Se você ainda não parou para pensar em como usar o TikTok para expandir o alcance do seu negócio, pode estar perdendo uma grande oportunidade. Isso porque, de acordo com o DataReportal, o Brasil ocupa hoje a terceira posição no ranking de países com mais contas ativas por lá.

E ao contrário do que muitos podem pensar, o TikTok não é só para danças e memes. Ele abre espaço para a criação de diversos tipos de vídeos e tem um potencial de alcance gigantesco, além de um algoritmo que favorece a descoberta de novos conteúdos.

Neste texto, vamos te mostrar como usar o TikTok para conectar sua marca com uma audiência engajada e pronta para interagir. Boa leitura!

Como usar o TikTok para empreender

O TikTok se tornou um verdadeiro fenômeno digital nos últimos anos — e não é à toa: a plataforma possui um algoritmo projetado para promover conteúdos que realmente capturam a atenção dos usuários, independentemente do número de seguidores da conta. 

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Isso significa que até um perfil recente na rede pode se destacar, contanto que produza conteúdo relevante e envolvente. Esse formato de entrega favorece — e muito —  pequenos e médios negócios que querem empreender por lá, pois tiram deles a preocupação de conquistar uma grande audiência na plataforma antes de planejar e produzir seus conteúdos. 

E tem mais: com menos concorrência em comparação a redes sociais mais antigas e consolidadas, como Facebook e Instagram, o TikTok também oferece uma ótima vantagem competitiva. É o momento de aproveitar a plataforma para se posicionar como uma marca pioneira e criar uma conexão mais próxima com o público.

Dicas para criar conteúdo atraente

Criar conteúdos em vídeo para o TikTok pode parecer um pouco desafiador no começo, mas acredite: com as dicas certas e a prática, abrir a câmera do celular e dar o play vai se tornar uma parte natural da sua rotina de marketing.

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Vamos dar uma olhada agora em algumas táticas para te ajudar a entender como usar o TikTok criando um conteúdo atraente e alinhado com o que seu público espera ver.

Conheça o seu público-alvo

A audiência do TikTok é, de modo geral, bastante diversa, então é crucial saber para quem você está criando conteúdo. Dedique um tempo para conhecer bem o público da sua marca e as preferências de conteúdo dele. Esse passo vai te ajudar a ajustar o formato e até o humor dos seus vídeos. 

Aposte na autenticidade

No TikTok, ser autêntico é muito valorizado — tanto pelo público quanto pelo algoritmo. As pessoas querem ver quem você realmente é, então mostre a personalidade da sua marca sem receios. Lembre-se: o TikTok é um espaço mais leve, onde a espontaneidade pode ser sua maior aliada.

Equilibre conteúdo educado e entretenimento

Combinar informações úteis com um toque de entretenimento é a chave para manter seu público engajado. Crie vídeos que ensinem algo novo, compartilhem dicas ou demonstrem como usar seus produtos ou serviços. Esse tipo de conteúdo tende a ser compartilhado, o que pode aumentar ainda mais o seu alcance. 

Acompanhe as trends do momento

As trends são, de longe, o principal diferencial do TikTok. Acompanhar e participar delas não só te dá a possibilidade de aumentar o alcance da sua marca, como também a posiciona como uma expert nas tendências digitais. Só não esquece de adaptar as trends à identidade da sua empresa para que elas façam, de fato, sentido.

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Como usar o TikTok: casos de sucesso

Conferir casos que deram certo é uma ótima maneira de entender como usar o TikTok para alavancar o seu negócio. As marcas que vamos mencionar a seguir não nasceram diretamente na rede social, mas ambas souberam aproveitar o sucesso da plataforma para criar um novo canal de visibilidade e engajamento para seus produtos. 

Vamos ver como elas fizeram isso?

@sapatekdagi

A marca de calçados e bolsas populares encontrou uma maneira inteligente de aproveitar as tendências do TikTok para falar sobre si e engajar o público

No perfil, que já conta com mais de 30 mil seguidores, a empresa participa de trends, oferece dicas de moda e até mostra o dia a dia dos funcionários. O legal é que, enquanto faz tudo isso, ela também anuncia novas coleções e promove seus produtos de forma descontraída. 

A estratégia tem dado certo e o número de seguidores no TikTok está quase igual ao do Instagram, o que nos mostra o potencial de alcance da plataforma.

@lojatres

Diferente da @sapatekdagi, a @lojatres possui um estilo mais minimalista e jovem, tanto nos produtos vendidos quanto na comunicação empregada nas redes. 

No TikTok, ela participa de trends atemporais, como a “outfit of the day” e a “get ready with me”, e utiliza funcionárias e influencers como protagonistas dos vídeos. Um detalhe curioso é que em grande parte dos conteúdos elas falam em primeira pessoa com o público, como se estivessem em seus perfis pessoais.

A estratégia de comunicação mais “direta” escolhida pela @lojatres cria uma conexão mais orgânica com os seguidores, que acabam se identificando com a linguagem da loja e acompanhando a conta

Esses dois exemplos que trouxemos mostram que, independentemente do estilo e do tamanho do seu negócio, o TikTok pode oferecer grandes oportunidades para aumentar a visibilidade dele. 

E se você está pensando em levar a sua marca para a tão famosa “rede vizinha”, tenha em mente: contar com uma assessoria especializada pode fazer toda a diferença na hora de unir essa estratégia a outros esforços de comunicação.

Que tal dar o primeiro passo? Na Letra A, estamos prontas para ajudar a sua empresa a se destacar no TikTok e em outras plataformas digitais. Clique aqui e entre em contato conosco para marcar sua consultoria gratuita e descobrir como podemos transformar suas ideias em resultados. 

 

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Sobre o autor: Aline Barbosa

Aline Barbosa é publicitária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e trabalha há 5 anos na construção e gestão de marcas no meio digital. Atuou como liderança no Movimento Empresa Júnior e, aqui na Letra A, é Head de Social Branding. No blog, escreve sobre branding, redes sociais e presença digital.

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