Gerenciar uma rede social é muito mais complexo do que muitos pensam. Por mais que todas sejam intuitivas e fáceis de usar para fins pessoais, existem pontos importantes a serem considerados quando o assunto é a comunicação de empresas

Nesse contexto, existem alguns erros cometidos no Instagram que influenciam diretamente nas métricas de entrega do seu conteúdo. Para evitar que o rendimento e a reputação da sua marca sofram com isso, vamos explicar sete erros no Instagram que você precisa evitar para conseguir alavancar a sua presença digital.

Erros básicos para não cometer no Instagram

Para começar, existem erros básicos no Instagram que você pode cometer acreditando que trarão resultados positivos. Mas as práticas que apresentamos a seguir podem prejudicar a entrega do seu conteúdo e impactar nas métricas do seu perfil na plataforma.

Entre elas, a principal é o engajamento, que é toda reação que seus seguidores apresentam nos seus post: curtidas, comentários, compartilhamentos, etc. Caso você ainda não saiba o que fazer para aumentar essa interação, confira o texto a seguir e depois volte aqui para conferir o que não fazer. 

> Como aumentar o engajamento no Instagram em 7 passos

Agora vamos às orientações do que não fazer nessa rede social.

Deixar a sua conta do Instagram privada

Primeiramente, perfis profissionais e comerciais devem estar abertos, porque manter esse tipo de conta no modo privado pode implicar na perda de seguidores. Afinal, você quer que sua marca fique mais conhecida, não é mesmo? Então, para que o mistério? 

 

via GIPHY

É importante fazer com que seu perfil seja acessível, aberto para quem deseja seguir ou pesquisar

Manter uma conta privada significa impedir que quem esteja interessado em um primeiro contato com o seu negócio, não encontre as informações desejadas. É como se um cliente chegasse na sua loja física e a porta estivesse fechada. 

Ainda, quando os usuários quiserem seguir a sua empresa, eles terão que esperar até que você tenha tempo para aprovar o pedido deles. E isso é um pouco burocrático, concorda? O que acaba gerando desinteresse no público.

Postar conteúdo repetido com frequência 

Pode confiar: postar conteúdo repetido, além de espantar novos seguidores, acaba repelindo quem já te segue. Isso ocorre porque a audiência, independente do nicho em questão,  gosta de inovação, o que inclui a produção de um conteúdo criativo e que traga novidades.

 

via GIPHY

De vez em quando não é um problema, se houver um bom motivo para repostar uma foto, como em um #tbt — hashtag usada para resgatar uma lembrança — ou vídeo que você já compartilhou antes, mas não faça disso um hábito, ok? 

Como sabemos, o Instagram é uma das redes sociais que mais crescem e disseminam informações. Por isso, é muito importante que o seu conteúdo se destaque de alguma maneira. Na dúvida, é bom lembrar: seus usuários querem ver algo novo.

Erros no Instagram que prejudicam seus resultados

Não planejar o conteúdo a ser postado 

Já passou o tempo em que o Instagram era uma rede social baseada puramente na espontaneidade. Agora, o planejamento vai te ajudar a criar uma pauta de conteúdo pensada diretamente para as preferências e necessidades dos seus seguidores. E com conteúdo planejado para dialogar com seus seguidores, os resultados serão muito melhores.

Para ter sucesso nessa rede social, é necessário que o conteúdo seja estrategicamente pensado, visando os objetivos de comunicação e levando em conta os insights do perfil, que são métricas disponibilizadas pelo próprio Instagram. 

Para isso, você deve conhecer bem a persona da sua marca para que todas as publicações sejam executadas de forma assertiva.

Com isso, indicamos que você faça um planejamento com antecedência e com objetivos definidos, para atingir o alcance desejado e conquistar um bom engajamento, além de evitar possíveis imprevistos.

Usar hashtags genéricas ou proibidas 

Muitos pensam que encher as postagens de hashtags vai aumentar o alcance e, consequentemente, o engajamento. Porém, ao abusar desse recurso, utilizando termos genéricos ou proibidos, sua postagem pode ser classificada como spam.

 

via GIPHY

Além disso, a grande quantidade de postagens atreladas a termos genéricos faz com que se percam entre tantas outras, aumentando o número de impressões, mas não o de engajamento. Nesse caso, o Instagram entende que o seu conteúdo é irrelevante.

Na hora de escolher as hashtags, portanto, é muito importante pensar em termos diretamente ligados ao conteúdo da postagem: quanto mais direcionados, melhor. E que não sejam proibidas pelas políticas no Instagram, como por exemplo, termos que remetem às fake news,  à publicações com conotação sexual e à violência.

Postar imagens e vídeos de baixa qualidade

Já percebeu que fotos bonitas, bem produzidas e com boa qualidade recebem mais atenção no Instagram? A maior parte dos usuários dessa rede social valoriza mais a qualidade das imagens do que a legenda e o próprio conteúdo. 

Lembre-se: o Instagram é uma rede social baseada no compartilhamento de fotos e vídeos. Por isso, é essencial que as postagens tragam, sobretudo, um material fotográfico e audiovisual de boa qualidade

Erros inadimissíveis no Instagram

Não responder às interações

Ninguém gosta de ser ignorado e no Instagram, principalmente quando estamos falando de empresas, é importante dar atenção aos seguidores, porque isso cria vínculos e agrega valor à imagem da marca

Portanto, sempre que alguém entrar em contato por DM ou comentar em um post seu, busque respondê-lo rapidamente e de forma amigável. Se for uma reclamação, faça de tudo para resolver o problema o quanto antes.

Isso faz com que as pessoas se sintam mais próximas da sua marca, o que provavelmente vai incentivá-las a interagir mais vezes com o seu conteúdo e melhorar o seu engajamento.

Se você não responder os comentários, isso provavelmente será interpretado como um sinal de que realmente não se importa com seus seguidores. Então, sempre responda!

O pior erro no Instagram: comprar seguidores

Entre os erros comuns no Instagram, esse talvez seja o pior de todos! A prática de adquirir seguidores tem se tornado cada vez mais frequente, principalmente pelo desejo de inúmeras pessoas de crescerem no meio digital. 

 

via GIPHY

Entretanto, comprar seguidores é uma verdadeira cilada, porque oferece apenas números, já que boa parte dos usuários é fake, além da falta de segmentação que essa prática proporciona.

Punição para compra de seguidores

Ao comprar seguidores você também está sujeito a sofrer uma punição chamada shadowban, que ocorre quando o Instagram dificulta a visualização de posts que violam regras de uso, ocultando as publicações do feed e da pesquisa por hashtags

O conteúdo é banido temporariamente, o que impacta na distribuição e no alcance do que é publicado. Então já sabe, né? Nada de comprar seguidores: conquiste-os! 

Agora que você está por dentro dos erros mais comuns quando o assunto é Instagram, fique atento na hora de planejar o seu conteúdo. O engajamento da sua página depende disso. Vamos focar nos acertos? Comece compartilhando esse texto nas suas redes sociais! 

Sobre o autor: Marília Diógenes

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Gerenciar uma rede social é muito mais complexo do que muitos pensam. Por mais que todas sejam intuitivas e fáceis de usar para fins pessoais, existem pontos importantes a serem considerados quando o assunto é a comunicação de empresas

Nesse contexto, existem alguns erros cometidos no Instagram que influenciam diretamente nas métricas de entrega do seu conteúdo. Para evitar que o rendimento e a reputação da sua marca sofram com isso, vamos explicar sete erros no Instagram que você precisa evitar para conseguir alavancar a sua presença digital.

Erros básicos para não cometer no Instagram

Para começar, existem erros básicos no Instagram que você pode cometer acreditando que trarão resultados positivos. Mas as práticas que apresentamos a seguir podem prejudicar a entrega do seu conteúdo e impactar nas métricas do seu perfil na plataforma.

Entre elas, a principal é o engajamento, que é toda reação que seus seguidores apresentam nos seus post: curtidas, comentários, compartilhamentos, etc. Caso você ainda não saiba o que fazer para aumentar essa interação, confira o texto a seguir e depois volte aqui para conferir o que não fazer. 

> Como aumentar o engajamento no Instagram em 7 passos

Agora vamos às orientações do que não fazer nessa rede social.

Deixar a sua conta do Instagram privada

Primeiramente, perfis profissionais e comerciais devem estar abertos, porque manter esse tipo de conta no modo privado pode implicar na perda de seguidores. Afinal, você quer que sua marca fique mais conhecida, não é mesmo? Então, para que o mistério? 

 

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É importante fazer com que seu perfil seja acessível, aberto para quem deseja seguir ou pesquisar

Manter uma conta privada significa impedir que quem esteja interessado em um primeiro contato com o seu negócio, não encontre as informações desejadas. É como se um cliente chegasse na sua loja física e a porta estivesse fechada. 

Ainda, quando os usuários quiserem seguir a sua empresa, eles terão que esperar até que você tenha tempo para aprovar o pedido deles. E isso é um pouco burocrático, concorda? O que acaba gerando desinteresse no público.

Postar conteúdo repetido com frequência 

Pode confiar: postar conteúdo repetido, além de espantar novos seguidores, acaba repelindo quem já te segue. Isso ocorre porque a audiência, independente do nicho em questão,  gosta de inovação, o que inclui a produção de um conteúdo criativo e que traga novidades.

 

via GIPHY

De vez em quando não é um problema, se houver um bom motivo para repostar uma foto, como em um #tbt — hashtag usada para resgatar uma lembrança — ou vídeo que você já compartilhou antes, mas não faça disso um hábito, ok? 

Como sabemos, o Instagram é uma das redes sociais que mais crescem e disseminam informações. Por isso, é muito importante que o seu conteúdo se destaque de alguma maneira. Na dúvida, é bom lembrar: seus usuários querem ver algo novo.

Erros no Instagram que prejudicam seus resultados

Não planejar o conteúdo a ser postado 

Já passou o tempo em que o Instagram era uma rede social baseada puramente na espontaneidade. Agora, o planejamento vai te ajudar a criar uma pauta de conteúdo pensada diretamente para as preferências e necessidades dos seus seguidores. E com conteúdo planejado para dialogar com seus seguidores, os resultados serão muito melhores.

Para ter sucesso nessa rede social, é necessário que o conteúdo seja estrategicamente pensado, visando os objetivos de comunicação e levando em conta os insights do perfil, que são métricas disponibilizadas pelo próprio Instagram. 

Para isso, você deve conhecer bem a persona da sua marca para que todas as publicações sejam executadas de forma assertiva.

Com isso, indicamos que você faça um planejamento com antecedência e com objetivos definidos, para atingir o alcance desejado e conquistar um bom engajamento, além de evitar possíveis imprevistos.

Usar hashtags genéricas ou proibidas 

Muitos pensam que encher as postagens de hashtags vai aumentar o alcance e, consequentemente, o engajamento. Porém, ao abusar desse recurso, utilizando termos genéricos ou proibidos, sua postagem pode ser classificada como spam.

 

via GIPHY

Além disso, a grande quantidade de postagens atreladas a termos genéricos faz com que se percam entre tantas outras, aumentando o número de impressões, mas não o de engajamento. Nesse caso, o Instagram entende que o seu conteúdo é irrelevante.

Na hora de escolher as hashtags, portanto, é muito importante pensar em termos diretamente ligados ao conteúdo da postagem: quanto mais direcionados, melhor. E que não sejam proibidas pelas políticas no Instagram, como por exemplo, termos que remetem às fake news,  à publicações com conotação sexual e à violência.

Postar imagens e vídeos de baixa qualidade

Já percebeu que fotos bonitas, bem produzidas e com boa qualidade recebem mais atenção no Instagram? A maior parte dos usuários dessa rede social valoriza mais a qualidade das imagens do que a legenda e o próprio conteúdo. 

Lembre-se: o Instagram é uma rede social baseada no compartilhamento de fotos e vídeos. Por isso, é essencial que as postagens tragam, sobretudo, um material fotográfico e audiovisual de boa qualidade

Erros inadimissíveis no Instagram

Não responder às interações

Ninguém gosta de ser ignorado e no Instagram, principalmente quando estamos falando de empresas, é importante dar atenção aos seguidores, porque isso cria vínculos e agrega valor à imagem da marca

Portanto, sempre que alguém entrar em contato por DM ou comentar em um post seu, busque respondê-lo rapidamente e de forma amigável. Se for uma reclamação, faça de tudo para resolver o problema o quanto antes.

Isso faz com que as pessoas se sintam mais próximas da sua marca, o que provavelmente vai incentivá-las a interagir mais vezes com o seu conteúdo e melhorar o seu engajamento.

Se você não responder os comentários, isso provavelmente será interpretado como um sinal de que realmente não se importa com seus seguidores. Então, sempre responda!

O pior erro no Instagram: comprar seguidores

Entre os erros comuns no Instagram, esse talvez seja o pior de todos! A prática de adquirir seguidores tem se tornado cada vez mais frequente, principalmente pelo desejo de inúmeras pessoas de crescerem no meio digital. 

 

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Entretanto, comprar seguidores é uma verdadeira cilada, porque oferece apenas números, já que boa parte dos usuários é fake, além da falta de segmentação que essa prática proporciona.

Punição para compra de seguidores

Ao comprar seguidores você também está sujeito a sofrer uma punição chamada shadowban, que ocorre quando o Instagram dificulta a visualização de posts que violam regras de uso, ocultando as publicações do feed e da pesquisa por hashtags

O conteúdo é banido temporariamente, o que impacta na distribuição e no alcance do que é publicado. Então já sabe, né? Nada de comprar seguidores: conquiste-os! 

Agora que você está por dentro dos erros mais comuns quando o assunto é Instagram, fique atento na hora de planejar o seu conteúdo. O engajamento da sua página depende disso. Vamos focar nos acertos? Comece compartilhando esse texto nas suas redes sociais! 

Sobre o autor: Marília Diógenes

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