Quem trabalha diariamente com Instagram e outras mídias sociais sabe que sempre surgem ideias de posts bacanas com temas factuais e inesperados que precisam ser colocados logo em prática para não perder o timing.
Mesmo assim, é imprescindível que você possua um calendário editorial estruturado para gerir e controlar as postagens e conteúdos do Instagram da sua empresa.
Com uma rotina corrida de pesquisa, planejamento e relatórios de clientes, essa ferramenta te ajuda a ter mais organização para receber essas demandas avulsas de última hora, sem atrapalhar seu dia a dia.
Quer saber mais sobre o calendário editorial? Continue conosco para entender como fazer um para a sua rede social corporativa.
O que é um calendário editorial?
Um calendário editorial para o Instagram pode ser resumido como um cronograma planejado com todos os conteúdos que serão destinados a essa rede social.
Ele deve conter algumas informações chave para estruturar e manter a estratégia de comunicação, como o objetivo de cada publicação, a persona para a qual ela será destinado e a data de lançamento do post.
Além disso, o calendário editorial pode ainda auxiliar na articulação do posicionamento de marca alinhado de todas as redes sociais do seu negócio, fornecendo uma visão macro e um maior controle acerca das publicações do Instagram e das demais redes.
Vantagens de utilizar um calendário editorial para o Instagram
Justamente por proporcionar uma visão macro da estratégia de comunicação, contar com um calendário editorial para a sua rede social possibilita ter muitas vantagens. Dá uma olhada:
Definição da frequência de postagens
Para manter um bom desempenho de engajamento na rede social corporativa, é essencial que uma frequência de posts definida previamente seja mantida durante toda a estratégia.
Essa etapa é muito importante para que o algoritmo do Instagram entenda que aquela página está ativa e siga entregando o seu conteúdo sem interferências.
Além disso, os seus seguidores também poderão ter uma boa previsibilidade das suas postagens, sabendo quando elas sairão, para não ficarem reféns do famoso “ativa o sininho de notificações”.
Redução de atrasos e erros
O calendário editorial permite que você se planeje pensando estrategicamente e com antecedência em datas comemorativas e sazonais, evitando esquecimentos e demandas urgentes.
Por trabalhar com esse sistema de delineação, ele também permite que haja um bom espaçamento entre a finalização e a publicação de uma demanda, possibilitando um bom prazo para revisão e correção de possíveis erros.
Boa análise de desempenho das publicações
Ter um calendário editorial para o Instagram é contar com um bom acompanhamento do início ao fim, tendo em vista que ele também facilita a análise das métricas das publicações.
Com isso, fica muito mais fácil decidir os temas e as postagens que poderão ou não ser reaproveitadas na rede social.
E já avisamos: tudo bem se aquela publicação tão elaborada não teve o desempenho esperado! O importante é avaliar estrategicamente essa métrica na análise do desempenho para conseguir criar conteúdos cada vez mais assertivos.
Passos para a criação de um calendário editorial
Agora que você já está por dentro da importância e das vantagens de possuir um calendário editorial, vamos pôr a mão na massa? Confere com a gente o passo-a-passo simplificado para desenvolver essa virada de chave na comunicação do Instagram da sua empresa.
1. Estude a fundo as ferramentas e o seu público do Instagram
Como cada rede social possui públicos específicos e distintos de um mesmo mercado e nicho, é importante que você avalie cautelosamente o comportamento dos seus seguidores.
Analise quais publicações apresentaram um bom desempenho e quais foram aquelas que ficaram abaixo do esperado para, com base nisso, selecionar os próximos temas abordados.
Além disso, esteja sempre por dentro das tendências dessa rede social. O Instagram está sempre se reinventando e oferecendo novas funcionalidades para impulsionar cada vez mais as contas de seus usuários.
Um grande exemplo disso foi a “explosão” da ferramenta Reels nos anos de 2020 e 2021, a qual alavancou a entrega do conteúdo de quem apostou na tendência.
2. Estabeleça um objetivo
Assim como em toda adoção de uma nova estratégia, a efetividade do calendário editorial também depende da definição clara de um objetivo.
O que você deseja com as publicações? Vender mais, gerar leads, expandir o seu público, converter mais visitantes… tudo depende da necessidade atual da sua marca.
3. Defina os formatos, os dias e os horários
Com base na análise feita anteriormente, é hora de decidir os formatos, os dias e os horários das publicações.
Lembre-se sempre que não é recomendado manter infinitamente o mesmo formato estático para o Instagram, como postagens para o feed. Elas são, sim, muito importantes, mas precisam estar aliadas a estratégias complementares, como stories, IGTVs, Reels, etc.
Fora isso, estabeleça os melhores dias e horários para lançar as publicações, levando sempre em consideração a movimentação e os acessos do seu público na rede social.
> Confira nosso texto sobre como aumentar o engajamento no Instagram
4. Analise e documente as suas estratégias e o seu desempenho
Por fim, após executar o seu calendário editorial e começar a publicar suas postagens, acompanhe e analise cautelosamente o desempenho do seu Instagram após a nova estratégia adotada.
Siga sempre as recomendações da plataforma de relatórios escolhida e não tenha medo de se arriscar – sempre que algo não estiver fazendo sentido para a sua marca ou não apresentando o desempenho que você esperava, não hesite em alterar a estratégia e adaptar o seu conteúdo à realidade do seu público e da sua empresa.
Plataformas para criar o seu calendário editorial para Instagram
Antes de finalizarmos, vamos conferir algumas plataformas que podem te ajudar bastante no dia-a-dia da execução?
Trello
Gratuito, versátil e super intuitivo! O Trello oferece a possibilidade de criação de colunas, cards, adição de prazos de entrega e organização por etiquetas.
Ele é bastante visual e te permite atribuir responsáveis para cada atividade adicionada no quadro.
Asana
O Asana é bem parecido com o Trello, mas possui uma organização horizontal e um pouco menos visual do que a mencionada anteriormente.
A plataforma permite a execução hierárquica de cada postagem do seu calendário, permitindo a criação de projetos, tarefas e subtarefas para cada um deles.
Por último, ela também oferece uma visão macro de cumprimento (ou não) dos prazos estabelecidos para cada atividade, permitindo que o administrador do quadro consiga realocar ou delegar novos responsáveis para as publicações.
PipeFy
Também consegue ser, de certa forma, bastante parecido com o Trello, mas com algumas funcionalidades a mais. No PipeFy, é possível atribuir responsáveis diretos por cada coluna adicionada no quadro.
Por exemplo, uma pessoa ficará responsável por pesquisar o conteúdo, outra por executar a publicação e mais uma para revisar o post. Assim que um card for arrastado para a coluna seguinte, o novo responsável será automaticamente notificado para saber quando iniciar o seu trabalho.
Interessante, não é? Por fim, a plataforma possui uma versão gratuita para equipes que possuem até 5 pessoas.
E então, tudo pronto para planejar o conteúdo da sua marca? Esperamos que sim!
Enquanto executa seu calendário editorial, que tal dar uma olhada na técnica do storytelling para organizar de forma ainda mais estratégica as próximas publicações do Instagram do seu negócio?