O que você espera de uma matéria na imprensa sobre a sua empresa? Se a resposta for “aumento nas vendas” na semana seguinte, está na hora de alinhar melhor as expectativas. E, talvez, você ainda não conheça o conceito de brand awareness.

Apesar de ainda ser um senso comum entre empresários e gestores, a presença na imprensa não é um canal de vendas diretas. E spoiler: isso não é ruim!

Sabe por quê? Porque, enquanto as estratégias de marketing focam na oferta, a assessoria de imprensa trabalha para que a sua marca seja lembrada, valorizada e reconhecida como relevante no imaginário do público.

Dessa forma, ela é uma aliada fundamental na construção de visibilidade, credibilidade e autoridade para a sua marca. 

Isto é, quando uma empresa é citada por um veículo de imprensa relevante, ela não está apenas aparecendo; está sendo validada como fonte confiável no seu segmento.

Por isso, neste artigo, vamos entender como esse tipo de exposição pode ser uma ponte para uma presença consistente e duradoura — o que chamamos de brand awareness.

Boa leitura!

O que é brand awareness e por que ele importa

Brand awareness (ou consciência de marca, em português) é o quanto e como as pessoas reconhecem e lembram da sua marca. Em outras palavras, é quando as pessoas não só já ouviram falar de você, mas confiam no que você faz

O brand awareness influencia, portanto, as decisões de compra — mesmo que o impacto não seja imediato. 

Pense, por exemplo, em como você escolhe um restaurante para um momento especial. Essa decisão, provavelmente, parte de nomes que você já viu, já ouviu e associa com qualidade ou confiança, concorda? 

A assessoria de imprensa, nesse sentido, fortalece esse reconhecimento ao inserir sua marca em contextos legítimos e de credibilidade, como reportagens, entrevistas e menções em veículos especializados. 

E assim, ela amplia o alcance e posiciona sua empresa como referência no setor, o que é especialmente relevante no ambiente competitivo vivido por pequenos e médios negócios.

destaque na mídia com assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa não é marketing e isso é bom!

Enquanto o marketing fala sobre você com uma linguagem promocional, a imprensa fala de você com base na sua autoridade. Afinal, a sua história, os seus resultados e as suas ideias importam para um público muito mais amplo.

É essa chancela de terceiros (dos jornalistas, dos veículos de imprensa) que gera o impacto qualitativo que o brand awareness avalia. Ou seja, não se trata de comprar espaço, mas de conquistar espaço com conteúdo relevante e pautas que fazem sentido para a opinião pública.

Aliás, essa construção de autoridade e confiança é ainda mais valiosa quando entendemos como funciona a jornada de decisão do consumidor hoje. 

O Google chama isso de The Messy Middle, um percurso cheio de idas e vindas, em que as pessoas exploram, comparam, pesquisam, voltam atrás e reconsideram suas escolhas antes de decidir. 

brand awareness e o conceito de messy middle

💡 Nesse “meio bagunçado”, marcas que já são conhecidas e vistas como confiáveis têm muito mais chance de se destacar.

O que esperar (e o que não esperar) da assessoria de imprensa

Contratar uma assessoria de imprensa é um passo estratégico. Mas antes de pensar em se relacionar com os veículos de comunicação de maneira profissional, é importante alinhar algumas expectativas. Entenda, abaixo, o que realmente faz parte do escopo desse trabalho — e o que está fora dele.

✅ Você pode esperar:

  • Visibilidade orgânica em veículos estratégicos;
  • Construção e fortalecimento de reputação;
  • Posicionamento institucional alinhado ao propósito da marca;
  • Relacionamento com jornalistas e formadores de opinião.

❌ Você não deve esperar:

  • Aumento direto e imediato das vendas;
  • Garantia de publicações sob demanda;
  • Produção de anúncios ou campanhas promocionais;
  • Espaço pago em forma de “matéria” (publicidade disfarçada).

Resumindo: a boa imprensa trabalha com critérios jornalísticos, e a assessoria é o elo entre sua marca e esses critérios.

Como  trabalhamos o brand awareness dos nossos clientes na Letra A

Na Letra A, cada estratégia começa com um entendimento profundo do momento e dos objetivos da marca. Não seguimos receitas prontas. Por outro lado, desenvolvemos, em parceria com o cliente, um caminho sob medida para ampliar sua visibilidade.

Nosso intuito é, portanto, construir presença de marca de forma autêntica, estratégica e duradoura.

  • Diagnóstico de imagem e objetivos de negócio
    Antes de qualquer ação, analisamos como sua marca é percebida hoje. A partir disso, alinhamos os objetivos reais da comunicação com o momento atual do seu negócio.

  • Definição de posicionamento e mensagens-chave
    Em seguida, construímos uma narrativa institucional clara e estratégica. Dessa forma, traduzimos seu propósito, diferenciais e tom de voz em mensagens consistentes.

  • Mapeamento de pautas relevantes para a imprensa
    Identificamos temas que dialogam com o mercado, têm conexão com sua expertise e despertam interesse da mídia. Com isso, aumentamos o potencial de publicação e a relevância das abordagens feitas.

  • Relacionamento contínuo com veículos e jornalistas alinhados à marca
    Mais do que simplesmente enviar releases, cultivamos um contato ativo e transparente com a imprensa. Assim, fortalecemos a credibilidade da marca e ampliamos as chances de inserções qualificadas ao longo do tempo.

  • Análise de performance e planejamento estratégico
    Monitoramos, constantemente, os resultados, avaliamos os impactos e ajustamos as estratégias com base em dados e feedbacks. Portanto, o trabalho é contínuo, com foco reputação, visibilidade e propósito.

comunicação multicanal

Reconhecimento vem antes da conversão

Além de tudo isso, a Letra A conta com uma equipe multidisciplinar, que atua com uma visão integrada de comunicação. Para tanto, unimos repertório jornalístico, estratégico e criativo. Mais do que acumular inserções em relatórios de clipping, trabalhamos para que cada aparição da sua marca na mídia fortaleça a imagem institucional da sua empresa. 

E, por fim, temos compromisso com resultados de longo prazo. Porque entendemos que visibilidade com credibilidade é um ativo que se constrói com estratégia, paciência e propósito.

Quer saber como? Fale com a Letra A e vamos te ajudar a construir uma presença sólida para destacar o melhor da sua marca.

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Sobre o autor: Leilany Oliveira

Leilany Oliveira é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com experiência em assessoria de imprensa e social branding. Na Letra A, é analista de Relações Públicas e compartilha o seu conhecimento sobre assessoria de imprensa, comunicação corporativa e marketing de conteúdo.

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