Predileção local acompanha boom nacional e festivais gastronômicos movimentam a cidade; em Natal, Blend Festival acontece até domingo (15) com promoção e sanduíches inéditos
O mercado de hamburguerias na capital potiguar está em plena expansão: dados recentes da Junta Comercial do Estado do RN (Jucern) mostram que, apenas em 2023, 390 casas especializadas foram abertas para atender à crescente popularidade do sanduíche americano que se consagrou no paladar natalense. Ainda de acordo com os registros da instituição, a cidade já conta com 7.689 lanchonetes registradas, observando um aumento expressivo de 162% nos últimos dois anos.
A ampliação do mercado local acompanha uma tendência nacional de crescimento no consumo de hambúrgueres. Segundo o Painel de Consumo Fora de Casa da Kantar, o hambúrguer é uma das comidas mais consumidas pelos brasileiros fora de casa em 2024, com um avanço de 228% nas ocasiões de compra entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período neste ano.
Em Natal, a movimentação nos últimos anos reflete os números das pesquisas, conforme relata Igor Lucena, sócio proprietário do Parrilla Burger junto com o irmão, Ruy. O empresário conta que, com o sucesso do negócio, este ano eles decidiram expandir a atuação e a capacidade de atendimento.
“Nós começamos em 2019, apenas como delivery, com a operação no quintal de casa. Agora, estamos abrindo nosso primeiro ponto físico com a expectativa de aumentar o fluxo de clientes”, relata Igor. Quando atuava em casa, ele conta que chegou a lidar com fila de espera em dias mais movimentados e acredita que o público fiel vai querer conhecer o novo espaço.
Pesquisas anteriores já apontavam esse cenário positivo para os empresários do ramo, com números prevendo a consolidação do consumo de burgers. Segundo uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, em 2023, os brasileiros consumiram, em média, cerca de 25 mil hambúrgueres por dia no ano passado. Esse dado representa um aumento significativo de 62% em relação a 2022.
Eventos movimentam setor e animam clientes
Esse crescimento no nicho reflete uma movimentação impulsionada também por eventos gastronômicos como o Burger Fest, em São Paulo, o Recife Love Burger e, em Natal, o Blend Festival que acontece desde 2018 na capital potiguar. As programações não apenas atendem à crescente demanda, incentivando a criação de novidades nos cardápios e ajudando a fidelizar a clientela, mas também servem de vitrine para os novos empresários que querem se aventurar nesse oceano azul.
Neste ano, o Blend Festival realiza a sua 8ª edição em Natal de 3 a 15 de setembro, com a proposta de criar sanduíches inéditos inspirados na temática “Movie Stars” e na magia do cinema. A mecânica da programação cria uma rota de estabelecimentos que oferecem um combo personalizado, com sanduíche, acompanhamento e bebida ao valor fixo promocional de R$38,90. Ao todo, serão 31 casas participantes com opções de consumo no salão ou por delivery. Todas as criações seguem o padrão mínimo de 150g de carne ou outra proteína, e são acompanhadas pela bebida oficial do evento, a Coca-Cola.
Com uma proposta que pede por sanduíches inéditos, o festival gastronômico desafia os participantes a saírem do básico e inovarem, contando também com participantes vegetarianos e de outros nichos gastronômicos, como casas de sushi e pizzarias.
Indústrias de insumos acompanham avanços
Além do retorno para o setor empresarial, o crescimento do segmento de hamburguerias tem gerado um impacto direto nas indústrias de insumos, como o pão e a carne bovina. Esta, se tornou protagonista quando o assunto é hambúrguer no Brasil este ano, presente em 85% dos pedidos registrados entre o último trimestre de 2023 e o 1º de 2024, quando foi alcançado um avanço de 7 pontos percentuais nas ocasiões de compra, segundo o Painel de Consumo Fora de Casa da Kantar.
Para Marcelo Henrique Silva, sócio diretor da potiguar Bomfrigo, o cenário atual só pode ser visto de maneira positiva para toda sociedade. “É uma cadeia muito grande. Atualmente, nós atendemos cerca de 40% do mercado local com nossos blends bovinos. E com essa alta na demanda dos clientes, aumenta também a geração de empregos tanto no atendimento, quanto na minha produção, porque a carne processada precisa da mão de obra humana”, comenta.
Outro nicho que acompanha o fluxo de crescimento é o da panificação. João Victor Dantas de Oliveira, da Anena Pães, que atende mais de 50% dos participantes do Blend, já anuncia uma nova fase, onde pretende não ser apenas o pão das hamburguerias da cidade, mas também o pão que os clientes comem em casa.
“O objetivo é fortalecer a empresa com dois nichos de atuação e manter a excelência, até pela chegada de indústrias de fora, o que faz com que a gente melhore nossos processos para atender melhor o mercado local”, explica.
Tanto nos cortes de carne quanto na maciez do pão, agregar valor ao sanduíche e proporcionar uma experiência única ao cliente tem sido uma receita de sucesso, especialmente para a clientela, que já deixou claro que o hambúrguer é sempre uma boa pedida.
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