Se já tentaram te vender a ideia de que para construir a identidade da marca basta um novo logotipo… precisamos bater um papo sobre branding.

Em poucas palavras, o branding é um trabalho amplo que deve envolver todos os pilares da sua identidade a fim de torná-la sólida. De forma simples, é o que faz alguém bater o olho em um post, ouvir uma frase ou ver uma combinação de cores e, instantaneamente, lembrar da sua marca.

Todo esse processo envolve – também – a criação de um logotipo autêntico. 

> Para facilitar, imagine o branding como uma orquestra e no logo como em um de seus instrumentos: ele não é responsável por todo o espetáculo, mas sem seu trabalho a harmonia sinfônica não existe. 

E é exatamente sobre essa harmonia que vamos falar aqui!

Neste artigo, você vai entender como ir além do visual na identidade da marca e construir um branding completo e impactante. Então, vamos lá e boa leitura! 

O papel do tom de voz na identidade da marca

Eis um dos pilares mais poderosos do branding. O tom de voz é a personalidade da sua marca traduzida em palavras – ou seja, é quem define como seu negócio vai “conversar” com o público.

Pense conosco: se a sua marca fosse uma pessoa, ela seria descontraída ou formal? Motivadora ou sarcástica? Todas essas respostas devem transmitir os valores, a essência e a mensagem que você quer passar com seu conteúdo. 

Isso porque o tom de voz precisa ser verdadeiro para conectar o seu negócio às pessoas certas.

identidade da marca

Storytelling como diferencial

Seguindo o fio da nossa conversa, não dá para falar de identidade da marca sem mencionar o poder do storytelling

Até porque, veja bem, contar histórias é uma das formas mais genuínas de criar conexão entre seres humanos. E as marcas que sabem usar esse recurso, é claro, saem na frente. 

Mas o storytelling vai além de simplesmente contar uma boa história ou descrever um produto ou serviço; trata-se de saber compartilhar momentos e/ou experiências que reforçam o propósito da sua marca de um jeito cativante e que desperte conexão com o seu público através de uma narrativa.

Por exemplo, entre os títulos abaixo, qual te dá mais vontade de consumir o conteúdo? 

  1. “Como reduzir o estresse?” 
  2. “Vou te contar agora como consegui reduzir meu estresse em 3 passos”

Provavelmente o segundo, certo? Isso aconteceu porque a redação dele se utilizou do storytelling – e da humanização – para estimular sua curiosidade e, consequentemente, gerar identificação.

> Então, lembre-se: quando você conta uma história, acaba criando uma relação com seu público que vai muito além da venda e fazendo, de fato, a diferença.

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Experiências da marca

Inclusive, falando em diferença, vale lembrar que a identidade da marca também é vivenciada em cada ponto de contato com o público-alvo.

Isto é, do primeiro clique no site até a entrega de um produto ou atendimento pós-venda, tudo é branding – e contribui para construir a percepção que as pessoas têm do seu negócio.

Por isso, experiências memoráveis – daquelas que encantam mesmo – são importantíssimas para fortalecer a identidade da marca

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Imagine com a gente, por exemplo, uma loja física que oferece um bom atendimento e um ambiente aconchegante. Enquanto isso, o perfil nas redes sociais possui uma identidade visual e um tom de voz que reflete essa mesma energia. 

Essa harmonia entre os pontos de contato cria confiança, gera fidelidade e faz sua marca ser lembrada. Afinal, mais do que um produto ou serviço, você está entregando uma experiência.

Coerência visual na identidade da marca

Por fim, para amarrar tudo isso, retornamos à ela, que é a etapa mais conhecida do branding: a identidade visual. 

Mas antes de mais nada, é importante lembrar que o logotipo, as cores e as tipografias escolhidas por você são essenciais para construir a coerência visual, mas não funcionam sozinhos. A verdade mesmo é que essa harmonia vai além do design em si.

Pense que você escolheu uma paleta de cores super vibrante para o logotipo, querendo comunicar energia e otimismo – só que toda mensagem por escrito nos canais da sua marca é extremamente formal e impessoal.

Não faz sentido, concorda? Trata-se, assim, de um desalinhamento que pode confundir o seu público e acabar enfraquecendo a identidade da marca. 

E, justamente por isso, toda essa etapa deve ser planejada e executada de forma estratégica para construir coerência e familiaridade em cada ponto de contato.

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Resumindo, a identidade da marca é um trabalho amplo que vai muito além do logotipo e cada elemento dessa construção tem seu papel para criar um branding  sólido, autêntico e memorável.

Portanto, agora propomos um exercício para a sua marca: como você percebe a identidade dela hoje? Será que já não é o momento de repensá-la? Seja um rebranding ou uma estratégia de fortalecimento na comunicação, nós podemos te ajudar!

Aqui na Letra A, nosso Departamento de Social Branding é especialista na construção e no gerenciamento de marcas no meio digital – e a sua pode ser a próxima!

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Sobre o autor: Aline Barbosa

Aline Barbosa é publicitária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha há 5 anos na construção e gestão de marcas no meio digital. Atuou como liderança no Movimento Empresa Júnior e, aqui na Letra A, é Head de Social Branding. No blog, escreve sobre branding, redes sociais e presença digital.

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