Que se destacar como autoridade em um mundo digital saturado de informações é um grande desafio, disso com certeza você já sabe. Em meio às variadas alternativas para essa questão, a estratégia da curadoria de conteúdo destaca-se por ser especialmente valiosa para profissionais liberais que buscam construir uma boa presença em seu nicho. Essa técnica valoriza não somente a criação, mas a organização e os comentários sobre os melhores conteúdos de determinado assunto. 

Neste texto, vamos explorar o papel essencial da curadoria de conteúdo e como essa prática pode ser aplicada como um diferencial em seu negócio.

O que é curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo poderia ser resumida de forma simples e rápida como uma seleção de informações. Na prática, no entanto, ela vai muito além disso. Uma curadoria representa a habilidade de identificar, organizar e compartilhar o melhor conteúdo disponível sobre um determinado tema.

Para facilitar, imagine conosco um curador de arte em um museu, escolhendo e distribuindo com cuidado as obras para proporcionar uma experiência única aos visitantes. O mesmo acontece com a curadoria de digital: a técnica não apenas reúne informações relevantes em um local, mas as apresenta de maneira coerente e estratégica para o público.

curadoria de conteúdo

Vantagens da curadoria de conteúdo

Agora que já estamos por dentro do que é a curadoria de conteúdo, vamos nos aprofundar um pouco mais e entender as vantagens por trás da adoção desse método. 

Presença online e rede de parcerias 

A curadoria de conteúdo é uma peça-chave para conseguir firmar uma presença online consistente. Isso acontece porque a marca passa a ser vista como uma autoridade nos assuntos mais relevantes do momento. 

Além disso, ao compartilhar constantemente conteúdos bem fundamentados nas redes sociais do seu negócio, abre-se espaço para conectar-se com outras marcas e profissionais, criando oportunidades para parcerias e colaborações.

Criação de valor para a audiência e construção de relacionamentos

curadoria de conteúdo

A organização e o compartilhamento de conteúdo relevante não apenas informa, mas agrega valor para sua audiência. 

Por isso, a prática constante da curadoria também acaba se tornando essencial para a construção de relacionamentos duradouros e sólidos com o público da marca. 

Praticidade para o público

Ainda falando sobre a importância da curadoria para seus seguidores, a organização de conteúdos relevantes consegue poupar o tempo do público, pois oferece uma seleção cuidadosa em um só lugar. 

Tal percepção é importante para que a audiência também enxergue sua marca como uma referência em otimização de tempo e praticidade.

Como fazer curadoria de conteúdo no seu negócio

Chegou a hora de colocar tudo isso em prática! Vamos agora conferir algumas dicas para você começar hoje mesmo a aplicar a estratégia da curadoria de conteúdo para a sua marca.. 

Conheça o seu público

Para que todas as pesquisas façam sentido e agreguem, de fato, valor para seus seguidores, é importante conhecê-los e saber de seus interesses. Assim, os materiais escolhidos na curadoria se tornam cada vez mais procurados e relevantes. 

Mas não se preocupe, esse processo pode ser mais simples do que você imagina. Confira abaixo um texto do nosso blog que explica a diferença entre brand e buyer persona e aprenda a definir cada uma delas.

curadoria de conteúdo

Preze por fontes confiáveis e relevantes

Para que a confiança entre sua marca e o público não seja quebrada, é essencial que as fontes para suas curadorias se mantenham relevantes. 

Para manter a transparência e autoridade do seu negócio, selecione fontes que se alinhem com a credibilidade e os padrões que você deseja associar a ele.

Defina a frequência e o calendário de publicações

Tão importante quanto selecionar conteúdo de qualidade, é garantir que ele seja entregue de forma organizada. E isso envolve a definição de uma frequência. 

Seja diária, semanal ou quinzenal, um calendário de publicações ajuda no planejamento e constância das entregas, permitindo, ainda, que seu público crie expectativa sobre as curadorias.

Acrescente valor através de comentários

Você pode, mas não precisa se limitar somente ao compartilhamento de informações. Transpareça o tom de voz da sua marca nas curadorias e explique o contexto de cada conteúdo, mostrando sua relevância e fornecendo para seus seguidores alguns comentários exclusivos feitos pela sua marca. 

Tudo pronto para começar a curar conteúdo por aí? Agora te convidamos a compartilhar este texto em suas redes sociais para, além de criar expectativas sobre os próximos passos da sua marca, também inspirar outros profissionais com essa estratégia de criação de narrativa. 

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Que se destacar como autoridade em um mundo digital saturado de informações é um grande desafio, disso com certeza você já sabe. Em meio às variadas alternativas para essa questão, a estratégia da curadoria de conteúdo destaca-se por ser especialmente valiosa para profissionais liberais que buscam construir uma boa presença em seu nicho. Essa técnica valoriza não somente a criação, mas a organização e os comentários sobre os melhores conteúdos de determinado assunto. 

Neste texto, vamos explorar o papel essencial da curadoria de conteúdo e como essa prática pode ser aplicada como um diferencial em seu negócio.

O que é curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo poderia ser resumida de forma simples e rápida como uma seleção de informações. Na prática, no entanto, ela vai muito além disso. Uma curadoria representa a habilidade de identificar, organizar e compartilhar o melhor conteúdo disponível sobre um determinado tema.

Para facilitar, imagine conosco um curador de arte em um museu, escolhendo e distribuindo com cuidado as obras para proporcionar uma experiência única aos visitantes. O mesmo acontece com a curadoria de digital: a técnica não apenas reúne informações relevantes em um local, mas as apresenta de maneira coerente e estratégica para o público.

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Vantagens da curadoria de conteúdo

Agora que já estamos por dentro do que é a curadoria de conteúdo, vamos nos aprofundar um pouco mais e entender as vantagens por trás da adoção desse método. 

Presença online e rede de parcerias 

A curadoria de conteúdo é uma peça-chave para conseguir firmar uma presença online consistente. Isso acontece porque a marca passa a ser vista como uma autoridade nos assuntos mais relevantes do momento. 

Além disso, ao compartilhar constantemente conteúdos bem fundamentados nas redes sociais do seu negócio, abre-se espaço para conectar-se com outras marcas e profissionais, criando oportunidades para parcerias e colaborações.

Criação de valor para a audiência e construção de relacionamentos

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A organização e o compartilhamento de conteúdo relevante não apenas informa, mas agrega valor para sua audiência. 

Por isso, a prática constante da curadoria também acaba se tornando essencial para a construção de relacionamentos duradouros e sólidos com o público da marca. 

Praticidade para o público

Ainda falando sobre a importância da curadoria para seus seguidores, a organização de conteúdos relevantes consegue poupar o tempo do público, pois oferece uma seleção cuidadosa em um só lugar. 

Tal percepção é importante para que a audiência também enxergue sua marca como uma referência em otimização de tempo e praticidade.

Como fazer curadoria de conteúdo no seu negócio

Chegou a hora de colocar tudo isso em prática! Vamos agora conferir algumas dicas para você começar hoje mesmo a aplicar a estratégia da curadoria de conteúdo para a sua marca.. 

Conheça o seu público

Para que todas as pesquisas façam sentido e agreguem, de fato, valor para seus seguidores, é importante conhecê-los e saber de seus interesses. Assim, os materiais escolhidos na curadoria se tornam cada vez mais procurados e relevantes. 

Mas não se preocupe, esse processo pode ser mais simples do que você imagina. Confira abaixo um texto do nosso blog que explica a diferença entre brand e buyer persona e aprenda a definir cada uma delas.

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Preze por fontes confiáveis e relevantes

Para que a confiança entre sua marca e o público não seja quebrada, é essencial que as fontes para suas curadorias se mantenham relevantes. 

Para manter a transparência e autoridade do seu negócio, selecione fontes que se alinhem com a credibilidade e os padrões que você deseja associar a ele.

Defina a frequência e o calendário de publicações

Tão importante quanto selecionar conteúdo de qualidade, é garantir que ele seja entregue de forma organizada. E isso envolve a definição de uma frequência. 

Seja diária, semanal ou quinzenal, um calendário de publicações ajuda no planejamento e constância das entregas, permitindo, ainda, que seu público crie expectativa sobre as curadorias.

Acrescente valor através de comentários

Você pode, mas não precisa se limitar somente ao compartilhamento de informações. Transpareça o tom de voz da sua marca nas curadorias e explique o contexto de cada conteúdo, mostrando sua relevância e fornecendo para seus seguidores alguns comentários exclusivos feitos pela sua marca. 

Tudo pronto para começar a curar conteúdo por aí? Agora te convidamos a compartilhar este texto em suas redes sociais para, além de criar expectativas sobre os próximos passos da sua marca, também inspirar outros profissionais com essa estratégia de criação de narrativa. 

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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