Diante da infinidade de informações disponíveis na internet, encontrar conteúdo não é o problema. Mas saber separar o que é relevante no mar de resultados que os buscadores e as redes sociais entregam, esse é o A da questão. Por isso, a curadoria de conteúdo surge como um diferencial que reforça qualquer estratégia de comunicação.
A verdade é que, nos tempos atuais, além das marcas e negócios, as figuras públicas, políticos e empresários também precisam se manter atualizados sobre assuntos de interesse para garantir uma relação mais próxima com o seu público-alvo. Assim, estar antenado deve sempre ser o objetivo de quem quer se destacar.
A curadoria de conteúdo é, neste cenário, uma ferramenta poderosa que ajuda a fortalecer a imagem das figuras de autoridade e traz a credibilidade necessária junto à opinião pública. Quer saber como? Vamos te explicar!
Introdução à curadoria de conteúdo: o que é e quais os impactos
À primeira vista, a curadoria de conteúdo pode ser confundida com um mero processo de seleção. Mas ela vai além e funciona como um filtro de qualidade que identifica, organiza e compartilha uma pesquisa profunda para atender uma necessidade de conhecimento de forma estratégica.
Na era digital, onde é praticamente impossível consumir todo o material produzido e reproduzido, a curadoria de conteúdo se destaca porque contextualiza e estrutura os resultados em diversos formatos.
São peças de texto, vídeo e áudio que guiam o consumo das informações em uma jornada personalizada.
Com esse apanhado, agregar valor e construir relacionamentos com a audiência fica mais fácil porque sua imagem será referência no mercado. E não há reputação melhor do que essa, não concorda?
Táticas de curadoria de conteúdo para conquistar credibilidade
Com benefícios tão claros, você deve estar ansioso para colocar em prática esse processo tão valioso que é a curadoria de conteúdo. Alguns métodos são essenciais para alcançar bons resultados, tais como:
Identifique fontes confiáveis para começar
O primeiro passo é identificar fontes confiáveis e relevantes de informação. Não adianta buscar conhecimento em qualquer lugar, principalmente em um processo de curadoria onde a regra é selecionar o que há de melhor e, inclusive, dizer onde aquilo foi encontrado.
Priorize dados do poder público, matérias e reportagens de veículos de imprensa, entrevistas de especialistas reconhecidos e estudos científicos. Materiais de apoio como filmes, livros e pesquisas de mercado de instituições respeitáveis também podem ajudar.
Utilize ferramentas tecnológicas
Ferramentas e tecnologias podem otimizar o trabalho da curadoria de conteúdo, agilizando o processo de busca e monitoramento de assuntos. Alertas do Google e RSS feeds são super úteis neste aspecto.n
Para avaliar o impacto social de determinado tema, sites como o BuzzSumo fazem um ótimo trabalho com base em pesquisa de palavras-chaves e apresentação de resultados de acordo com o número de compartilhamentos.
As próprias redes sociais também são uma boa alternativa. Elas devem ser um dos caminhos para uma curadoria de conteúdo em tempo real, pois auxiliam na identificação de tópicos sensíveis que podem se transformar em possíveis crises de imagem.
Facebook, Twitter e TikTok têm um algoritmo afiado para mostrar o que você quer ver, então explore elas também, sem esquecer de se ater às informações de fontes confiáveis que falamos acima.
Avalie a veracidade e qualidade dos dados encontrados
É essencial desenvolver estratégias para avaliar a veracidade e qualidade do conteúdo encontrado na primeira pesquisa. Alguns procedimentos que não podem ser deixados de lado são:
Construa uma narrativa consistente e autêntica
Por último, a curadoria de conteúdo também envolve a construção de uma narrativa consistente e autêntica.
Isso requer coesão entre as informações selecionadas para que ela atenda aos interesses da sua estratégia de comunicação e atinja o perfil do público-alvo de forma certeira.
Para isso, olhar tudo sob um ponto de vista crítico é uma prática indispensável antes de desenhar a síntese do que será compartilhado com a sua audiência.
Aqui, a apresentação do resultado conta muito, e ele pode incluir materiais em newsletters, e-books, infográficos, podcasts e muito mais. O céu é o limite.
Por que contratar um profissional especializado
Agora você já sabe que o processo de curadoria de conteúdo pode parecer fácil, mas não é.
São métodos e etapas que precisam de atenção total. Por isso, antes de colocar a mão na massa você mesmo, convém analisar a importância da contratação de um profissional especializado.
Um expert no processo garante habilidades, como discernimento editorial e capacidade de análise crítica.
O curador irá identificar as informações que podem gerar engajamento positivo e as que devem ser evitadas – como informações falsas, fake news e os temas sensíveis ou controversos que possam prejudicar a imagem da pessoa pública.
Também é parte do trabalho o profundo entendimento das nuances do público-alvo para adaptar o formato do conteúdo da curadoria.
Afinal, quanto melhor forem atendidas as necessidades da audiência, maior será a relevância e o impacto das mensagens.
Assim, é notável que a curadoria de conteúdo é uma tática de grande valor em ações de marketing institucional. Mas, além disso, o ano eleitoral vai mostrar como é imprescindível a sua aplicação ao marketing político.
Curadoria de conteúdo como estratégia no período eleitoral
Em ano eleitoral, o volume de informação e desinformação só aumenta, mas o curador está sempre atento às tendências e mudanças no cenário político e midiático.
Por isso, a curadoria de conteúdo tem se mostrado cada vez mais necessária nas campanhas políticas.
Quando pensamos em uma pessoa pública, como um candidato, que precisa aprender sobre sustentabilidade, raça, gênero, e outras temáticas, o serviço de curadoria de conteúdo vai poupar tempo e agregar valor à estratégia de comunicação da campanha:
- a produção de conteúdo para mídias digitais e offline será aprimorada;
- melhores informações para redação de discursos;
- embasamento teórico mais robusto para elaboração dos projetos de campanha;
- alicerce de conteúdo atualizado durante debates;
E essas são apenas algumas das formas que a candidatura pode se beneficiar com o resultado da curadoria de conteúdo.
Vale lembrar que a conexão com o eleitorado será facilitada graças à credibilidade que o candidato vai transparecer, gerando cada vez mais confiança e mais destaque na corrida eleitoral.
–
Gostou de aprender sobre a curadoria de conteúdo? Se você é uma pessoa pública interessada em fortalecer sua reputação, nós te damos a letra: conte com a assessoria de jornalistas experientes e a credibilidade de uma agência de comunicação com quase 30 anos de experiência no mercado potiguar.
Nossa equipe especializada em curadoria de conteúdo está pronta para oferecer insights e soluções pensadas sob medida para as suas necessidades.