Um total de 293 alunos foram impactados pelo Festival, que passou pelas cidades de Jucurutu, Pau dos Ferros e Luís Gomes
Depois de percorrer seis cidades potiguares, o Festival Sinfônico finaliza o ano alcançando 293 jovens talentos da música de concerto. Em 2024, O Festival Sinfônico aconteceu nas cidades de Jucurutu, Pau dos Ferros e Luís Gomes, além de outras cidades satélites, oferecendo aulas gratuitas, masterclasses e apresentações de recitais durante uma semana imersiva, aberta ao público. Além disso, um curso de regência para maestros e maestrinas do estado foi ministrado pelo maestro da Orquestra Sinfônica do RN, Linus Lerner.
“Nós oferecemos 413 horas de aulas durante todo o Festival para 293 alunas e alunos de 27 cidades do RN, incluindo Natal e o curso de regência. Isso só foi possível porque contamos com 25 professores engajados, além de toda a equipe de produção”, comenta Tatiane Fernandes, diretora da Mapa Realizações Culturais e idealizadora do projeto.
A iniciativa também impulsionou a economia criativa, gerando 66 empregos diretos e 438 empregos indiretos. “O Festival é um projeto grande, que necessitou de muita gente envolvida para acontecer, e só deu certo porque conseguimos mobilizar todas essas pessoas e as comunidades por onde passamos”, celebra.
Além das aulas e masterclasses, foram 15 apresentações abertas ao grande público, entre concertos e recitais que alcançaram um público de 3.430 pessoas. Durante o circuito foram exibidos sete concertos, 10 recitais e dois cortejos, compostos pelos professores e artistas locais das cidades.
“Essas atividades são o momento de apresentar a música de concerto para quem ainda não é familiarizado e mostrar aos jovens talentos como fazer apresentações musicais nesse estilo. E conseguimos alcançar um público de mais de três mil pessoas. É uma coisa linda de se ver”, finaliza Tatiane.
Sobre o projeto
O Festival Sinfônico oferece uma semana imersiva de aulas práticas e teóricas focadas em elevar o nível técnico e a performance de jovens talentos da música de concerto nos municípios potiguares, com ensino de instrumentos de cordas, sopros e percussão, além de masterclasses de consciência corporal, arranjos e manutenção de instrumentos de metais.
O projeto é uma iniciativa da Mapa Realizações Culturais, e integra o leque de projetos contemplados pelo edital Transformando Energia em Cultura, com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo com a parceria das Prefeituras de Luís Gomes, Jucurutu, Pau dos Ferros, Portalegre e Caicó.
Acompanhe mais informações nas redes sociais oficiais do projeto, no Instagram @festivalsinfonico.rn.
Compartilhe
Nossos clientes