Nos últimos anos, uma modalidade de marketing tem sacudido o marcado. Estamos falando dele, o marketing de influência. E isso se dá ao fato do grande poder de comunicação e conexão que os influenciadores digitais conseguiram desenvolver com os seus públicos.

Afinal, os influenciadores digitais vão além da simples promoção de produtos; eles constroem relacionamentos genuínos com suas audiências, gerando confiança e engajamento.

Também por isso, é comum que, devido à grande variedade de influenciadores no mercado, empresários se sintam perdidos quando necessitam investir nesse meio de comunicação. Mas com as dicas certas, você poderá fazer escolhas mais assertivas e garantir que o investimento traga os melhores resultados.

O que levar em conta ao escolher influenciadores digitais

O processo de escolha de influenciadores digitais para a sua marca precisa levar em conta muito mais do que apenas o número de seguidores. Assim, você precisa estar atento aos seguintes pontos:

Alinhamento com os valores da marca

É essencial que os influenciadores escolhidos compartilhem dos mesmos princípios e visão de mundo da sua marca. Com os valores alinhados, a comunicação se torna ainda mais fluida e autêntica e transmite mais credibilidade para o público. Isso também é muito importante para evitar associações negativas que possam prejudicar a marca.

Engajamento x número de seguidores

O grande número de seguidores pode parecer bonito aos olhos, mas nem sempre isso é sinônimo de um forte impacto. Influenciadores com contas menores, mas com um público engajado, podem ser muito mais benéficos e gerar melhores resultados. Por isso, é crucial observar se o número de seguidores condiz com o engajamento que o perfil possui.  

influenciadores digitais

Relevância para o público-alvo 

Outro ponto muito importante a se observar ao escolher um influenciador digital, é se o público dele conversa diretamente com o perfil que a sua empresa deseja atingir. Isto é, se os perfis dos influenciadores não estiverem alinhado com os interesses da sua audiência, essa parceria corre um grande risco de não surtir o retorno esperado.

Como medir o impacto de influenciadores digitais

Atualmente, existem várias formas de facilitar a sua análise e escolha de influenciadores digitais. A extensão Upfluence, por exemplo, ajuda a medir algumas métricas importantes – como alcance e engajamento dos perfis.

Outra ferramenta que pode ser bastante útil é o Mídia Kit do influenciador. Trata-se de um documento elaborado pelo próprio criador de conteúdo, onde é possível conferir as principais informações sobre a pessoa, público que o segue, campanhas feitas anteriormente e suas principais métricas de performance.

Além disso, você também precisa ficar de olho em algumas métricas:

influenciadores digitais

Se os influenciadores que você escolheu deram check em todos esses pontos, bingo! Você está indo no caminho certo.

Autenticidade e confiança

Quem consome conteúdo nas redes sociais está cada vez mais atento e sabe quando um influenciador realmente acredita no que promove. E na terra da publicidade, isso é ouro! Até porque uma campanha autêntica, com influenciadores digitais que realmente acreditam no que estão promovendo, são as que mais funcionam e dão resultado.

E que tal darmos esse passo juntos?

O marketing de influência pode ser o que a sua marca precisa para subir ao próximo nível e, se você chegou até aqui, já sabe que, para que isso aconteça, escolher o influenciador correto faz toda a diferença. É aqui que nós da, Letra A Comunicação, entramos em cena!

Com a nossa expertise, estamos prontas para selecionar influenciadores de forma estratégica, analisando métricas e público-alvo. Assim, podemos guiar a sua campanha rumo ao sucesso – e o seu investimento rumo aos resultados esperados!

Vamos dar esse passo juntos? Clique aqui e fale com uma de nossas consultoras!

Compartilhe

Sobre o autor: Samara Borges

Samara Borges é estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Potiguar e atua como Analista de Social Branding na Letra A. Com foco em planejamento e criação de conteúdo para as redes sociais, Samara escreve sobre social media, marketing digital e tendências.

Fale conosco