Engana-se quem pensa que o LinkedIn é apenas uma forma diferente de dispor as informações de um currículo. Ou ainda, quem acredita que replicar as postagens do Instagram ou Facebook por lá será, de fato, efetivo para os resultados da empresa. re

Com mais de 690 milhões de usuários ao redor do mundo, de acordo com os dados do próprio LinkedIn, essa rede social é uma verdadeira mina de ouro para os negócios, capaz de impulsionar a conexão e o networking entre empresas e talentos. 

Para se ter ideia, cerca de 94% dos profissionais de marketing B2B utilizam seus perfis por lá para produzirem marketing de conteúdo. Impressionante, não é? Também por isso, é importantíssimo que você saiba como se destacar no LinkedIn para que sua empresa ganhe a devida relevância por lá.

Neste texto, vamos te ensinar a incrementar sua página e melhorar sua presença nessa rede social, além de te ajudar com a produção de um conteúdo estratégico para seu perfil. Vamos lá?

Otimizando a página da empresa

O primeiro passo na busca por um posicionamento de maior destaque no LinkedIn é, sem dúvidas, dar atenção à página inicial da sua empresa. Isso porque as informações do perfil farão parte da primeira impressão dos usuários quando buscarem e encontrarem seu negócio.

Por isso, tornar sua page atraente é essencial para irmos aos próximos passos da nossa leitura. Confere abaixo as dicas que separamos para essa etapa.

  • Personalize a URL da página para que ela seja mais facilmente encontrada;
  • Escolha uma imagem nítida e em alta qualidade do logotipo da sua empresa para colocar no perfil;
  • O banner da página também é super importante para demonstrar seu posicionamento. Por isso, escolha uma imagem que transmita a identidade visual. A dica é incluir nele uma frase que resuma os valores e a missão de seu negócio;
  • Mantenha as informações de contato atualizadas;
  • Na descrição, apresente de forma sucinta a história da empresa, destacando seus maiores marcos e conquistas. Aqui, mais uma dica: use e abuse do storytelling para envolver sua audiência. 

como se destacar no linkedin

Com uma imagem sólida e profissional estabelecida no perfil, partimos para a criação de conteúdo, passo indispensável na jornada de como se destacar no Linkedin.

Estratégias de conteúdos eficientes

A criação e o compartilhamento de conteúdo no LinkedIn são etapas fundamentais para se destacar construindo autoridade, atraindo audiência e promovendo interações valiosas

No entanto, como mencionamos ali em cima, replicar os posts feitos em outras redes sociais da sua empresa (por mais atraentes que eles sejam) não é a melhor estratégia para criação de conteúdo no LinkedIn. 

O principal motivo disso é a diferença de público da rede. É importante ter em mente ao escrever as postagens que o tom de voz do seu negócio precisa estar direcionado para novos talentos e outros gestores. 

Com isso definido, é hora de desenvolver um planejamento de conteúdo à parte para o LinkedIn. 

Conteúdos que geram engajamento no LinkedIn

Quem segue a página da sua organização do LinkedIn, certamente está interessado em conhecer mais da empresa sob a ótica da gestão. Por isso, nada mais justo do que atender essa expectativa produzindo um conteúdo que gere engajamento. 

  • Compartilhe os bastidores da empresa, como fotos do dia a dia dos colaboradores e o making of de alguma ação;
  • Caso o time possua ritos internos bem estabelecidos, registre e divida com os seguidores alguns pontos de contato, como reuniões e eventos;
  • Existem ações internas voltadas para a valorização dos colaboradores? Nada mais valioso do que isso! Compartilhe programas de reconhecimento, planos de carreira e os benefícios que sua empresa oferece para a equipe.

Lembre-se que todos esses conteúdos precisam transparecer, de fato, a cultura do seu negócio. Para isso, aposte em depoimentos dos seus colaboradores e clientes e alinhe toda a comunicação ao tom de voz da empresa.

como se destacar no linkedin

Construindo um plano de comunicação para o LinkedIn

Além de definir os tipos de conteúdo que serão postados, é importante alinhá-los a uma só estratégia através de um bom plano de comunicação.

De acordo com uma diretriz do LinkedIn para Company Pages, a distribuição adequada do planejamento de comunicação é a seguinte:

  • 40% de conteúdo voltado para o mercado: sendo a base das publicações, esse pilar inclui posts que falem sobre a atuação do seu segmento no mercado, além de notícias que mostram o papel desempenhado por sua empresa nesse nicho;
  • 25% de conteúdo voltado para marca empregadora: aqui, vale incluir postagens que valorizam os talentos da sua empresa e os benefícios oferecidos a eles;
  • 20% de conteúdo voltado para empresas e produtos: nesse bloco do planejamento, é válido apostar em resultados do seu negócio, anúncios estratégicos e lançamentos de novos produtos e serviços. Utilize-o como uma forma de se comunicar diretamente com os usuários que são clientes da empresa;
  • 10% de conteúdo voltado para eventos: veja esse pilar como uma oportunidade de manter seus seguidores informados sobre a agenda da organização, incluindo eventos, premiações ou feiras;
  • 5% de conteúdo voltado para curiosidades: publicações que mostram o ambiente de trabalho, tornando-o mais transparente para os seguidores, são super bem-vindas aqui. Explore a história da empresa, trazendo fatos e curiosidades sobre a trajetória dela no mercado.

Como se destacar no LinkedIn com as melhores práticas

Por fim – e não menos importante -, vale conhecer algumas boas práticas importantes para uma produção de conteúdo estratégico. Vamos conferir algumas delas. 

Ao priorizar postagens com conteúdos nativos, como imagens contendo gráficos, vídeos explicativos e PDFs, você mantém o engajamento da página e impulsiona o CTR (número de cliques) em links externos. 

E por falar neles: busque evitar que os links sejam incluídos no corpo do texto, optando por colocá-los nos comentários dos posts. Isso porque, de acordo com as diretrizes do LinkedIn, postagens sem links possuem um melhor desempenho de forma geral. 

Para complementar suas publicações, aposte também nas ferramentas disponibilizadas pela própria rede social, como enquetes para promover a interação com seus seguidores. 

Já quando falamos sobre conteúdos que utilizam unicamente a escrita como estratégia, elabore textos curtos com, em média, 3 parágrafos que possuam, no máximo, 4 linhas cada. 

Priorize sempre o parágrafo inicial e, mais ainda, os primeiros 150 caracteres para chamar a atenção dos leitores. Além disso, inclua hashtags estratégicas para o conteúdo explorado, tanto ao longo do texto como ao final dele.  #Curtiu as dicas?

Branding e engajamento no LinkedIn

Com todas essas dicas na ponta do lápis, ficou mais fácil entender como se destacar no LinkedIn, não é mesmo? Vamos explorar agora como aplicar tudo isso em ações que fortaleçam o branding da sua empresa, promovendo ainda mais o engajamento do perfil. 

Engaje e interaja com seguidores e empresas

como se destacar no linkedin

Além de realizar as publicações na página, mantenha-se ativo na plataforma interagindo constantemente com seus seguidores, especialmente com os colaboradores.

Fora isso, estabeleça também parcerias estratégicas com outras empresas e profissionais da rede social, colaborando em projetos em comum ou divulgando conteúdos um do outro para ampliar sua rede de alcance.

Destaque os valores da sua empresa

Através do planejamento de comunicação construído, humanize sua marca compartilhando histórias que transpareçam os valores da empresa

Para isso, é interessante se envolver com causas sociais relevantes que demonstrem compromisso social e interesses para além do lucro. Ao destacar os valores da organização, a conexão com seu público se torna cada vez mais genuína e voltada para o emocional. 

Tenha o LinkedIn como aliado na hora do recrutamento

Tenha em mente que o LinkedIn pode atuar não apenas como uma ferramenta de marketing, mas também como uma ótima plataforma de recrutamento.

Assim, publique as vagas de emprego que estão disponíveis na sua empresa e participe de grupos e fóruns relevantes, conectando-se com profissionais influentes do seu nicho para expandir seu networking e atrair talentos qualificados e valiosos para o seu time.

Agora que você já sabe como se destacar no LinkedIn, conte com a parceria ideal para fortalecer o seu branding por lá e, além disso, alcançar resultados cada vez melhores para sua empresa. A Letra A está aqui para te ajudar.

Entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito e descubra como podemos trabalhar juntos para posicionar a sua empresa no LinkedIn e ampliar ainda mais o seu alcance através de uma solução sob medida para a sua marca.

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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Engana-se quem pensa que o LinkedIn é apenas uma forma diferente de dispor as informações de um currículo. Ou ainda, quem acredita que replicar as postagens do Instagram ou Facebook por lá será, de fato, efetivo para os resultados da empresa. re

Com mais de 690 milhões de usuários ao redor do mundo, de acordo com os dados do próprio LinkedIn, essa rede social é uma verdadeira mina de ouro para os negócios, capaz de impulsionar a conexão e o networking entre empresas e talentos. 

Para se ter ideia, cerca de 94% dos profissionais de marketing B2B utilizam seus perfis por lá para produzirem marketing de conteúdo. Impressionante, não é? Também por isso, é importantíssimo que você saiba como se destacar no LinkedIn para que sua empresa ganhe a devida relevância por lá.

Neste texto, vamos te ensinar a incrementar sua página e melhorar sua presença nessa rede social, além de te ajudar com a produção de um conteúdo estratégico para seu perfil. Vamos lá?

Otimizando a página da empresa

O primeiro passo na busca por um posicionamento de maior destaque no LinkedIn é, sem dúvidas, dar atenção à página inicial da sua empresa. Isso porque as informações do perfil farão parte da primeira impressão dos usuários quando buscarem e encontrarem seu negócio.

Por isso, tornar sua page atraente é essencial para irmos aos próximos passos da nossa leitura. Confere abaixo as dicas que separamos para essa etapa.

  • Personalize a URL da página para que ela seja mais facilmente encontrada;
  • Escolha uma imagem nítida e em alta qualidade do logotipo da sua empresa para colocar no perfil;
  • O banner da página também é super importante para demonstrar seu posicionamento. Por isso, escolha uma imagem que transmita a identidade visual. A dica é incluir nele uma frase que resuma os valores e a missão de seu negócio;
  • Mantenha as informações de contato atualizadas;
  • Na descrição, apresente de forma sucinta a história da empresa, destacando seus maiores marcos e conquistas. Aqui, mais uma dica: use e abuse do storytelling para envolver sua audiência. 

como se destacar no linkedin

Com uma imagem sólida e profissional estabelecida no perfil, partimos para a criação de conteúdo, passo indispensável na jornada de como se destacar no Linkedin.

Estratégias de conteúdos eficientes

A criação e o compartilhamento de conteúdo no LinkedIn são etapas fundamentais para se destacar construindo autoridade, atraindo audiência e promovendo interações valiosas

No entanto, como mencionamos ali em cima, replicar os posts feitos em outras redes sociais da sua empresa (por mais atraentes que eles sejam) não é a melhor estratégia para criação de conteúdo no LinkedIn. 

O principal motivo disso é a diferença de público da rede. É importante ter em mente ao escrever as postagens que o tom de voz do seu negócio precisa estar direcionado para novos talentos e outros gestores. 

Com isso definido, é hora de desenvolver um planejamento de conteúdo à parte para o LinkedIn. 

Conteúdos que geram engajamento no LinkedIn

Quem segue a página da sua organização do LinkedIn, certamente está interessado em conhecer mais da empresa sob a ótica da gestão. Por isso, nada mais justo do que atender essa expectativa produzindo um conteúdo que gere engajamento. 

  • Compartilhe os bastidores da empresa, como fotos do dia a dia dos colaboradores e o making of de alguma ação;
  • Caso o time possua ritos internos bem estabelecidos, registre e divida com os seguidores alguns pontos de contato, como reuniões e eventos;
  • Existem ações internas voltadas para a valorização dos colaboradores? Nada mais valioso do que isso! Compartilhe programas de reconhecimento, planos de carreira e os benefícios que sua empresa oferece para a equipe.

Lembre-se que todos esses conteúdos precisam transparecer, de fato, a cultura do seu negócio. Para isso, aposte em depoimentos dos seus colaboradores e clientes e alinhe toda a comunicação ao tom de voz da empresa.

como se destacar no linkedin

Construindo um plano de comunicação para o LinkedIn

Além de definir os tipos de conteúdo que serão postados, é importante alinhá-los a uma só estratégia através de um bom plano de comunicação.

De acordo com uma diretriz do LinkedIn para Company Pages, a distribuição adequada do planejamento de comunicação é a seguinte:

  • 40% de conteúdo voltado para o mercado: sendo a base das publicações, esse pilar inclui posts que falem sobre a atuação do seu segmento no mercado, além de notícias que mostram o papel desempenhado por sua empresa nesse nicho;
  • 25% de conteúdo voltado para marca empregadora: aqui, vale incluir postagens que valorizam os talentos da sua empresa e os benefícios oferecidos a eles;
  • 20% de conteúdo voltado para empresas e produtos: nesse bloco do planejamento, é válido apostar em resultados do seu negócio, anúncios estratégicos e lançamentos de novos produtos e serviços. Utilize-o como uma forma de se comunicar diretamente com os usuários que são clientes da empresa;
  • 10% de conteúdo voltado para eventos: veja esse pilar como uma oportunidade de manter seus seguidores informados sobre a agenda da organização, incluindo eventos, premiações ou feiras;
  • 5% de conteúdo voltado para curiosidades: publicações que mostram o ambiente de trabalho, tornando-o mais transparente para os seguidores, são super bem-vindas aqui. Explore a história da empresa, trazendo fatos e curiosidades sobre a trajetória dela no mercado.

Como se destacar no LinkedIn com as melhores práticas

Por fim – e não menos importante -, vale conhecer algumas boas práticas importantes para uma produção de conteúdo estratégico. Vamos conferir algumas delas. 

Ao priorizar postagens com conteúdos nativos, como imagens contendo gráficos, vídeos explicativos e PDFs, você mantém o engajamento da página e impulsiona o CTR (número de cliques) em links externos. 

E por falar neles: busque evitar que os links sejam incluídos no corpo do texto, optando por colocá-los nos comentários dos posts. Isso porque, de acordo com as diretrizes do LinkedIn, postagens sem links possuem um melhor desempenho de forma geral. 

Para complementar suas publicações, aposte também nas ferramentas disponibilizadas pela própria rede social, como enquetes para promover a interação com seus seguidores. 

Já quando falamos sobre conteúdos que utilizam unicamente a escrita como estratégia, elabore textos curtos com, em média, 3 parágrafos que possuam, no máximo, 4 linhas cada. 

Priorize sempre o parágrafo inicial e, mais ainda, os primeiros 150 caracteres para chamar a atenção dos leitores. Além disso, inclua hashtags estratégicas para o conteúdo explorado, tanto ao longo do texto como ao final dele.  #Curtiu as dicas?

Branding e engajamento no LinkedIn

Com todas essas dicas na ponta do lápis, ficou mais fácil entender como se destacar no LinkedIn, não é mesmo? Vamos explorar agora como aplicar tudo isso em ações que fortaleçam o branding da sua empresa, promovendo ainda mais o engajamento do perfil. 

Engaje e interaja com seguidores e empresas

como se destacar no linkedin

Além de realizar as publicações na página, mantenha-se ativo na plataforma interagindo constantemente com seus seguidores, especialmente com os colaboradores.

Fora isso, estabeleça também parcerias estratégicas com outras empresas e profissionais da rede social, colaborando em projetos em comum ou divulgando conteúdos um do outro para ampliar sua rede de alcance.

Destaque os valores da sua empresa

Através do planejamento de comunicação construído, humanize sua marca compartilhando histórias que transpareçam os valores da empresa

Para isso, é interessante se envolver com causas sociais relevantes que demonstrem compromisso social e interesses para além do lucro. Ao destacar os valores da organização, a conexão com seu público se torna cada vez mais genuína e voltada para o emocional. 

Tenha o LinkedIn como aliado na hora do recrutamento

Tenha em mente que o LinkedIn pode atuar não apenas como uma ferramenta de marketing, mas também como uma ótima plataforma de recrutamento.

Assim, publique as vagas de emprego que estão disponíveis na sua empresa e participe de grupos e fóruns relevantes, conectando-se com profissionais influentes do seu nicho para expandir seu networking e atrair talentos qualificados e valiosos para o seu time.

Agora que você já sabe como se destacar no LinkedIn, conte com a parceria ideal para fortalecer o seu branding por lá e, além disso, alcançar resultados cada vez melhores para sua empresa. A Letra A está aqui para te ajudar.

Entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito e descubra como podemos trabalhar juntos para posicionar a sua empresa no LinkedIn e ampliar ainda mais o seu alcance através de uma solução sob medida para a sua marca.

Sobre o autor: Ângela Bezerra

Diretora da Letra A Comunicação, Ângela Bezerra é jornalista formada pela UFRN com MBA em Marketing Estratégico e é mestra em Antropologia pela UFRN. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação.

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