Nesta semana, quando é celebrado o Dia Nacional da Adoção no domingo (25), o Natal Shopping abre espaço para diálogos sobre os processos de acolhimento institucional e a diversidade nas famílias. De 21 a 23 de maio, os encontros vão trazer a mediação de voluntários do grupo Acalanto Natal, que oferece suporte assistencial, jurídico e psicológico para envolvidos no processo legal de adoção, para compartilhar vivências e reflexões sobre as múltiplas formas de maternar.

“O Natal Shopping também é um espaço de encontro e reflexão, e temos a responsabilidade de ampliar vozes e histórias que muitas vezes permanecem invisíveis para promover a transformação social que desejamos ver na nossa comunidade. No Dia das Mães, compartilhamos a trajetória da Juliana, mãe de três por adoção, e percebemos o impacto positivo dessa troca. Agora, queremos aprofundar o diálogo e contribuir para que mais famílias compreendam o processo, se sintam acolhidas e enxerguem na adoção uma possibilidade real de amor e pertencimento”, destaca Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping.

De acordo com números do Sistema Nacional de Adoção (SNA), atualmente 55 crianças e adolescentes e 496 famílias estão aptas e habilitadas para adoção no Rio Grande do Norte. A disparidade entre os perfis das crianças disponíveis e os perfis desejados pelas famílias, no entanto, ainda é um grande entrave.

Entre os menores acolhidos, 13 têm até seis anos de idade; nove têm entre seis e 12 anos e 28 têm mais de 12 anos. Mais da metade (35) fazem parte de grupos de irmãos. Do outro lado, 308 famílias (62%) buscam por crianças com até 4 anos de idade e 332 (66,9%) só aceitam adotar uma criança, sem irmãos.

Larissa Fontes, voluntária da Acalanto convidada a conduzir uma das conversas no Natal Shopping, explica que apesar do grande volume de interessados em acolher uma criança institucionalizada, os perfis de idade, gênero e raça desejados são muito específicos.

“Existe uma disparidade entre a expectativa e o perfil das crianças que estão acolhidas. Hoje, existem mais adolescentes disponíveis e poucas famílias interessadas [no grupo]. Isso é resultado da demora dos processos e de um histórico cultural de tentativas frustradas de privilegiar as famílias biológicas, o que fez as crianças perderem a chance de serem inseridas novamente em uma família. Hoje existe um prazo máximo para essas tentativas a fim de evitar essa institucionalização permanente, e é muito importante dar visibilidade ao tema para desmistificar a adoção porque muitas pessoas têm interesse, mas acham que não é possível”, destaca.

Na programação, os convidados vão explicar o processo de adoção, como é a relação com a instituição e o judiciário, falar sobre a importância da preparação para a chegada dos filhos e antecipar demandas e questões que podem surgir. “Vamos explicar como é a vida no acolhimento, a expectativa que as crianças e adolescentes têm e falar das diversas famílias que existem – homoafetivas, monoparentais, casais que se separaram após a adoção, famílias inter raciais, entre outras, para esclarecer que a adoção é possível de diversas formas”, diz Larissa.

As conversas acontecem das 19h às 21h, em frente ao Parque da Naty, no piso L2.

SERVIÇO

O quê: Rodas de conversa sobre maternidade, adoção e saúde mental materna
Quando: De 21 a 23 de maio, das 19h às 21h
Onde: Em frente ao Parque da Naty (próximo à Farm), no Natal Shopping
Entrada gratuita

Programação:

  • 21/05 (terça-feira)
    Tema: O que ninguém me contou sobre a adoção – A importância da preparação para adoções seguras. Mediação: Luis Fernando e Nathan – pais por adoção e voluntários do Acalanto Natal

  • 22/05 (quarta-feira)
    Tema: Por onde andei enquanto você me procurava? A vida no acolhimento institucional. Mediação: Larissa Fontes – voluntária do Acalanto Natal

  • 23/05 (quinta-feira)
    Tema: Família não é tudo igual – Diversidade nas famílias e desafios em sociedade. Mediação: Mireille Silvino – mãe por adoção e voluntária do Acalanto Natal

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco