Mesmo com o crescimento das redes sociais, o Google ainda é a maior plataforma de buscas na internet. Só em 2023, foram 63 mil pesquisas por segundo registradas na SERP. Ou seja, saber como aparecer no Google de forma bem posicionada é vital para qualquer empresa. 

Apesar disso, a pergunta “por que meu site não aparece no Google?” ainda aflige muitos gestores e profissionais de marketing. Se este é o seu caso, temos uma boa notícia! Com as estratégias certas, suporte adequado e conteúdo otimizado, é possível aumentar o tráfego orgânico e atrair o público certo para o seu site. 

Pensando nisso, alertamos para possíveis erros de SEO e compartilhamos abaixo algumas dicas relevantes. Boa leitura! 

A relevância do SEO

Ter visibilidade na internet, como aparecer no Google, é fundamental para qualquer negócio que se proponha a atender a revolução digital. E um dos principais motivos – mas não o único – que pode fazer com que um site não apareça no Google é o mau uso (ou total desconhecimento sobre) o SEO. 

Do inglês Search Engine Optimization (Motor de Otimização de Busca), o SEO é um conjunto de estratégias de otimização para fazer com que seu site apresente o melhor rendimento possível no Google – ou seja, um espaço na primeira página de resultados como um dos primeiros da lista orgânica, sem anúncios pagos ou links patrocinados.

Mas como isso acontece? É simples. As etapas do processo SEO garantem que seu site converse com o algoritmo dos robôs de busca para conquistar um bom posicionamento, conferindo ao site bem rankeado um caráter de autoridade naquele setor ou assunto e refletindo positivamente na marca que ele representa.

Para alcançar esse feito, o conteúdo deve ser adequado aos elementos analisados pelo Google e outros buscadores que rastreiam, indexam e organizam todo o material disponível na internet, seguindo um ranking de quem apresenta os melhores resultados para os usuários.

Então, se a sua marca não tem aplicado essas técnicas no seu site, esse é o primeiro passo para conquistar o tão sonhado espaço na primeira página de resultados de pesquisa. 

como aparecer no Google

Erros comuns que te impedem de aparecer no Google

Apesar da relevância, o SEO não é o único fator responsável pelo sucesso do seu site nos mecanismos de busca. E se você quer saber como aparecer no Google, saiba que além da otimização do conteúdo, existem erros que podem impedir a visibilidade da sua empresa na plataforma. 

O bom posicionamento costuma vir quando se une conteúdo de qualidade, boa usabilidade e leitura nas páginas do seu site. Até a sua autoridade e relação com outros portais é importante! E se estiver faltando algum deles, não tem como aparecer no Google da melhor forma.

1. Pouco ou nenhum conteúdo

Um fator essencial para o seu site aparecer no Google é oferecer conteúdo, ou seja, um material em texto, vídeo, infográficos, listas etc. sobre o assunto que sua marca está relacionada. 

Um site com pouco ou nenhum conteúdo para seus visitantes não vai ser bem lido pelos robôs de busca. Isso porque o buscador do Google opera com base no mapeamento das palavras-chaves que os usuários digitam para fazer perguntas – e cabe à sua marca oferecer as respostas. 

Uma forma de você aparecer melhor nas buscas é iniciar um blog corporativo onde a produção de conteúdo pode ser focada em solucionar problemas comuns ao seu público

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Isso vai avisar ao Google que, no seu site, as pessoas vão encontrar informações úteis sobre aquele setor, serviço ou assunto.

2. Keyword stuffing: uso inadequado de palavras-chave

Ah, então é só produzir conteúdo focado na palavra-chave? Não. Outro ponto de atenção é que não adianta produzir conteúdo que apenas replique a palavra-chave ligada ao seu negócio, o chamado keyword stuffing. Isso pode prejudicar a sua  visibilidade. 

Mais do que conteúdo, o seu site deve oferecer um material de qualidade, que realmente ajude o leitor a achar respostas para o que ele está procurando saber

Por isso, não é bom repetir desnecessariamente a palavra-chave de um texto; assim como possuir dois artigos com o mesmo conteúdo apenas para rankear melhor, também não é interessante.

3. Falta de otimização para dispositivos móveis 

A experiência para o usuário é algo muito importante para o Google, logo, outro fator que também pode estar prejudicando o seu rankeamento é… o próprio site. 

Se ele não tem design responsivo para dispositivos móveis como celular, tablet e outros gadgets, saiba que em 2015, em uma de suas atualizações, a plataforma anunciou que sites que não são mobile friendly serão penalizados na sua indexação justamente porque a experiência do usuário tem que ser boa em todas os formatos. 

Além disso, esteja ciente de  que ao não ter versão mobile, você está deixando de atender mais da metade dos usuários de internet no Brasil (62%) que só acessa a rede pelo aparelho celular. São 92 milhões de pessoas, segundo pesquisa lançada em 2023 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Uma fatia expressiva da população que você não pode ignorar, certo?

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Tempo de carregamento de página e protocolo HTTPs

Enquanto você checa a conversão mobile da sua página com sua equipe de TI, uma dica extra é investigar o tempo de carregamento da sua página. Uma página que demora a carregar resulta em alta taxa de abandono dela, o que informa ao Google que aquele portal não oferece – agora por outra causa – uma boa experiência para o usuário.

Migrar seu site para HTTPs – um protocolo extra de segurança entre o site e o visitante – é outro cuidado além do texto que o seu time de TI pode tomar para que sua empresa não tenha problemas para aparecer no Google. Lembra que falamos sobre autoridade no ramo? 

Uma empresa que seja referência se preocupa com os usuários do seu site e essa camada extra de segurança informa ao Google que naquele lugar, há informação de confiança. 

Mas tudo isso é necessário mesmo? Sim!

Em pesquisa, a agência Chikita Publicidade registrou uma disparidade de até 95% entre o tráfego orgânico dos resultados da primeira e da segunda página das buscas do Google. 

Logo, não basta estar na internet, você precisa ser uma das primeiras opções para os usuários porque os resultados do SEO impactam diretamente na quantidade e qualidade dos visitantes que chegam ao seu site.

Como aparecer no Google: importância da estratégia de conteúdo

É importante reforçar que tomar todos esses cuidados para conquistar o bom posicionamento do Google pode resultar em outro fator essencial que citamos no início do texto e que não depende de você: a construção de autoridade e relação com outros sites.

Levando em consideração o que apresentamos sobre o que o Google prioriza, pense conosco: se você produz um material relevante, de qualidade, outros sites e marcas vão citar os seus artigos e mencionar o seu material como referência, o que reforça para a plataforma como você deve ser o primeiro a ser consultado.

Para isso, é indispensável produzir conteúdo pensado de forma estratégica – com pesquisa de palavras-chaves long-tail, otimização nos intertítulos e imagens; meta descrição, linkagem interna entre os artigos do seu blog corporativo e outras práticas que requerem a orientação de um profissional

Além disso, com o crescimento da Inteligência Artificial, é muito importante que seu conteúdo seja planejado, escrito e supervisionado por um ser humano para evitar que outros erros, como uma otimização excessiva prejudicial que falamos acima, aconteçam.

Se você está procurando melhorar o desempenho do site no Google, entre em contato com a Letra A para uma avaliação gratuita. Podemos te ajudar com a criação de conteúdo para o seu blog corporativo e outros serviços pensados de forma personalizada para contribuir com o sucesso da sua marca no digital.

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Sobre o autor: Érika Oliveira

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Érika Oliveira atua há 5 anos com assessoria de comunicação e relacionamento com influenciadores. É Head de Relações Públicas na Letra A, e aqui, escreve sobre temas como presença na mídia, redes sociais e marketing de influência.

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