Com a pandemia do novo coronavírus, o número de pessoas desempregadas no Brasil cresceu de 12,4% para 13,1%, atingindo 12,3 milhões de pessoas em julho.  Ao longo do mês, mais 438 mil pessoas ficaram sem emprego, se comparado a junho. A população ocupada caiu para 81,5 milhões de trabalhadores. No Nordeste, a taxa de desemprego é a maior do país, atingindo 14%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Mensal (Pnad Covid19) divulgados nesta quinta-feira (20), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Contudo, com a reabertura gradual das empresas no último mês, e a retomada gradual da economia, a expectativa é de que novas vagas de empregos sejam abertas. Neste contexto, Gabriela Saldanha, coordenadora dos cursos de Gestão da Estácio Natal alerta: “É preciso entender que, em alguns casos, a recolocação do profissional no mercado de trabalho se dará em cargos hierarquicamente inferiores aos anteriormente alocados, e com uma remuneração menor. Mas, o profissional não pode desanimar. É importante se recolocar no mercado, pois além da questão financeira, quando o profissional está ativo, pode crescer hierarquicamente e também é visto pelas demais empresas”, orienta.

Currículo e habilidades exigidas

Um dos grandes destaques na candidatura a uma vaga de emprego, atualmente, é para as competências comportamentais, que já eram importantes antes da pandemia, e agora são ainda mais requeridas pelas empresas. “Nesse cenário em que estamos vivendo, a adaptação dos profissionais a esse ‘novo normal’ e aos novos mecanismos de trabalho, aliados à resiliência, são os comportamentos mais valorizados pelas empresas. As pessoas que aproveitaram esse período para se desenvolver sairão na frente nessa busca por emprego”, frisa.

“Diversas empresas precisaram se reinventar, e, assim como elas, nós profissionais também precisamos nos adaptar a essa nova realidade. Então, a primeira habilidade que temos que destacar é o domínio das ferramentas tecnológicas. Outras competências valorizadas ainda mais agora são: resiliência, versatilidade, dinamismo, criatividade, pensamento crítico, liderança, flexibilidade cognitiva, inteligência emocional, gestão de pessoas, foco em resultados e autogerenciamento”, enumera a professora. 

É importante lembrar ainda que o currículo deve ser pensado para cada uma das empresas na qual se inscreve para participar do processo seletivo. É indicado deixar o currículo personalizado e atraente, deixando mais evidentes as informações que possam demonstrar que o candidato detém as competências exigidas por aquela empresa. “Um selecionador experiente leva em média oito segundos para analisar um currículo. Por isso, os candidatos precisam evidenciar todos os seus pontos fortes que são requeridos pelas vagas, independente do tipo de processo seletivo que esteja participando, seja presencial ou virtual”, afirma.

Entrevistas virtuais

Para a manutenção do distanciamento social – orientação que continua sendo recomendada pelas autoridades de saúde – muitas empresas têm aderido às entrevistas virtuais, por meio de plataformas de videoconferência. Nesses casos, segundo Gabriela Saldanha, do mesmo modo como no processo seletivo presencial, a entrevista virtual exige do candidato toda uma preparação, e com mais cuidado ainda, já que ele estará em casa e alguns ruídos e distrações podem ocorrer durante a videoconferência. Além do conhecimento prévio sobre a empresa para a qual está concorrendo à vaga, algumas dicas são fundamentais para esse momento. 

A vestimenta, assim como nas entrevistas presenciais, é de grande importância. “Não é porque estou na minha casa que posso me vestir de qualquer maneira. Tenho que me apresentar de forma adequada, utilizando roupas condizentes com a empresa para a qual estou concorrendo à vaga, sempre com cabelo arrumado, barba bem feita e maquiagem leve e adequada”, orienta Gabriela Saldanha.

Além dessas dicas básicas, que servem tanto para entrevistas presenciais quanto para virtuais, é necessário separar um ambiente onde não haja ruídos nem interrupções, e ainda que seja bem iluminado. “Avise a todos em sua casa que você estará participando de uma entrevista. Se o aplicativo que você estiver utilizando possibilitar o desfoque do plano de fundo, faça isso, pois terá o destaque apenas para o candidato. Um outro ponto importante também é a realização do teste do microfone e câmera do equipamento que o candidato irá utilizar antes da entrevista. Se antecipar a possíveis imprevistos é essencial”, destaca. 

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco