A divulgação da troca de mensagens entre o atual Ministro da Justiça, Sergio Moro, e procuradores da Operação Lava-Jato é um dos assuntos de maior destaque nas últimas semanas. O fato traz à tona – além da investigação de corrupção -, o quão seguro é uma navegação na internet e o uso de aplicativos. Uma pesquisa realizada pela Avast revelou que 65% dos brasileiros se preocupam com crimes de espionagem digital por meio de webcams ou de notebooks. Nos Estados Unidos, esse percentual é de 61%.  Além disso, há ainda outros riscos, como clonagem de cartão de crédito, que alertam sobre a segurança das senhas.

É fato que, com o avanço das tecnologias, a população tem sua rotina diária totalmente ligada a aparelhos eletrônicos, como PC’s e smartphones. Neste contexto, uma das primeiras ações para se proteger de possíveis invasores é a garantia de uma senha mais segura, ou seja, de difícil dedução, relaciona o professor Emmanoel Monteiro, coordenador dos cursos de Tecnologia da Estácio de Natal, unidade Alexandrino. Em tempos de riscos cada vez mais altos de ataques cibernéticos, contar com uma combinação forte pode evitar muitas dores de cabeça.

Letras, números, símbolos: são muitas as opções para compor uma senha, seja para acesso a perfis em redes sociais ou contas bancárias. Mas como saber se a combinação escolhida é suficientemente segura? Uma primeira dica do professor é que há uma recomendação técnica para a produção de senhas, com normas definidas pela NBR ABNT (Norma Brasileira aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas) que podem servir como norte na hora da definição de uma senha considerada segura.

“São constantes as dúvidas sobre como gerar senhas seguras, que obedeçam à complexidade requerida pelos atuais sistemas da internet e sem que seja preciso anotar em algum local para não esquecer. Parece difícil, mas com uma técnica simples podemos resolver”, explica Emmanoel. Os direcionamentos são definidos pela NBR ISO 27002, que trata da conduta para Gestão da Segurança da Informação.

De acordo com o especialista, você pode utilizar preferências, eventos ou objetos relacionados à sua vida pessoal – como comidas ou títulos de livros –, e alterar alguns dos caracteres, mantendo o sentido das palavras. Por exemplo, se na combinação “Romeu & Julieta” retirarmos os espaços em branco e substituirmos as vogais por número ou caracteres especiais, desta forma teremos “R0m3u&Jul1et@”.

“Uma palavra que não está em nenhum dicionário, fácil de lembrar e que está em formato de senha. Faça isso com qualquer palavra ou frase que deseja utilizar como senha. Quanto maior a palavra ou frase, mais segura será sua senha”, aconselha Monteiro.

Alguns validadores de senha hoje no mercado exigem que se coloquem ao menos oito caracteres, uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número e um caractere especial. Isso não é uma recomendação da norma ISO, destaca o professor, mas ajuda a fortalecer ainda mais a segurança da senha.

Mais dicas:

Fácil de lembrar. Tem que ser uma informação que você não precise recorrer a anotações. Ela deve estar sempre em mente para ser utilizada.
Não baseada em nada que alguém facilmente possa adivinhar ou obter utilizando informações relativas à pessoa. Por exemplo: nomes de pessoas, números de telefones e datas de nascimento.
Não vulneráveis a “ataques de dicionário”, ou seja, a senha não deve consistir em palavras convencionais, presentes no dicionário, que podem ser facilmente rastreadas.
Isentas de caracteres idênticos consecutivos, todos os números e todos os alfabéticos sucessivos. Por exemplo, 123 ou abc, não devem ser utilizados.
Uma última orientação é nunca utilizar as mesmas senhas para assuntos pessoais e profissionais. “Sei que isto nem sempre é uma questão fácil e prática para todos, mas para ter uma melhor segurança, temos que realizar um mínimo de esforço”, frisa. Uma dica, nestes casos de múltiplas senhas, é a utilização de sistemas de gerenciamento como LastPass e o PasswordBox, entre outros aplicativos disponíveis no mercado, que ofereçam a segurança necessária para arquivar as senhas.

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco