Predileção local acompanha boom nacional e festivais gastronômicos movimentam a cidade; em Natal, Blend Festival acontece até domingo (15) com promoção e sanduíches inéditos

O mercado de hamburguerias na capital potiguar está em plena expansão: dados recentes da Junta Comercial do Estado do RN (Jucern) mostram que, apenas em 2023, 390 casas especializadas foram abertas para atender à crescente popularidade do sanduíche americano que se consagrou no paladar natalense. Ainda de acordo com os registros da instituição, a cidade já conta com 7.689 lanchonetes registradas, observando um aumento expressivo de 162% nos últimos dois anos.

A ampliação do mercado local acompanha uma tendência nacional de crescimento no consumo de hambúrgueres. Segundo o Painel de Consumo Fora de Casa da Kantar, o hambúrguer é uma das comidas mais consumidas pelos brasileiros fora de casa em 2024, com um avanço de 228% nas ocasiões de compra entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período neste ano.

Em Natal,  a movimentação nos últimos anos reflete os números das pesquisas, conforme relata Igor Lucena, sócio proprietário do Parrilla Burger junto com o irmão, Ruy. O empresário conta que, com o sucesso do negócio, este ano eles decidiram expandir a atuação e a capacidade de atendimento.

“Nós começamos em 2019, apenas como delivery, com a operação no quintal de casa. Agora, estamos abrindo nosso primeiro ponto físico com a expectativa de aumentar o fluxo de clientes”, relata Igor. Quando atuava em casa, ele conta que chegou a lidar com fila de espera em dias mais movimentados e acredita que o público fiel vai querer conhecer o novo espaço.

Pesquisas anteriores já apontavam esse cenário positivo para os empresários do ramo, com números prevendo a consolidação do consumo de burgers. Segundo uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, em 2023, os brasileiros consumiram, em média, cerca de 25 mil hambúrgueres por dia no ano passado. Esse dado representa um aumento significativo de 62% em relação a 2022.

Eventos movimentam setor e animam clientes

Esse crescimento no nicho reflete uma movimentação impulsionada também por eventos gastronômicos como o Burger Fest, em São Paulo, o Recife Love Burger e, em Natal, o Blend Festival que acontece desde 2018 na capital potiguar. As programações não apenas atendem à crescente demanda, incentivando a criação de novidades nos cardápios e ajudando a fidelizar a clientela, mas também servem de vitrine para os novos empresários que querem se aventurar nesse oceano azul.

Neste ano, o Blend Festival realiza a sua 8ª edição em Natal de 3 a 15 de setembro, com a proposta de criar sanduíches inéditos inspirados na temática “Movie Stars” e na magia do cinema. A mecânica da programação cria uma rota de estabelecimentos que oferecem um combo personalizado, com sanduíche, acompanhamento e bebida ao valor fixo promocional de R$38,90. Ao todo, serão 31 casas participantes com opções de consumo no salão ou por delivery. Todas as criações seguem o padrão mínimo de 150g de carne ou outra proteína, e são acompanhadas pela bebida oficial do evento, a Coca-Cola.

Com uma proposta que pede por sanduíches inéditos, o festival gastronômico desafia os participantes a saírem do básico e inovarem, contando também com participantes vegetarianos e de outros nichos gastronômicos, como casas de sushi e pizzarias.

Indústrias de insumos acompanham avanços 

Além do retorno para o setor empresarial, o crescimento do segmento de hamburguerias tem gerado um impacto direto nas indústrias de insumos, como o pão e a carne bovina. Esta, se tornou protagonista quando o assunto é hambúrguer no Brasil este ano, presente em 85% dos pedidos registrados entre o último trimestre de 2023 e o 1º de 2024, quando foi alcançado um avanço de 7 pontos percentuais nas ocasiões de compra, segundo o Painel de Consumo Fora de Casa da Kantar.

Para Marcelo Henrique Silva, sócio diretor da potiguar Bomfrigo, o cenário atual só pode ser visto de maneira positiva para toda sociedade. “É uma cadeia muito grande. Atualmente, nós atendemos cerca de 40% do mercado local com nossos blends bovinos. E com essa alta na demanda dos clientes, aumenta também a geração de empregos tanto no atendimento, quanto na minha produção, porque a carne processada precisa da mão de obra humana”, comenta.

Outro nicho que acompanha o fluxo de crescimento é o da panificação. João Victor Dantas de Oliveira, da Anena Pães, que atende mais de 50% dos participantes do Blend, já anuncia uma nova fase, onde pretende não ser apenas o pão das hamburguerias da cidade, mas também o pão que os clientes comem em casa.

“O objetivo é fortalecer a empresa com dois nichos de atuação e manter a excelência, até pela chegada de indústrias de fora, o que faz com que a gente melhore nossos processos para atender melhor o mercado local”, explica.

Tanto nos cortes de carne quanto na maciez do pão, agregar valor ao sanduíche e proporcionar uma experiência única ao cliente tem sido uma receita de sucesso, especialmente para a clientela, que já deixou claro que o hambúrguer é sempre uma boa pedida.

Compartilhe

Últimas notícias

Nossos clientes

Quem confia na Letra A


Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!


Rui Cadete | Presidente do RC Hub

Sempre acreditamos que nos unirmos aos competentes é uma excelente estratégia. Por isso, desde 2007, mantemos parceria com a Letra A como nossa fornecedora de serviços de assessoria de comunicação com o mercado, bem como para iniciativas de endomarketing. A razão da longevidade é sinônimo de competência, envolvimento com afinco e excelentes resultados!

Rui Cadete | Presidente do RC Hub


Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.


Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Com a contratação dos serviços da Letra A, a Sogorn experimentou um avanço da divulgação de sua marca, do trabalho associativo e do reconhecimento pelos associados da ginecologia e obstetrícia. Outro aspecto é a perspectiva de estreitamento da comunicação com os associados, imprensa e a população em geral através da perene divulgação. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e com o valor que isso tem contribuído para o reconhecimento do trabalho da nossa diretoria.

Robinson Dias | Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)


Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.


Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping

Nós do Natal Shopping temos a Letra A Comunicação como parceira do nosso negócio há mais de 10 anos e estamos extremamente satisfeitos com o trabalho construído até aqui. Sabemos da importância de se ter ao lado profissionais de credibilidade e que atuem com responsabilidade junto à imprensa local. Esse com certeza é um grande diferencial da equipe que faz a Letra A. Além do ótimo relacionamento que possuem com os veículos e meios de comunicação, sempre buscam levar nossas ações e nosso nome aos principais espaços de divulgação.

Diana Petta | Gerente de Marketing do Natal Shopping


Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.


Priscila Griner | Diretora da Casa
Escola

Há mais de 27 anos, estamos nesta parceria - Casa Escola e Letra A. Fomos construindo em conjunto o formato muito particular de revelar por meio da imprensa e mídias os caminhos não canônicos de uma educação progressiva. Hoje em dia, com uma equipe maravilhosa, continuamos construindo caminhos, quando os meios se ampliaram e os serviços se multiplicaram, o que tem nos trazido um alcance midiático bastante expressivo. Se alguém me perguntar se conheço alguém ou escritório que faça um bom trabalho de publicidade e assessoramento, eu primeiro diria: visite o Instagram da Casa Escola e vai saber se está bem assessorada ou não. É lógico que sim! Portanto, continuamos com a Letra A e super indico.

Priscila Griner | Diretora da Casa Escola


O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.


Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações culturais

O trabalho da Letra A na assessoria de imprensa dos projetos e conteúdos que a Mapa realiza é um agregador de valor. Nós sentimos que "informamos com qualidade", e além do trabalho que é super profissional, sempre em tempo, sensível, de uma escuta atenta, atinada e assertiva para descobrir caminhos de potencializar a presença dos nossos conteúdos nos meios de comunicação.

Tatiane Fernandes | Diretora da Mapa Realizações Culturais


A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.


Clécio Franco | Gestor da Estácio
Natal

A atuação da Letra A tem sido elemento chave para o sucesso das estratégias da Faculdade Estácio de Natal. Nossa instituição sempre se dedicou a oferecer formação profissional de qualidade para o mercado. No entanto, sabemos que a excelência acadêmica deve ser acompanhada de uma comunicação eficaz com a sociedade. É aí que entra a Letra A, desempenhando um papel fundamental na divulgação de nossa expertise, conquistas, eventos e projetos. Através de estratégias bem elaboradas, sua equipe tem contribuído para manter a Faculdade Estácio de Natal em destaque nos meios de comunicação, fortalecendo nossa reputação e ampliando nosso alcance.

Clécio Franco | Gestor da Estácio Natal


Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!


Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança

Ganhamos espaços importantes na mídia do Rio Grande do Norte ampliando a comunicação do nosso fazer artístico no mercado da dança durante esses três anos em que tivemos a Letra A como a nossa grande parceira!

Anderson Leão | Diretor Artístico do Grupo Movidos Dança
Slider
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas
0mi
de reais em retorno de mídia
0
clientes conquistados
0k
realeses publicados
0k
publicações espontâneas

Fale conosco