A propaganda é a alma do negócio, já dizia o ditado. Mas será que só ela da forma tradicional é a fórmula ideal para conquistar os objetivos da empresa?

É inegável que a sua marca precisa investir em publicidade para atingir o público-alvo. Porém, com todas as facilidades das redes sociais, o usuário recebe diariamente uma enxurrada de posts patrocinados que, muitas vezes, ele nem absorve. E qual é a solução?

Enquanto muitos se voltam para o canto da sereia das redes sociais e intensificam seus esforços no Instagram e Facebook, uma inovação pode ser dar um passo atrás e olhar para a imprensa tradicional. Ainda é alto o índice de audiência de TVs, sites, e jornais como fontes importantes de informação. E se o seu público está ali, porque você não está?

Se a resposta é porque você pensa que é difícil aparecer na imprensa, que só é convidado para dar entrevista quem já é reconhecido, está enganado. A mídia não é totalmente democrática, mas estar nela pode ser mais fácil do que você pensa. Veja 5 dicas fáceis do que você pode fazer para trazer ainda mais reconhecimento para a sua marca e lidar com a imprensa:

1 – Tenha objetivos bem definidos para lidar com a imprensa

Que imagem você quer transmitir? Que informação você quer passar? Essas respostas precisam estar claras, porque a partir daí os primeiros passos serão dados. Você quer criar uma autoridade sobre algum assunto ou quer divulgar algum produto ou serviço? Cada objetivo requer uma estratégia e isso deve ser levado em conta antes de chamar a imprensa.

Ter foco é importante para saber como lidar com a imprensa

2 – Encontre um especialista na sua empresa

Nem sempre você, gestor, vai estar disponível para dar entrevistas e lidar com a imprensa. Então, antes de buscar um espaço, se certifique que seus colaboradores estão preparados para falar sobre determinado assunto. Afinal, se você quer que sua marca seja vista como a mais qualificada para o cliente, é necessário que quem colabore com ela seja um especialista no assunto.

Além disso, ser um especialista lhe torna uma autoridade e referência na temática. Ou seja, se a imprensa precisar de alguém para entrevistar sobre o assunto que você domina, você será lembrado em primeiro lugar. E é isso que nós queremos, não é?

3 – Saiba o que interessa à imprensa

O grande erro de quem quer divulgar na imprensa é não saber se colocar no lugar do público. O que ele quer ver? O que é interessante para ele? Mark Zuckerberg disse uma vez: “Um esquilo morrendo no seu jardim pode ser mais relevante para você neste momento do que as pessoas morrendo na África”.

Impactante, não é? Mas a lição de moral aqui é: temos que pensar no nosso público e, por mais que a sua marca esteja desenvolvendo algo inédito, talvez não seja isso que seu público quer saber. Na verdade, o público quer saber o que vai impactar diretamente na vida dele.

Vamos imaginar que você é um contador e deseja chamar a imprensa para falar sobre algum assunto. O que você vai oferecer: a mudança de uma alíquota ou dicas para o imposto de renda? Saber o que o espectador ou leitor quer é fundamental para lidar com a imprensa e conquistá-la.

4 – Conhecer as plataformas

Nem todo assunto cabe em todo lugar. Alguns temas se encaixam melhor para a TV, enquanto outros se adequam mais a um portal. Ok, mas como diferenciar isso? Vou destacar dois pontos que podem te ajudar: imagem e profundidade.

O primeiro é saber se aquele assunto tem o que mostrar visualmente. Tem um produto ou ação concreta para imagens? Então, a pauta será para algum canal de TV. É muito mais fácil eles acatarem a sugestão se você tiver o que mostrar de forma visual. Caso não tenha, o ideal é tentar um estúdio em TV ou optar por uma rádio ou site.

O segundo ponto é o quanto você pode se aprofundar no assunto. O assunto é técnico e precisa de muito espaço para ser esmiuçado? Nesse caso talvez uma entrevista na TV, por exemplo, não seja o suficiente para que a informação fique clara. Então, que tal procurar conquistar espaço para uma entrevista em um jornal?

É claro que cada caso é um caso, mas saber fazer essa avaliação é primordial para lidar com a imprensa e saber qual veículo mobilizar.

5 – Tenha um bom relacionamento com a imprensa

Não adianta ter um bom assunto, um bom porta-voz e não ter um bom relacionamento ou não saber lidar com a imprensa. Então a dica é: sempre tenha um bom contato com os jornalistas.

Ter jornalista como amigos é importante para lidar com a imprensa

Atenda às demandas dele e o trate com cordialidade. Além disso, coloque-se sempre à disposição para que ele possa ver em você uma fonte confiável que pode recorrer quando necessário. Manter essa relação vai fazer com que você seja lembrado pela facilidade de contato e por atender aquilo que ele precisa.

Mas como ter um bom relacionamento se não tenho contato com a imprensa? Essa questão é bem recorrente porque não é todo mundo que conhece um jornalista e tem proximidade para colocar em ação todas essas dicas. Se o seu caso é esse, antes de se aventurar sozinho, o ideal é contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa.

Esse profissional, que já tem proximidade com todos os veículos de comunicação, tem o papel de realizar esse contato e identificar os melhores meios para você chegar até a imprensa. Essa é a forma mais simples e eficaz para que você e a sua marca esteja sempre na mídia.

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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