida Ponte da Vida, também neste sábado (28), na Ponte Newton Navarro. Os futuros profissionais vão dar orientações aos participantes para que evitem lesões e alcancem uma melhor performance na corrida.
Durante toda a programação, a 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Estácio promove reflexões e debates por meio da discussão de assuntos como “Mobilidade, Acessibilidade e Deficiências Físicas”, “A mobilidade do pedestre em locais de travessia sinalizadas ou não” e “A sustentabilidade e os processos socioambientais”.
“Somos uma grande instituição de ensino superior com a missão de Educar para Transformar. Por isso, fazemos questão de engajar nossos alunos e colaboradores em iniciativas como essa. Consideramos que a mobilidade é um tema atual e de grande importância para sociedade”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade e vice-reitora de Cultura da Estácio.
Atualmente, um dos temas mais discutidos em todo o mundo é a questão da mobilidade. Essa preocupação se justifica porque a distribuição da população mundial pelo planeta encontra-se irregular, ou seja, em determinados lugares há uma enorme concentração populacional, enquanto outros locais são pouco povoados. De acordo com o último levantamento feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), atingimos a marca de 6,908 bilhões de habitantes. Este ano, estima-se que já somos mais de 7 bilhões de pessoas.
Programação:
Unidade Ponta Negra
Local: Av. Engenheiro Roberto Freire, ao lado do Banco do Brasil
Programação:
Dia 25 (quarta-feira)
19h – Oficina sobre reaproveitamento de alimentos
19h – Debate sobre as queimadas na Amazônia
Dia 27 (sexta-feira)
10h – Palestra: a sustentabilidade e os processos socioambientais
19h – Palestra: psicologia ambiental – relações pessoa-ambiente e a sustentabilidade
Unidade Alexandrino
Local: Av. Alexandrino de Alencar,
Programação
Dia 25 (quarta-feira)
14h30 – Mobilidade, Acessibilidade e Deficiências Físicas
18h30 – Mesa redonda: Mobilidade e o transporte público na Região Metropolitana de Natal
18h30 – Palestra: projeto de rotatória e segurança viária
Dia 26 (quinta-feira)
18h30 – Mesa redonda: A atuação do instituto dos cegos e os portadores de necessidades
Dia 27 (sexta-feira)
8h – A Estácio recebe a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU)
Dia 28 (sábado)
7h – Caminhada Educativa – Por uma Cidade Saudável
Unidade Zona Norte
Local: Av. Alexandrino de Alencar,
Programação
Dia 26 (quinta-feira)
18h30 – Oficina: Acessibilidade e deficiência: uma abordagem sobre questões contemporâneas
18h30 – Palestra: A mobilidade do pedestre em locais de travessia sinalizadas ou não.
18h30 – Oficina em libras: A mobilidade da pessoa surda e suas necessidades.
19h – Palestra: Direito ao Desenvolvimento Sustentável – proteção do meio ambiente & liberdade de empreender & responsabilidade social
Dia 27 (sexta-feira)
19h – Entrega dos donativos arrecadados para o Projeto Sentinelas de Cristo – Combate ao Suicídio na Ponte Newton Navarro
Compartilhe
Nossos clientes