Pensa rápido: você já assistiu algum filme em que o protagonista “cai de paraquedas” em uma aventura e enfrenta diversos obstáculos até que, finalmente, resolve o conflito ao final da trama? Então você já conhece a Jornada do Herói.

Certamente, inúmeras produções do seu repertório seguiram esse modelo de roteiro, não é mesmo? Trata-se de um conceito desenvolvido pelo mitólogo Joseph Campbell, que identificou um padrão de estrutura recorrente em lendas e histórias de todo o mundo e o destrinchou em estágios de narrativas. 

Quando falamos sobre comunicação de marcas, a Jornada do Herói é uma ferramenta importante para criar narrativas envolventes. Isso porque ela facilita a conexão emocional com a audiência através da aplicação do storytelling, reforçando os valores da empresa de maneira cativante. 

Assim, vamos entender neste texto a Jornada do Herói e sua aplicação na estratégia de comunicação das organizações, além de conhecer alguns cases – incluindo um #ClienteLetraA – de sucesso do uso do storytelling

Bons insights!  

Elementos da Jornada do Herói

A Jornada do Herói é baseada, no total, em 12 estágios que constroem uma narrativa fascinante e repleta de elementos, os quais vão despertando o interesse e a emoção do público. Justamente por isso é tão comum vermos essa técnica sendo aplicada em roteiros de filmes. 

Vamos agora entender os principais estágios que compõem essa estratégia:

Chamado à aventura

Se você já assistiu a saga épica de Harry Potter, sabe que a vida do protagonista começou a dar uma guinada quando ele recebeu a famosa carta para ingressar em Hogwarts. 

O chamado para aventura é exatamente essa parte da narrativa. O herói recebe uma oportunidade que o desafia a sair da zona de conforto e embarcar em uma jornada desconhecida. Esse momento geralmente marca o início de sua transformação pessoal.

jornada do herói

 

O mentor

Apesar de seu protagonismo, o personagem principal sempre precisa de uma “forcinha” extra. Por isso, ao aceitar o chamado, o herói conta com um mentor, que nada mais é do que uma espécie de guia para auxiliá-lo ao longo da jornada. 

O mentor oferece conselhos, sabedoria e o apoio necessário para que o protagonista desenvolva autoconfiança e lidere sua própria história. Ainda no exemplo de Harry Potter, podemos enxergar essa figura em Dumbledore e Hagrid, a depender do momento da saga. 

Obstáculos e desafios

O que faz uma boa história senão os desafios a serem enfrentados nela? Nesse estágio da Jornada do Herói, a história do protagonista é marcada por uma série de obstáculos que colocam à prova sua coragem e conhecimento. 

É importante mencionar que esses desafios se apresentam de várias formas: eles podem ser tanto externos, como em uma batalha literal, quanto internos, do protagonista consigo mesmo. O mais importante desse estágio é que ele provoca mudanças significativas em nosso herói. 

E para não perder o fio da meada de nosso exemplo, um dos momentos em que podemos observar o Harry superando desafios é no Torneio Tribruxo, no filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. 

Transformação

Esse é um dos estágios mais impactantes da Jornada do Herói. É durante essa etapa que o protagonista experimenta uma mudança interna significativa que o prepara para superar seus grandes desafios finais. 

A transformação pode envolver diferentes aspectos de sua trajetória, como uma mudança de mentalidade, fortalecimento de algumas relações, entre outros exemplos. O fato é que ela está sempre associada ao crescimento e à evolução pessoal do herói.

Na saga protagonista de nosso texto, é possível observar uma clara transformação do protagonista em Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando o Harry passa a entender  o peso de suas escolhas e a importância de suas ações após enfrentar muitas adversidades.

Resolução

E chegamos no estágio final da narrativa, onde o herói, logo após superar seus desafios, retorna ao seu mundo habitual com uma nova perspectiva ou entendimento, pronto para compartilhar suas experiências e aprendizados.

É também nessa fase do clímax onde as escolhas e ações do herói se tornam evidentes, como em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, quando o legado de Harry é estabelecido após sua vitória na batalha final em Hogwarts. 

Aplicações do storytelling

Agora com o conceito da Jornada do Herói em mente, você pode se questionar: “o que tudo isso tem a ver com o storytelling da minha marca?” E nós te respondemos sem pestanejar: tudo! 

A conexão emocional criada por uma narrativa bem estruturada é, sem dúvidas, um diferencial significativo na construção e no fortalecimento de uma empresa. Por isso, confira algumas formas de aplicação dessa estratégia que separamos para a comunicação da sua marca:

1. Conte histórias atraentes que se alinhem aos valores da empresa e às expectativas do seu público-alvo. Para isso, faça o exercício de reunir algumas narrativas que envolvam a sua marca respondendo às seguintes perguntas:

  • Como a sua empresa surgiu?
  • Existe algo sobre você ou sua empresa que poucas pessoas sabem? 
  • Qual o momento mais difícil enfrentado pela sua empresa até então? 
  • E o momento mais feliz? 

Importante: não se limite somente a esses questionamentos e registre, também, outras histórias que são do interesse de sua audiência e que vão te aproximar ainda mais dela.

jornada do herói

2. Escreva como se estivesse falando diretamente com o seu público. Deixe a impessoalidade de lado por agora, afinal, o que queremos com a aplicação dessa técnica é humanizar cada vez mais a comunicação da sua empresa. 

3. Utilize recursos audiovisuais para construir a sua narrativa. Insira, além de textos, fotos, vídeos ou outros elementos visuais que vão enriquecer a história que está sendo contada. 

4. Faça uma curadoria de materiais que a sua audiência consome. Ao saber de séries ou livros que o seu público gosta, por exemplo, é possível utilizá-los em conteúdos temáticos ou na construção de analogias para suas histórias. 

5. Gere curiosidade no seu público. Seja através de perguntas ou trazendo possíveis erros que você cometeu em sua área, o fato é que aguçar a curiosidade genuína de sua audiência é uma excelente dica para aumentar o alcance de suas narrativas.

6. Incorpore os valores, a missão e a visão da sua empresa em todas as histórias contadas. Isto porque é importantíssimo que o seu conteúdo siga os princípios de sua empresa, o que facilita (e muito!) a conexão com o público. 

7. Escolha os estágios da Jornada do Herói que serão utilizados em cada conteúdo. Você vai falar um pouco sobre os erros que já cometeu em sua carreira? Recomendamos, então, que revisite o tópico “Obstáculos e desafios” logo ali em cima. 

Ou ainda: escolheu falar sobre como um amigo ocupou um papel importante na criação de sua empresa, te ensinando lições sobre empreendedorismo? Então é a deixa certa para aplicar os princípios do estágio “o mentor”, da Jornada do Herói. 

Cases de sucesso

As dicas acima são valiosas, mas a gente sabe que você gosta mesmo é de cases, não é mesmo? Pensando nisso, analisamos dois exemplos práticos que podem te inspirar.

Airbnb

Conhecidíssimo por ser um grande revolucionário do mercado de hotelaria, o Airbnb é mestre em utilizar a Jornada do Herói aplicada ao storytelling em suas campanhas. 

No exemplo abaixo, eles trazem a história de uma senhora com um grande obstáculo a enfrentar: a solidão da terceira idade. Surge, então, o chamado para ação de alugar quartos de sua casa no Airbnb e, assim, aproveitar a companhia de outras pessoas e fortalecer a cultura do seu país de origem, a Itália. 

Dr. Tácito Jerônimo

Dr. Tácito Jerônimo é um ortopedista e nutrólogo que buscou a Letra A Comunicação para obter uma maior presença nas redes sociais e, além disso, disseminar conhecimento sobre suas áreas de atuação. 

Através de um planejamento de conteúdo inspirado na Jornada do Herói e focado na aplicação do storytelling, o perfil passou a contar histórias sobre o protagonista em questão. Confira, abaixo, alguns exemplos de conteúdos construídos a partir dos estágios da Jornada do Herói. 

Através do trabalho de conexão com o público do cliente e de todo o trabalho desenvolvido pela Letra A, o perfil atingiu um aumento de 310% no alcance diário, além de um crescimento de 738% no número de cliques na página do Instagram

É inegável que utilizar os estágios da Jornada do Herói na construção de narrativas é um grande diferencial para a sua marca, além de um evidente impulsionador de resultados e métricas. 

E se você deseja explorar as possibilidades de integração do storytelling na sua empresa, a Letra A pode te ajudar nessa. Dispomos de uma série de serviços na área da comunicação e te oferecemos uma consultoria personalizada e gratuita para entender a necessidade do seu negócio. 

Entre em contato conosco e vamos, juntos, construir a narrativa da sua marca. 

 

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Pensa rápido: você já assistiu algum filme em que o protagonista “cai de paraquedas” em uma aventura e enfrenta diversos obstáculos até que, finalmente, resolve o conflito ao final da trama? Então você já conhece a Jornada do Herói.

Certamente, inúmeras produções do seu repertório seguiram esse modelo de roteiro, não é mesmo? Trata-se de um conceito desenvolvido pelo mitólogo Joseph Campbell, que identificou um padrão de estrutura recorrente em lendas e histórias de todo o mundo e o destrinchou em estágios de narrativas. 

Quando falamos sobre comunicação de marcas, a Jornada do Herói é uma ferramenta importante para criar narrativas envolventes. Isso porque ela facilita a conexão emocional com a audiência através da aplicação do storytelling, reforçando os valores da empresa de maneira cativante. 

Assim, vamos entender neste texto a Jornada do Herói e sua aplicação na estratégia de comunicação das organizações, além de conhecer alguns cases – incluindo um #ClienteLetraA – de sucesso do uso do storytelling

Bons insights!  

Elementos da Jornada do Herói

A Jornada do Herói é baseada, no total, em 12 estágios que constroem uma narrativa fascinante e repleta de elementos, os quais vão despertando o interesse e a emoção do público. Justamente por isso é tão comum vermos essa técnica sendo aplicada em roteiros de filmes. 

Vamos agora entender os principais estágios que compõem essa estratégia:

Chamado à aventura

Se você já assistiu a saga épica de Harry Potter, sabe que a vida do protagonista começou a dar uma guinada quando ele recebeu a famosa carta para ingressar em Hogwarts. 

O chamado para aventura é exatamente essa parte da narrativa. O herói recebe uma oportunidade que o desafia a sair da zona de conforto e embarcar em uma jornada desconhecida. Esse momento geralmente marca o início de sua transformação pessoal.

jornada do herói

 

O mentor

Apesar de seu protagonismo, o personagem principal sempre precisa de uma “forcinha” extra. Por isso, ao aceitar o chamado, o herói conta com um mentor, que nada mais é do que uma espécie de guia para auxiliá-lo ao longo da jornada. 

O mentor oferece conselhos, sabedoria e o apoio necessário para que o protagonista desenvolva autoconfiança e lidere sua própria história. Ainda no exemplo de Harry Potter, podemos enxergar essa figura em Dumbledore e Hagrid, a depender do momento da saga. 

Obstáculos e desafios

O que faz uma boa história senão os desafios a serem enfrentados nela? Nesse estágio da Jornada do Herói, a história do protagonista é marcada por uma série de obstáculos que colocam à prova sua coragem e conhecimento. 

É importante mencionar que esses desafios se apresentam de várias formas: eles podem ser tanto externos, como em uma batalha literal, quanto internos, do protagonista consigo mesmo. O mais importante desse estágio é que ele provoca mudanças significativas em nosso herói. 

E para não perder o fio da meada de nosso exemplo, um dos momentos em que podemos observar o Harry superando desafios é no Torneio Tribruxo, no filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. 

Transformação

Esse é um dos estágios mais impactantes da Jornada do Herói. É durante essa etapa que o protagonista experimenta uma mudança interna significativa que o prepara para superar seus grandes desafios finais. 

A transformação pode envolver diferentes aspectos de sua trajetória, como uma mudança de mentalidade, fortalecimento de algumas relações, entre outros exemplos. O fato é que ela está sempre associada ao crescimento e à evolução pessoal do herói.

Na saga protagonista de nosso texto, é possível observar uma clara transformação do protagonista em Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando o Harry passa a entender  o peso de suas escolhas e a importância de suas ações após enfrentar muitas adversidades.

Resolução

E chegamos no estágio final da narrativa, onde o herói, logo após superar seus desafios, retorna ao seu mundo habitual com uma nova perspectiva ou entendimento, pronto para compartilhar suas experiências e aprendizados.

É também nessa fase do clímax onde as escolhas e ações do herói se tornam evidentes, como em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, quando o legado de Harry é estabelecido após sua vitória na batalha final em Hogwarts. 

Aplicações do storytelling

Agora com o conceito da Jornada do Herói em mente, você pode se questionar: “o que tudo isso tem a ver com o storytelling da minha marca?” E nós te respondemos sem pestanejar: tudo! 

A conexão emocional criada por uma narrativa bem estruturada é, sem dúvidas, um diferencial significativo na construção e no fortalecimento de uma empresa. Por isso, confira algumas formas de aplicação dessa estratégia que separamos para a comunicação da sua marca:

1. Conte histórias atraentes que se alinhem aos valores da empresa e às expectativas do seu público-alvo. Para isso, faça o exercício de reunir algumas narrativas que envolvam a sua marca respondendo às seguintes perguntas:

  • Como a sua empresa surgiu?
  • Existe algo sobre você ou sua empresa que poucas pessoas sabem? 
  • Qual o momento mais difícil enfrentado pela sua empresa até então? 
  • E o momento mais feliz? 

Importante: não se limite somente a esses questionamentos e registre, também, outras histórias que são do interesse de sua audiência e que vão te aproximar ainda mais dela.

jornada do herói

2. Escreva como se estivesse falando diretamente com o seu público. Deixe a impessoalidade de lado por agora, afinal, o que queremos com a aplicação dessa técnica é humanizar cada vez mais a comunicação da sua empresa. 

3. Utilize recursos audiovisuais para construir a sua narrativa. Insira, além de textos, fotos, vídeos ou outros elementos visuais que vão enriquecer a história que está sendo contada. 

4. Faça uma curadoria de materiais que a sua audiência consome. Ao saber de séries ou livros que o seu público gosta, por exemplo, é possível utilizá-los em conteúdos temáticos ou na construção de analogias para suas histórias. 

5. Gere curiosidade no seu público. Seja através de perguntas ou trazendo possíveis erros que você cometeu em sua área, o fato é que aguçar a curiosidade genuína de sua audiência é uma excelente dica para aumentar o alcance de suas narrativas.

6. Incorpore os valores, a missão e a visão da sua empresa em todas as histórias contadas. Isto porque é importantíssimo que o seu conteúdo siga os princípios de sua empresa, o que facilita (e muito!) a conexão com o público. 

7. Escolha os estágios da Jornada do Herói que serão utilizados em cada conteúdo. Você vai falar um pouco sobre os erros que já cometeu em sua carreira? Recomendamos, então, que revisite o tópico “Obstáculos e desafios” logo ali em cima. 

Ou ainda: escolheu falar sobre como um amigo ocupou um papel importante na criação de sua empresa, te ensinando lições sobre empreendedorismo? Então é a deixa certa para aplicar os princípios do estágio “o mentor”, da Jornada do Herói. 

Cases de sucesso

As dicas acima são valiosas, mas a gente sabe que você gosta mesmo é de cases, não é mesmo? Pensando nisso, analisamos dois exemplos práticos que podem te inspirar.

Airbnb

Conhecidíssimo por ser um grande revolucionário do mercado de hotelaria, o Airbnb é mestre em utilizar a Jornada do Herói aplicada ao storytelling em suas campanhas. 

No exemplo abaixo, eles trazem a história de uma senhora com um grande obstáculo a enfrentar: a solidão da terceira idade. Surge, então, o chamado para ação de alugar quartos de sua casa no Airbnb e, assim, aproveitar a companhia de outras pessoas e fortalecer a cultura do seu país de origem, a Itália. 

Dr. Tácito Jerônimo

Dr. Tácito Jerônimo é um ortopedista e nutrólogo que buscou a Letra A Comunicação para obter uma maior presença nas redes sociais e, além disso, disseminar conhecimento sobre suas áreas de atuação. 

Através de um planejamento de conteúdo inspirado na Jornada do Herói e focado na aplicação do storytelling, o perfil passou a contar histórias sobre o protagonista em questão. Confira, abaixo, alguns exemplos de conteúdos construídos a partir dos estágios da Jornada do Herói. 

Através do trabalho de conexão com o público do cliente e de todo o trabalho desenvolvido pela Letra A, o perfil atingiu um aumento de 310% no alcance diário, além de um crescimento de 738% no número de cliques na página do Instagram

É inegável que utilizar os estágios da Jornada do Herói na construção de narrativas é um grande diferencial para a sua marca, além de um evidente impulsionador de resultados e métricas. 

E se você deseja explorar as possibilidades de integração do storytelling na sua empresa, a Letra A pode te ajudar nessa. Dispomos de uma série de serviços na área da comunicação e te oferecemos uma consultoria personalizada e gratuita para entender a necessidade do seu negócio. 

Entre em contato conosco e vamos, juntos, construir a narrativa da sua marca. 

 

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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