Trends, realities, fofocas… as novidades na internet são muitas e a competição das marcas para ver quem dá a largada em garantir a abordagem desses assuntos, então, nem se fala. É neste cenário que surge a comunicação integrada.

Neste artigo, vamos falar sobre o poder e a importância da comunicação integrada para empresas que buscam destacar seus conteúdos e alcançar o sucesso no digital. Também apresentaremos suas vantagens e te mostraremos como aplicá-la na prática. 

Boa leitura!

O que é Comunicação Integrada? 

Antes de tudo, precisamos te dizer que a comunicação integrada é muito mais do que apenas repercutir uma mensagem através de vários canais de comunicação. 

Essa estratégia de marketing engloba uma abordagem que busca unificar todas as formas de comunicação da sua empresa — tanto internas quanto externas — para garantir coerência nas interações com o público-alvo da marca. 

Em outras palavras, ela é o alinhamento entre diferentes elementos da comunicação, como publicidade, relações públicas, marketing digital, redes sociais e atendimento ao cliente,  trabalhando juntos  e em harmonia para alcançar os objetivos do seu negócio.

Benefícios da Comunicação Integrada no digital 

Agora que já estamos familiarizados com o conceito de comunicação integrada, vamos dar uma olhada na série de vantagens que essa estratégia de marketing pode trazer para a sua marca.  

comunicação integrada

Consistência de mensagem 

Ter uma mensagem consistente significa que, independentemente de onde o consumidor encontre a sua marca no digital — seja em um anúncio nas redes sociais ou em um e-mail marketing, por exemplo — o jeito de falar dela será sempre o mesmo, alinhado à identidade verbal.

Essa consistência é fundamental para construir uma identidade de marca forte e facilmente reconhecível, pois ajuda os consumidores a desenvolverem uma compreensão clara sobre o que a marca representa e oferece.

Para que isso aconteça, é importante que a sua empresa possua um tom de voz bem definido, com pilares e arquétipos que vão reger a comunicação da marca.

Aumento do alcance e engajamento

Quando vários canais de comunicação são utilizados, as empresas podem alcançar diferentes tipos de personas e aumentar ainda mais a sua visibilidade no meio online. 

Além disso, uma comunicação integrada permite que as empresas envolvam sua audiência de forma eficaz, criando narrativas relevantes e personalizadas para cada etapa do funil de vendas e da jornada do consumidor. 

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Isso resulta em uma maior interação e compartilhamento por parte dos seguidores, fortalecendo os laços entre a marca e seu público.

Fortalecimento da identidade de marca

O resultado desses benefícios não poderia ser outro: o nascimento de uma marca com identidade forte, coesa e, além disso, memorável. 

Isso ajuda (e muito) o consumidor a diferenciar a sua empresa da concorrência e a criar uma conexão emocional mais profunda com ela. Além disso, uma identidade de marca forte e consistente ajuda a aumentar a confiança e a fidelidade dos clientes, incentivando-os a se engajarem com a marca de forma contínua

Diversidade de canais de comunicação 

Com essas vantagens na ponta do lápis, é hora de te darmos a melhor notícia dessa conversa: tudo isso pode ser aplicado em canais que você já possui à sua disposição

Faça um levantamento para entender em quais meios de comunicação o seu público-alvo está e, a partir disso, escolha as plataformas que mais fazem sentido para o estilo de consumo da sua audiência. Vamos agora conferir algumas delas. 

  • Redes sociais: incluem todas as plataformas que promovem interação entre seus usuários, como Instagram, TikTok, X (antigo Twitter), Facebook, LinkedIn, entre outras. 

Elas oferecem muita oportunidade de interação entre marcas e seguidores, além de serem excelentes escolhas para divulgação de produtos ou serviços. 

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  • E-mail Marketing: consistindo em uma mensagem enviada diretamente para uma lista selecionada de e-mails, eles podem envolver newsletters, promoções, atualizações de produtos ou até mesmo convites para eventos. 

O fato é que o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para nutrir seus leads, mantendo-se sempre na caixa de entrada da audiência.

  • Campanhas pagas: para além da opção de conteúdos orgânicos, há a ainda a publicidade paga, na qual sua empresa pode investir um determinado valor para ampliar ainda mais o público da marca. As campanhas pagas incluem anúncios impulsionados nas redes sociais, Google Ads, anúncios em banners de sites, entre outros. 

A grande vantagem desse canal é conseguir alcançar usuários que ainda não conhecem seu negócio de forma segmentada, através de dados como localização geográfica, faixa etária e interesses comportamentais. 

Para finalizarmos, faça o exercício de imaginar uma comunicação integrada com alguns desses canais. 

Por exemplo, o conteúdo orgânico em uma rede social pode estabelecer a presença da marca e construir conexões com os seguidores que já estão ali, enquanto as campanhas pagas podem aumentar a entrega das postagens, direcionando-as para segmentos específicos da audiência. 

Para aplicar essa estratégia de marketing e garantir o sucesso digital da sua marca, conte com a Letra A. Somos uma agência com uma visão digital holística voltada para a comunicação integrada, garantido a consistência e a identidade das marcas de nossos clientes em todos os canais trabalhados por nossa equipe.

Entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito e amplie a comunicação da sua empresa!

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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