Seja para prestar homenagem à memória dos entes queridos ou para relembrar bons momentos vividos junto àqueles que já partiram, o Dia de Finados, celebrado no próximo dia 02 de novembro, é uma data que reúne milhares de pessoas em torno da saudade. Anna Cláudia Abdon, psicóloga da Empresa Vila e especialista em luto, reforça que momentos como este são importantes para ressignificar o processo de luto.
“O luto é um processo vivido após uma perda significativa que pode se apresentar de diversas formas, ele é universal e ao mesmo tempo único para cada pessoa e para cada perda que ela vive. E o Dia de Finados é uma data bastante sensível que costuma reavivar os sentimentos de saudade, essenciais para a ressignificação da perda”, explica a especialista.
A psicóloga esclarece que o luto pode ser entendido como um processo composto por diversas situações e reações, embora não sejam lineares, refletem as diferentes emoções vividas por quem está lidando com a perda.
“Em muitos casos, datas como o Dia de Finados reavivam memórias, proporcionando um espaço para processar emoções que, no cotidiano, podem ter sido esquecidas. O ato de lembrar, de resgatar essas memórias, faz parte do caminho para reconstruir a vida de uma forma saudável, após a perda”, explica Anna Cláudia.
Em Natal, o Cemitério Sempre Zona Norte ressignificou a data ao substituir o pesar da nomenclatura “Dia de Finados” pelo “Dia da Memória”. A programação especial contempla quatro missas ao longo do dia, momentos de música com saxofonistas tocando ao vivo e uma roda de conversa com a psicóloga Anna Cláudia Abdon sobre “Perdas e Luto”.
De acordo com Bruno Gondim, diretor de criação da Empresa Vila, a proposta de ressignificação do Dia de Finados busca tornar essa experiência mais leve e humanizada, ao promover um espaço repleto de homenagens positivas. “As experiências oferecidas durante o Dia da Memória estão diretamente ligadas a todos os nossos sentidos, desde o som que embala as atividades, até o cheiro das flores que preservam a vida no jardim do cemitério parque, um ambiente pensado para ser um refúgio de paz e conforto”, finaliza Bruno Gondim.
Compartilhe
Nossos clientes