A concorrência de mercado tem feito empresários procurarem, cada vez mais, soluções para manterem seus clientes. É nesse momento que entra o marketing de relacionamento com um de seus maiores benefícios: fazer com que o cliente prefira seus produtos ou serviços, um dos maiores desafios do mundo dos negócios.

Essa estratégia, cada vez mais em alta, tem melhorado a conexão entre empresas e clientes, aumentando as vendas e fomentando negócios. É um trabalho que deve ser feito constantemente. E, para alcançar esse objetivo, é preciso estar preparado e utilizar as ferramentas adequadas. 

As ações que fazem parte dessa vertente do marketing resultam na construção da autoridade de marca, na fidelização de clientes e em muitos outros fatores que repercutem na valorização da sua empresa e até no tempo de vida dela.

Mas, antes de começarmos a falar sobre os benefícios do marketing de relacionamento, é preciso que você entenda o que é essa tendência.

O que é Marketing de Relacionamento, o queridinho dos negócios 

Você pode não saber o que é marketing de relacionamento, mas certamente já deve ter tido contato com uma estratégia dessa vertente e talvez nem tenha percebido. 

No marketing de relacionamento, são elaboradas ações direcionadas a gerar identificação e construir laços com o público. Vamos te dar um exemplo: o uso da Lu, do Magazine Luiza, no atendimento das compras online. 

Essa personificação da marca aproxima o cliente da empresa e o atendimento feito por ela nos faz sentir ainda mais segurança. Essa estratégia faz a empresa criar e manter um bom relacionamento com o cliente

Gastou? Esse é apenas um dos benefícios do marketing de relacionamento. Acompanhe esse texto até o final que terá acesso a vários outros que vão te ajudar a fidelizar seus clientes e garantir o aumento das vendas.

O primeiro contato do marketing de relacionamento

Vamos começar pelo começo: o primeiro contato do cliente com a sua empresa. Os colaboradores precisam estar alinhados com os planos de fidelização do cliente. Assim, estarão preparados para iniciar o relacionamento da melhor forma possível.

Uma boa equipe de atendimento precisa cativar, encantar e conquistar desde o primeiro contato, que pode ser através do WhatsApp, Instagram, telefone ou no próprio estabelecimento.

A partir desse contato, se o cliente estiver satisfeito, ele divulgará a experiência positiva que teve na sua empresa. E é preciso despertar nele essa vontade, além da de ter seu produto ou serviço no dia a dia. 

Assim, eles se tornarão um meio de propaganda do seu negócio, o que é mais um benefício do marketing de relacionamento!

Como transformar clientes em fãs?

Para que seu plano de marketing de relacionamento tenha bons frutos, você precisa direcionar suas forças ao seu público. Os clientes devem se sentir importantes, a chave propulsora do seu negócio. Afinal, são a fonte dos seus lucros, não é mesmo?!

Em primeiro lugar, mantenha um relacionamento direto com eles. Esteja disponível e pronto para ajudar. Para isso, firme presença nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público, como Instagram, Twitter e outras.

> Rede social para empresas: qual escolher e como usar?

Em segundo, tenha um banco de dados atualizado. Assim, ficará mais fácil enviar promoções, mensagens e criar um canal direto com cada uma das pessoas que compra o seu produto.

Você pode trabalhar com uma lista de transmissão no WhatsApp, ou até com email marketing

Tenha em mente que existem dois tipos de clientes: aqueles que compram sempre e aqueles que compram com menor frequência. Você precisa manter um bom relacionamento com os primeiros, mas tem que incrementar ainda mais a comunicação com esses últimos. Eles ainda precisam ser fidelizados.

A partir do momento que você identifica quem está em cada categoria é hora de aplicar as estratégias e aproveitar os benefícios do marketing de relacionamento.

5 estratégias do Marketing de Relacionamento

Separamos algumas estratégias básicas que farão você colher os frutos de aplicar técnicas do marketing de relacionamento no dia a dia do seu negócio.

Tenha um plano de atendimento ao cliente

Como já falamos, antes de qualquer coisa você precisa planejar como conhecer e cativar seu público desde o primeiro contato. Com isso, aumentam as chances dele voltar mais vezes.

Para isso, prepare sua equipe para atender com excelência desde o primeiro contato, que pode ser através de plataforma online ou no próprio estabelecimento. Um cliente bem atendido é um cliente que fica mais disposto a comprar na sua marca.

Para atrair esse cliente, você pode oferecer condições especiais, promoções, cupons de desconto para incentivar o retorno e investir em um produto de qualidade. Afinal, não dá para conquistar ninguém com um produto ou serviço que gere insatisfação.

Invista nas redes sociais

O Instagram, Facebook e Youtube possuem mecanismos específicos para que você promova seu negócio. Você pode utilizar estratégias de interação e distribuir brindes entre os usuários.

Para isso, crie conteúdos direcionados e incentive a interação dos seguidores. Você pode sugerir enquetes, comentários e até posts que valorizam sua marca, oferecendo vantagens para quem melhor interagir.

Email Marketing ou WhatsApp

Quando um cliente compra um produto ou contrata um serviço, realiza um cadastro e fornece alguns dados, como endereço de email ou número do WhatsApp, por exemplo.

Através desse email ou número, envie mensagens especiais, catálogos promocionais, entre outros. Isso fará com que o cliente tenha em mente que sua marca está próxima dele e disposta a ajudá-lo.

Esteja atento a esses contatos que são uma mina de ouro, porque esse é o principal canal de interação direta com seu público, sem perturbações ao redor!

Dê importância ao pós-venda

Esse momento é crucial para a fidelização. Sua equipe de atendimento deve acompanhar de perto o pós-venda e entender se a pessoa está feliz com a compra.

Isso pode ser feito através de pesquisas de satisfação ou avaliações de compra. Se o resultado for negativo, tome uma atitude o quanto antes para solucionar o problema ocorrido. Isso mostra que você se preocupa com ele.

Outra dica importante é: responda sempre que for acionado. Não deixe nada mal resolvido e tente proporcionar a melhor experiência possível.

Crie programas de fidelidade

Após efetuar uma compra de determinado produto ou serviço, você já deve ter recebido aquele famoso cartãozinho que, preenchido com 10 carimbos, lhe garante um lanche de graça. Isso é um programa de fidelidade. Essa estratégia motiva a voltar a consumir nesse espaço, porque ninguém resiste a um brinde, não é mesmo?!

Você pode utilizar essa e outras estratégias para bonificar os seus clientes. Seja com brindes, descontos ou crédito para uma nova compra: essa é uma boa forma de criar fãs da sua marca.

Benefícios do marketing de relacionamento

Chegou a hora de colher os frutos. Se você seguir com o plano e colocar em prática algumas estratégias que trouxemos ao longo desse texto, seu negócio ganhará alguns benefícios. 

Aproximação com os clientes

O marketing de relacionamento facilita e desenvolve o contato da sua empresa com o consumidor. Com isso, conhecendo mais cada um deles você consegue se aproximar de suas necessidades e gostos. Aí fica fácil conquistá-los!

Fidelização da base de clientes

Se seu negócio conseguiu se aproximar dos clientes, você conseguirá fidelizá-los. Isso porque, tendo conhecimento de suas necessidades e preferências, poderá atendê-los de forma personalizada. E nada cativa mais alguém do que ser tratado de forma única. Isso tornará os clientes fãs da sua marca.

Aumento dos lucros

Quanto mais felizes os clientes, maior a divulgação “boca-a-boca” e mais novos clientes surgirão. Dessa forma, suas vendas aumentarão e os lucros também. Essa é a linha de crescimento proporcionada por um bom plano de marketing de relacionamento.

Posicionamento de mercado

Se você conseguiu obter todos os benefícios anteriores, sua empresa com certeza estará entre as mais bem faladas e recomendadas da área em que atua. Proporcionando, assim, um posicionamento de mercado forte. Ao pesquisar pelo produto do seu nicho, sua marca vai ser a primeira a ser lembrada. 

Depois disso tudo que te contamos, você acha que vale a pena investir em marketing de relacionamento? Com certeza sim. Esse é, sem dúvidas, o grande diferencial de empresas que têm se destacado no ramo em que atuam por utilizarem corretamente as estratégias mencionadas nesse texto.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a conquistar e fidelizar clientes. 

Sobre o autor: Manu Freitas

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A concorrência de mercado tem feito empresários procurarem, cada vez mais, soluções para manterem seus clientes. É nesse momento que entra o marketing de relacionamento com um de seus maiores benefícios: fazer com que o cliente prefira seus produtos ou serviços, um dos maiores desafios do mundo dos negócios.

Essa estratégia, cada vez mais em alta, tem melhorado a conexão entre empresas e clientes, aumentando as vendas e fomentando negócios. É um trabalho que deve ser feito constantemente. E, para alcançar esse objetivo, é preciso estar preparado e utilizar as ferramentas adequadas. 

As ações que fazem parte dessa vertente do marketing resultam na construção da autoridade de marca, na fidelização de clientes e em muitos outros fatores que repercutem na valorização da sua empresa e até no tempo de vida dela.

Mas, antes de começarmos a falar sobre os benefícios do marketing de relacionamento, é preciso que você entenda o que é essa tendência.

O que é Marketing de Relacionamento, o queridinho dos negócios 

Você pode não saber o que é marketing de relacionamento, mas certamente já deve ter tido contato com uma estratégia dessa vertente e talvez nem tenha percebido. 

No marketing de relacionamento, são elaboradas ações direcionadas a gerar identificação e construir laços com o público. Vamos te dar um exemplo: o uso da Lu, do Magazine Luiza, no atendimento das compras online. 

Essa personificação da marca aproxima o cliente da empresa e o atendimento feito por ela nos faz sentir ainda mais segurança. Essa estratégia faz a empresa criar e manter um bom relacionamento com o cliente

Gastou? Esse é apenas um dos benefícios do marketing de relacionamento. Acompanhe esse texto até o final que terá acesso a vários outros que vão te ajudar a fidelizar seus clientes e garantir o aumento das vendas.

O primeiro contato do marketing de relacionamento

Vamos começar pelo começo: o primeiro contato do cliente com a sua empresa. Os colaboradores precisam estar alinhados com os planos de fidelização do cliente. Assim, estarão preparados para iniciar o relacionamento da melhor forma possível.

Uma boa equipe de atendimento precisa cativar, encantar e conquistar desde o primeiro contato, que pode ser através do WhatsApp, Instagram, telefone ou no próprio estabelecimento.

A partir desse contato, se o cliente estiver satisfeito, ele divulgará a experiência positiva que teve na sua empresa. E é preciso despertar nele essa vontade, além da de ter seu produto ou serviço no dia a dia. 

Assim, eles se tornarão um meio de propaganda do seu negócio, o que é mais um benefício do marketing de relacionamento!

Como transformar clientes em fãs?

Para que seu plano de marketing de relacionamento tenha bons frutos, você precisa direcionar suas forças ao seu público. Os clientes devem se sentir importantes, a chave propulsora do seu negócio. Afinal, são a fonte dos seus lucros, não é mesmo?!

Em primeiro lugar, mantenha um relacionamento direto com eles. Esteja disponível e pronto para ajudar. Para isso, firme presença nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público, como Instagram, Twitter e outras.

> Rede social para empresas: qual escolher e como usar?

Em segundo, tenha um banco de dados atualizado. Assim, ficará mais fácil enviar promoções, mensagens e criar um canal direto com cada uma das pessoas que compra o seu produto.

Você pode trabalhar com uma lista de transmissão no WhatsApp, ou até com email marketing

Tenha em mente que existem dois tipos de clientes: aqueles que compram sempre e aqueles que compram com menor frequência. Você precisa manter um bom relacionamento com os primeiros, mas tem que incrementar ainda mais a comunicação com esses últimos. Eles ainda precisam ser fidelizados.

A partir do momento que você identifica quem está em cada categoria é hora de aplicar as estratégias e aproveitar os benefícios do marketing de relacionamento.

5 estratégias do Marketing de Relacionamento

Separamos algumas estratégias básicas que farão você colher os frutos de aplicar técnicas do marketing de relacionamento no dia a dia do seu negócio.

Tenha um plano de atendimento ao cliente

Como já falamos, antes de qualquer coisa você precisa planejar como conhecer e cativar seu público desde o primeiro contato. Com isso, aumentam as chances dele voltar mais vezes.

Para isso, prepare sua equipe para atender com excelência desde o primeiro contato, que pode ser através de plataforma online ou no próprio estabelecimento. Um cliente bem atendido é um cliente que fica mais disposto a comprar na sua marca.

Para atrair esse cliente, você pode oferecer condições especiais, promoções, cupons de desconto para incentivar o retorno e investir em um produto de qualidade. Afinal, não dá para conquistar ninguém com um produto ou serviço que gere insatisfação.

Invista nas redes sociais

O Instagram, Facebook e Youtube possuem mecanismos específicos para que você promova seu negócio. Você pode utilizar estratégias de interação e distribuir brindes entre os usuários.

Para isso, crie conteúdos direcionados e incentive a interação dos seguidores. Você pode sugerir enquetes, comentários e até posts que valorizam sua marca, oferecendo vantagens para quem melhor interagir.

Email Marketing ou WhatsApp

Quando um cliente compra um produto ou contrata um serviço, realiza um cadastro e fornece alguns dados, como endereço de email ou número do WhatsApp, por exemplo.

Através desse email ou número, envie mensagens especiais, catálogos promocionais, entre outros. Isso fará com que o cliente tenha em mente que sua marca está próxima dele e disposta a ajudá-lo.

Esteja atento a esses contatos que são uma mina de ouro, porque esse é o principal canal de interação direta com seu público, sem perturbações ao redor!

Dê importância ao pós-venda

Esse momento é crucial para a fidelização. Sua equipe de atendimento deve acompanhar de perto o pós-venda e entender se a pessoa está feliz com a compra.

Isso pode ser feito através de pesquisas de satisfação ou avaliações de compra. Se o resultado for negativo, tome uma atitude o quanto antes para solucionar o problema ocorrido. Isso mostra que você se preocupa com ele.

Outra dica importante é: responda sempre que for acionado. Não deixe nada mal resolvido e tente proporcionar a melhor experiência possível.

Crie programas de fidelidade

Após efetuar uma compra de determinado produto ou serviço, você já deve ter recebido aquele famoso cartãozinho que, preenchido com 10 carimbos, lhe garante um lanche de graça. Isso é um programa de fidelidade. Essa estratégia motiva a voltar a consumir nesse espaço, porque ninguém resiste a um brinde, não é mesmo?!

Você pode utilizar essa e outras estratégias para bonificar os seus clientes. Seja com brindes, descontos ou crédito para uma nova compra: essa é uma boa forma de criar fãs da sua marca.

Benefícios do marketing de relacionamento

Chegou a hora de colher os frutos. Se você seguir com o plano e colocar em prática algumas estratégias que trouxemos ao longo desse texto, seu negócio ganhará alguns benefícios. 

Aproximação com os clientes

O marketing de relacionamento facilita e desenvolve o contato da sua empresa com o consumidor. Com isso, conhecendo mais cada um deles você consegue se aproximar de suas necessidades e gostos. Aí fica fácil conquistá-los!

Fidelização da base de clientes

Se seu negócio conseguiu se aproximar dos clientes, você conseguirá fidelizá-los. Isso porque, tendo conhecimento de suas necessidades e preferências, poderá atendê-los de forma personalizada. E nada cativa mais alguém do que ser tratado de forma única. Isso tornará os clientes fãs da sua marca.

Aumento dos lucros

Quanto mais felizes os clientes, maior a divulgação “boca-a-boca” e mais novos clientes surgirão. Dessa forma, suas vendas aumentarão e os lucros também. Essa é a linha de crescimento proporcionada por um bom plano de marketing de relacionamento.

Posicionamento de mercado

Se você conseguiu obter todos os benefícios anteriores, sua empresa com certeza estará entre as mais bem faladas e recomendadas da área em que atua. Proporcionando, assim, um posicionamento de mercado forte. Ao pesquisar pelo produto do seu nicho, sua marca vai ser a primeira a ser lembrada. 

Depois disso tudo que te contamos, você acha que vale a pena investir em marketing de relacionamento? Com certeza sim. Esse é, sem dúvidas, o grande diferencial de empresas que têm se destacado no ramo em que atuam por utilizarem corretamente as estratégias mencionadas nesse texto.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a conquistar e fidelizar clientes. 

Sobre o autor: Manu Freitas

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