Mesmo que você não seja um guru do marketing digital, certamente já entendeu que saber como aumentar o engajamento no Instagram é a estratégia mais valiosa que você pode ter para alavancar sua presença na rede social. 

Segundo o relatório de outubro de 2020 produzido pela We Are Social e o Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários. E nessa plataforma, o engajamento é uma das métricas mais importantes para você alcançar bons resultados

Isso porque um bom engajamento é sinônimo de um bom relacionamento com seu público alvo. E no Instagram, se você tem esse caminho como norte, o algoritmo da rede funciona ao seu favor, para que seu perfil apareça para mais pessoas

Se interessou? Então siga neste texto que vamos explicar como fazer seu engajamento, e consequentemente, a sua marca crescer no Insta. 

O que é engajamento? 

Antes de te mostrar como aumentar o engajamento no Instagram, vamos falar um pouco sobre o que é engajamento. Engajar, no dicionário, significa participar de maneira colaborativa em alguma coisa. No Insta, isso é compreendido a partir das ações que seus seguidores realizam quando vêem suas postagens.

Quais as métricas que contam para o engajamento?

Curtidas, comentários e compartilhamentos são contabilizados pela rede social tanto nas interações que acontecem nas postagens do feed, quanto nas postagens nos stories, assim como no IGTV e reels.

 

via GIPHY

Além disso, a rede também leva em conta se o seguidor salvou a postagem para ver novamente ou usar como referência. É com base em todas essas métricas que o algoritmo do Instagram funciona e pode elevar o alcance das suas postagens ou derrubá-las.

Por que o engajamento é importante para o algoritmo do Instagram

O algoritmo é como a estrutura de funcionamento da rede social, que entende o que é interessante para mostrar com destaque. Após anos de segredos, recentemente o Instagram abriu o jogo sobre como funciona, e de acordo com o diretor Adam Mosseri, o algoritmo da rede é movido a partir do engajamento.

Além das atividades que citamos, até o tempo que o seguidor passa vendo uma postagem e se abre o perfil para ver mais posts são fatores levados em consideração para medir o engajamento da página.

 

via GIPHY

Então, quanto maior a probabilidade da pessoa realizar uma ação naquela postagem, ou seja, quanto mais engajamento, mais alta a possibilidade de ela ver mais conteúdo daquele perfil. 

Mas como fazer seu engajamento aumentar na prática? É o que vamos responder agora.

Como aumentar o engajamento no Instagram

Muitas são as dicas e estratégias que você pode usar para aumentar o engajamento no seu perfil do Instagram, e vamos falar delas, mas a mais importante de todas é: produza conteúdo de qualidade e que o seu público queira ver

Qual a sua reação ao ver um post que gosta e que faz você se identificar? É curtir, comentar um emoji ou até uma frase, mandar para algum amigo ou compartilhar em grupos. Por que seria diferente com seu público?  

Trabalhar para aumentar o engajamento é envolver seus seguidores em algo que já têm interesse, afinal, acompanham o perfil, não é mesmo? Então, acima de todas as dicas que vamos te dar, certifique-se de que seu conteúdo é pensado para um público definido e coerente com o tom de voz da sua marca.

> Confira nosso post sobre tom de voz da marca.

7 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

  • Poste com frequência

 

via GIPHY

A primeira dica parte da máxima “quem não é visto, não é lembrado”. Ter um perfil ativo é algo que é levado em consideração pela rede social, mas acima disso, é bom que seus seguidores saibam que sua empresa está funcionando a todo vapor.

Entretanto, é importante entender que postar com frequência não significa sufocar seus seguidores com 20, 30 stories e cinco posts diários no feed. Planeje uma frequência de postagens boa para que seu público lembre sempre da sua marca sem enjoar ou ficar irritado com a sua presença digital excessiva. 

  • Explore os melhores dias e horários

Uma forma interessante de ser sempre visto é analisar através das métricas que o próprio Instagram fornece sobre o comportamento do seu público na rede social. Nas configurações de um perfil comercial ou de criador de conteúdo, você pode ver em que dias e horários o seu seguidor está online e programar suas postagens para esse momento. 

  • Use hashtags estrategicamente

As hashtags são ótimas ferramentas para aumentar o seu engajamento, porque elas funcionam como um catálogo para atrair quem ainda não te segue. Mas nem por isso devem ser usadas indiscriminadamente. Vamos te guiar sobre como escolher as hashtags que sejam interessantes para o seu perfil:

Prefira o uso de hashtags específicas, quanto mais delimitadas melhor. Então marque diretamente seu nicho, o conteúdo que você vai apresentar, a sua localização e indo além, você pode criar uma hashtag oficial, personalizada para sua marca, para que seus seguidores possam acompanhar e não perder nenhum post.

  • Capriche na identidade visual

E por falar em personalizar a sua marca, a identidade visual é super importante, especialmente para as marcas que, ao invés de clientes, têm fãs. Uma identidade visual bem elaborada facilita para que seus seguidores reconheçam um post seu e já interajam de cara. 

Um bom exemplo disso é feito no nosso Instagram, modéstia à parte: com o design dos posts seguindo a paleta de cores em tons pastel, com o fundo de textura de papel e a fonte característica, sempre que os seguidores virem um post nosso, mesmo fora do nosso perfil, vão reconhecer a nossa marca registrada.

  • Explore novos formatos da plataforma

O Instagram também dá uma mãozinha no engajamento dos perfis que usam as suas novas ferramentas. Atualmente, a novidade é o reels, e muita gente está correndo pra surfar nessa onda reproduzindo vídeos que estão populares no momento, como as coreografias, por exemplo.

Mas é bom prestar atenção nessa dica importante: não é porque um conteúdo viralizou, que combina com o posicionamento da sua marca. 

Planeje o seu material com cuidado para aderir a esse novo formato, assim como você planeja para o feed e stories. E por falar nos stories, você pode abusar das ferramentas específicas para esse formato: enquetes, testes, medidores, localização, gifs, entre outros. 

  • Convide os seus seguidores para interagir

Tanto na última arte de um carrossel, quanto na própria legenda, você pode incentivar seus seguidores a agirem da forma que você deseja. “Curta se gostou, responda à pergunta nos comentários, envie o post para um amigo” e assim vai. Muitas vezes, as pessoas só precisam de um empurrãozinho para interagir e você pode dar o seu usando as técnicas do copywriting

  • Responda de volta

Lembre-se que ninguém gosta de falar sozinho. Responder um por um dos seus seguidores é essencial. A rede social é um lugar de contato digital, então responda às DMs e aos comentários, agradeça elogios e aceite críticas, caso elas surjam. Você pode conferir nosso post sobre como lidar com crise nas redes sociais também, para se precaver.

Agora que você já sabe como aumentar o engajamento no Instagram, pode começar a planejar ações tendo as nossas dicas em mente. Mas antes, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham esse conhecimento? Dessa forma, com certeza vamos ver feeds e stories bem mais interessantes por aí. 

Sobre o autor: Érika Oliveira

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Mesmo que você não seja um guru do marketing digital, certamente já entendeu que saber como aumentar o engajamento no Instagram é a estratégia mais valiosa que você pode ter para alavancar sua presença na rede social. 

Segundo o relatório de outubro de 2020 produzido pela We Are Social e o Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários. E nessa plataforma, o engajamento é uma das métricas mais importantes para você alcançar bons resultados

Isso porque um bom engajamento é sinônimo de um bom relacionamento com seu público alvo. E no Instagram, se você tem esse caminho como norte, o algoritmo da rede funciona ao seu favor, para que seu perfil apareça para mais pessoas

Se interessou? Então siga neste texto que vamos explicar como fazer seu engajamento, e consequentemente, a sua marca crescer no Insta. 

O que é engajamento? 

Antes de te mostrar como aumentar o engajamento no Instagram, vamos falar um pouco sobre o que é engajamento. Engajar, no dicionário, significa participar de maneira colaborativa em alguma coisa. No Insta, isso é compreendido a partir das ações que seus seguidores realizam quando vêem suas postagens.

Quais as métricas que contam para o engajamento?

Curtidas, comentários e compartilhamentos são contabilizados pela rede social tanto nas interações que acontecem nas postagens do feed, quanto nas postagens nos stories, assim como no IGTV e reels.

 

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Além disso, a rede também leva em conta se o seguidor salvou a postagem para ver novamente ou usar como referência. É com base em todas essas métricas que o algoritmo do Instagram funciona e pode elevar o alcance das suas postagens ou derrubá-las.

Por que o engajamento é importante para o algoritmo do Instagram

O algoritmo é como a estrutura de funcionamento da rede social, que entende o que é interessante para mostrar com destaque. Após anos de segredos, recentemente o Instagram abriu o jogo sobre como funciona, e de acordo com o diretor Adam Mosseri, o algoritmo da rede é movido a partir do engajamento.

Além das atividades que citamos, até o tempo que o seguidor passa vendo uma postagem e se abre o perfil para ver mais posts são fatores levados em consideração para medir o engajamento da página.

 

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Então, quanto maior a probabilidade da pessoa realizar uma ação naquela postagem, ou seja, quanto mais engajamento, mais alta a possibilidade de ela ver mais conteúdo daquele perfil. 

Mas como fazer seu engajamento aumentar na prática? É o que vamos responder agora.

Como aumentar o engajamento no Instagram

Muitas são as dicas e estratégias que você pode usar para aumentar o engajamento no seu perfil do Instagram, e vamos falar delas, mas a mais importante de todas é: produza conteúdo de qualidade e que o seu público queira ver

Qual a sua reação ao ver um post que gosta e que faz você se identificar? É curtir, comentar um emoji ou até uma frase, mandar para algum amigo ou compartilhar em grupos. Por que seria diferente com seu público?  

Trabalhar para aumentar o engajamento é envolver seus seguidores em algo que já têm interesse, afinal, acompanham o perfil, não é mesmo? Então, acima de todas as dicas que vamos te dar, certifique-se de que seu conteúdo é pensado para um público definido e coerente com o tom de voz da sua marca.

> Confira nosso post sobre tom de voz da marca.

7 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

  • Poste com frequência

 

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A primeira dica parte da máxima “quem não é visto, não é lembrado”. Ter um perfil ativo é algo que é levado em consideração pela rede social, mas acima disso, é bom que seus seguidores saibam que sua empresa está funcionando a todo vapor.

Entretanto, é importante entender que postar com frequência não significa sufocar seus seguidores com 20, 30 stories e cinco posts diários no feed. Planeje uma frequência de postagens boa para que seu público lembre sempre da sua marca sem enjoar ou ficar irritado com a sua presença digital excessiva. 

  • Explore os melhores dias e horários

Uma forma interessante de ser sempre visto é analisar através das métricas que o próprio Instagram fornece sobre o comportamento do seu público na rede social. Nas configurações de um perfil comercial ou de criador de conteúdo, você pode ver em que dias e horários o seu seguidor está online e programar suas postagens para esse momento. 

  • Use hashtags estrategicamente

As hashtags são ótimas ferramentas para aumentar o seu engajamento, porque elas funcionam como um catálogo para atrair quem ainda não te segue. Mas nem por isso devem ser usadas indiscriminadamente. Vamos te guiar sobre como escolher as hashtags que sejam interessantes para o seu perfil:

Prefira o uso de hashtags específicas, quanto mais delimitadas melhor. Então marque diretamente seu nicho, o conteúdo que você vai apresentar, a sua localização e indo além, você pode criar uma hashtag oficial, personalizada para sua marca, para que seus seguidores possam acompanhar e não perder nenhum post.

  • Capriche na identidade visual

E por falar em personalizar a sua marca, a identidade visual é super importante, especialmente para as marcas que, ao invés de clientes, têm fãs. Uma identidade visual bem elaborada facilita para que seus seguidores reconheçam um post seu e já interajam de cara. 

Um bom exemplo disso é feito no nosso Instagram, modéstia à parte: com o design dos posts seguindo a paleta de cores em tons pastel, com o fundo de textura de papel e a fonte característica, sempre que os seguidores virem um post nosso, mesmo fora do nosso perfil, vão reconhecer a nossa marca registrada.

  • Explore novos formatos da plataforma

O Instagram também dá uma mãozinha no engajamento dos perfis que usam as suas novas ferramentas. Atualmente, a novidade é o reels, e muita gente está correndo pra surfar nessa onda reproduzindo vídeos que estão populares no momento, como as coreografias, por exemplo.

Mas é bom prestar atenção nessa dica importante: não é porque um conteúdo viralizou, que combina com o posicionamento da sua marca. 

Planeje o seu material com cuidado para aderir a esse novo formato, assim como você planeja para o feed e stories. E por falar nos stories, você pode abusar das ferramentas específicas para esse formato: enquetes, testes, medidores, localização, gifs, entre outros. 

  • Convide os seus seguidores para interagir

Tanto na última arte de um carrossel, quanto na própria legenda, você pode incentivar seus seguidores a agirem da forma que você deseja. “Curta se gostou, responda à pergunta nos comentários, envie o post para um amigo” e assim vai. Muitas vezes, as pessoas só precisam de um empurrãozinho para interagir e você pode dar o seu usando as técnicas do copywriting

  • Responda de volta

Lembre-se que ninguém gosta de falar sozinho. Responder um por um dos seus seguidores é essencial. A rede social é um lugar de contato digital, então responda às DMs e aos comentários, agradeça elogios e aceite críticas, caso elas surjam. Você pode conferir nosso post sobre como lidar com crise nas redes sociais também, para se precaver.

Agora que você já sabe como aumentar o engajamento no Instagram, pode começar a planejar ações tendo as nossas dicas em mente. Mas antes, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham esse conhecimento? Dessa forma, com certeza vamos ver feeds e stories bem mais interessantes por aí. 

Sobre o autor: Érika Oliveira

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