Pensa rápido: qual é a primeira coisa que você faz quando quer saber mais detalhes sobre uma empresa? É muito provável que a sua resposta tenha sido algo parecido com “ah, jogo no Google!”. E nos dias de hoje, teria como ser diferente? Mas a verdade é que lançar uma marca no mundo digital envolve muito mais.

Aliás, construir uma presença sólida e bem planejada é fundamental para qualquer negócio. Isso porque, além de colocar sua empresa em evidência em canais importantes — como as buscas do Google —, você também ganha a oportunidade de aumentar o alcance e as vendas dela. 

Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo para lançar uma marca no mundo digital, da estruturação do Branding até os princípios do marketing digital. Boa leitura! 

Passo 1: definir a identidade da marca

Antes de tudo, é importante termos em mente que muitas empresas já possuem uma trajetória bem estabelecida na Internet. Para se destacar nesse cenário, é importantíssimo construir uma identidade de marca clara e consistente. 

Isso ajuda a diferenciar a sua empresa dos concorrentes, criando uma conexão emocional com a audiência e facilitando o reconhecimento da marca em diversos canais digitais.

A construção da identidade de marca envolve a definição de alguns tópicos que são verdadeiros pontos-chave quando falamos de Branding.

lançar uma marca no mundo digital

  • Nome da marca: deve refletir os valores da empresa, ser memorável e, não menos importante, fácil de se pronunciar.
  • Logotipo: precisa ser simples, mas impactante. Nesta etapa, é importante ter em mente que o logo deve funcionar bem em diferentes tamanhos e plataformas.
  • Paleta de cores: as cores escolhidas para representar a sua marca devem provocar no público as emoções desejadas. Além disso, é essencial manter a consistência e coerência visual em todos os canais de comunicação.
  • Tom de voz: nada mais é do que a forma como a sua marca vai se comunicar verbalmente, incluindo estilo de linguagem e personalidade. Assim como a identidade visual, o tom de voz precisa ser consistente em todos os canais para criar uma experiência coesa para a audiência.

Passo 2: criar um site profissional

Com tudo isso feito, é hora de ter um lugar para chamar de seu no universo online. Para isso, vamos ao segundo passo da jornada para lançar uma marca no mundo digital: a criação de um site profissional. 

Um site serve como a base de sua presença online, é um ótimo começo para lançar uma marca no mundo digital e pode ser resumido como uma página onde potenciais clientes podem aprender mais sobre a sua empresa, explorar produtos ou serviços e entrar em contato. 

A importância de um site bem elaborado não pode ser subestimada, pois ele deve transmitir credibilidade e profissionalismo. Além disso, para garantir uma experiência positiva para os usuários, é necessário que a página contenha alguns elementos, como design responsivo, navegação intuitiva e, claro, conteúdo de qualidade

Passo 3: estabelecer presença nas redes sociais

Site encaminhado? Vamos, então, estabelecer a presença digital da sua marca também nas redes sociais. Para isso, lembre-se que todas elas são diferentes entre si, então é importante selecionar quais se alinham aos interesses e comportamentos do seu público

Por exemplo, o Instagram e o TikTok são ideais para empresas que precisam trabalhar bastante com fotos, como é o caso da Farofa do Dotô, empresa cliente da Letra A. O Instagram foi a rede social escolhida para lançar uma marca no mundo digital justamente por contemplar a necessidade de conteúdos com apelo visual. 

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Em contrapartida, o LinkedIn já é mais apropriado para empresas B2B que querem firmar autoridade e construir networking profissional.

Após analisar e escolher em quais redes sociais você vai trabalhar a presença digital da sua marca, certifique-se de que todos os perfis criados estejam otimizados. Aqui vão algumas dicas para isso:

  • Escreva uma biografia clara e concisa que reflita o propósito da sua marca; 
  • Inclua um link de fácil acesso para seu site;
  • Utilize uma imagem de boa qualidade no perfil; 
  • Mantenha uma frequência regular de postagens.

Para alavancar ainda mais a performance desse último tópico, estabeleça uma interação ativa com os seguidores dos perfis, sempre respondendo comentários de forma rápida e solícita. 

Além disso, diversifique os formatos de conteúdo e aposte no planejamento de campanhas que conversem com os objetivos estratégicos do seu negócio.

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Passo 4: estratégia de conteúdo

E por falar em conteúdo, vamos agora conferir algumas estratégias para um bom planejamento? Considere aqui que esta etapa é fundamental não só para atrair, mas também para converter o seu potencial cliente.

Criação e alimentação de um blog

Ter uma aba dedicada a um blog no site da sua empresa é uma ótima forma de fornecer conteúdo relevante e útil. Além de educar a sua audiência, publicar artigos, estudos de caso e tutoriais por lá vão alavancar a visibilidade da sua empresa nos mecanismos de busca

Elaboração de um calendário editorial

Organizar um calendário de conteúdo é uma garantia de que novos materiais serão publicados regularmente e em momentos estratégicos. Inclua datas para todas as plataformas digitais em que sua marca está presente e pense em diferentes tipos de conteúdo, como novas postagens no blog, atualizações das redes sociais e newsletters.

Produção de conteúdos ricos

Além desses conteúdos, considere também a criação de materiais ricos, como e-books e webinars. Eles são valiosos para aprofundar um assunto com seu público e podem ser utilizados como iscas digitais para captar leads. Por exemplo, oferecer um e-book gratuito em troca do e-mail do usuário, é uma estratégia eficaz para aumentar sua lista de contatos e nutrir futuros clientes com informações valiosas. 

Passo 5: SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é essencial para garantir um ponto que já mencionamos algumas vezes neste texto: o seu site ser facilmente encontrado por mecanismos de busca, como o Google

Para que ele funcione de forma  eficaz, é necessário que haja alguns ajustes internos no site, como uso adequado de palavras-chave (algumas ferramentas como Google Keyword Planner e SEMrush podem te ajudar na pesquisa delas), meta descrições e URLs simplificadas. A esses ajustes, damos o nome de otimização on-page

Junto a isso, é importante também olhar para  a otimização off-page — ou seja, para as ações externas —, como a construção de backlinks em conteúdos de terceiros que direcionam para o seu site, o que melhora sua autoridade e relevância no digital.

Passo 6: marketing digital

Por fim, no sexto e último passo para lançar uma marca no mundo digital, temos ele: o próprio marketing digital. O investimento nessa estratégia envolve duas principais ações. Dá uma olhada:

  • Tráfego pago: envolvendo anúncios no Google Ads e nas redes sociais, a mídia paga é uma excelente forma de segmentar uma audiência e alcançá-la rapidamente.
  • Inbound Marketing: essa abordagem consiste em atrair e engajar os clientes por meio da criação de um conteúdo personalizado e relevante  para o público.

Para que essas e outras ações do marketing digital sejam, de fato, eficientes, é crucial escolher as ferramentas certas. Por exemplo, o Google Ads permite a criação e a veiculação de campanhas publicitárias, enquanto que o Meta Business auxilia no alcance de novos usuários nas redes sociais através do impulsionamento de postagens. 

Paralelamente isso, o Mailchimp facilita a automação da estratégia de e-mail marketing, permitindo a segmentação de listas e a personalização de campanhas para a sua marca. Já o HubSpot oferece uma plataforma completa para gestão de Inbound Marketing, desde a criação de conteúdo até a análise de métricas e resultados.

O mais importante, no fim, é optar por recursos que te ajudem a impulsionar ainda mais os resultados orgânicos da sua empresa. 

Lançar uma marca no mundo digital, afinal, é uma tarefa e tanto! E para que esse todo esse processo seja feito da forma mais estratégica e criativa possível, conte com nossa experiência na construção e gestão de marcas no meio online. 

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Sobre o autor: Ângela Bezerra

Ângela Bezerra é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com MBA em Marketing Estratégico e mestrado em Antropologia. Trabalhou como repórter na Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo) por 10 anos e lecionou como professora convidada na pós-graduação em Assessoria de Imprensa da Estácio. Atua há mais de 20 anos com assessoria de comunicação e é CEO da Letra A.

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